E-mail marketing é uma ferramenta poderosa para evangelizar clientes. Esta é uma afirmação que muitos discordam por acharem que e-mail marketing é um modo de comunicação muito invasivo e pouco eficaz. Mas esta é uma visão muito errada e simplista. Se você usar o e-mail marketing de maneira bem planejada, humanizada e inteligente, ele pode ser uma ferramenta potente, capaz de transformar seus clientes em verdadeiros evangelizadores da sua marca.
Mas como surpreender seus clientes com o e-mail marketing? Como utilizar esta ferramenta da forma certa? Nós vamos apontar alguns caminhos a seguir para ajudar você a ter uma estratégia mais eficaz desta importante ferramenta.
Planeje seu e-mail para chegar na hora certa, do jeito certo
Hoje a tecnologia transformou o e-mail marketing: de mensagens avulsas para milhões de destinatários para mensagens planejadas, direcionadas ao público certo, na hora certa. Isso significa que você pode programar uma mensagem exclusiva para cada ação do seu cliente.
Por exemplo, você tem um e-commerce e seu cliente entrou na sessão de livros. Quando ele sair do seu site, você pode encaminhar um e-mail para ele oferecendo um desconto em livros. Ou, se seu cliente pesquisou em seu site “formas de investir melhor”, você pode encaminhar um e-mail com uma seleção de artigos sobre o tema. Como é possível fazer isto? Através de diversas ferramentas de e-mail marketing como o Hubspot.
Esta maneira de usar o e-mail marketing é altamente eficaz, transformando suas mensagens em uma fonte de informação relevante, já que é um conteúdo que aparece na hora certa para seu cliente, ou seja, na hora que ele realmente precisa daquela informação.
Customize seu e-mail marketing
Quem fala com muita gente acaba não falando com ninguém. Esta é uma regra básica da comunicação, que, para ser realmente eficiente, deve ser focada. Ou seja, é preciso direcionar sua mensagem para o seu público: customize cada detalhe da mensagem para o seu cliente, se puder, coloque o nome dele no assunto.
Isso vai aproximar sua empresa dele e fazê-lo se sentir satisfeito com a atenção que recebe.
Menos é sempre mais
Quanto mais você diz, menos as pessoas te entendem. Quanto mais a pessoas quer falar sobre tudo, menos você consegue acompanhar o raciocínio dela. O mesmo vale para seu e-mail marketing.
Seja sempre objetivo e claro. Foque na mensagem principal e fale apenas dela. Também evite encher seu layout com muitas fotos, cores e tipografias. Elementos visuais também fazem parte da leitura e podem atrapalhar se forem evasivos demais. Quanto mais objetivo você for, mais chances você vai ter de ser lido.
Seja expert nas suas métricas
São os números que vão provar para você, por A mais B, o que funciona e o que não funciona. Por isso, fique de olho na taxa de clique do seu e-mail marketing. Descubra quais são os títulos que mais atraem e quem são as pessoas que nunca clicam nas suas mensagens.
Este tipo de informação vai te ajudar a traçar as estratégias mais eficientes, além de limpar sua lista de e-mails, deixando apenas as pessoas que realmente têm interesse na sua mensagem.
Viu como é possível surpreender seus clientes com o e-mail marketing? Se você tem qualquer dúvida sobre o assunto, pergunte aqui nos comentários que a gente responde!
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