Administrar uma loja virtual realmente não é uma tarefa das mais fáceis, exigindo atenção de suas operações em todas as suas etapas, processos e atividades, nos mínimos detalhes. Porém, se você se cercar das melhores práticas de planejamento e https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistração, certamente obterá êxito em seu empreendimento.
Além disso, é preciso tornar seu negócio o mais lucrativo possível, e para isso, é necessário reduzir os custos operacionais.
Quer saber como fazer isto? Então, me acompanhe nesta leitura e conheça algumas dicas que irão ajudá-lo a reduzir os custos operacionais, melhorando os seus resultados financeiros. Vamos lá?
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Escolha da plataforma de e-commerce
Uma das primeiras etapas do processo para reduzir os custos operacionais é sem dúvida a escolha da plataforma de e-commerce.
Existem hoje no mercado várias plataformas disponíveis, algumas inclusive gratuitas. Porém, você deve escolher a plataforma, não somente devido ao preço, mas levando-se em conta que ela deve cumprir com todas as principais exigências do mercado, oferecendo um bom suporte, que permita o crescimento de seu negócio, pois, será ela que irá viabilizar todo o funcionamento de sua loja virtual.
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Em sua escolha é fundamental observar se a estrutura da plataforma atende suas demandas atuais, bem como se ela é capaz de corresponder às expectativas futuras, crescendo junto com o seu negócio.
Uma boa plataforma de e-commerce deve oferecer diversas integrações entre as partes visíveis para o consumidor (front-end) e a interface https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativa que permitirá ao lojista realizar a gestão de sua loja virtual (back-end), agregando assim um custo benefício que atenda as demandas de seu negócio.
Após a correta escolha da plataforma que irá hospedar sua loja virtual, é preciso se ater aos demais custos operacionais que um e-commerce possui.
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Custos Operacionais
Dentre os muitos custos operacionais desta atividade, existe um muito importante e que não deve ser subestimado, trata-se do Fulfillment (cumprimento, realização, preenchimento), que nada mais é que um conjunto de operações e atividades, executadas a partir do recebimento do pedido na loja virtual, até a sua efetiva entrega ao consumidor final. Portanto, o Fulfillment envolve o recebimento, armazenamento, separação e preparação de pedidos (Picking), faturamento e envio dos produtos.
Esta é sem dúvida uma das operações que devem ser muito bem realizadas e acompanhadas para que se possa reduzir os custos operacionais de forma eficiente e ao mesmo tempo mantendo a qualidade do atendimento.
Assim, esta prática está diretamente relacionada a todas as operações logísticas e da cadeia de suprimentos, que auxiliam, em muito, no processo de fidelização dos clientes, levando-se em conta que em um mercado extremamente exigente e competitivo quanto o atual, uma prestação de serviços de qualidade torna-se um diferencial muito importante.
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Todo este conjunto de operações e atividades representam uma parcela significativa dos custos totais de uma loja virtual. Portanto, é muito importante que o lojista fique bem atento a cada uma delas, pois, por exemplo, se um produto for enviado, sem a devida conferência, poderá incorrer em grandes perdas financeiras.
Confira abaixo algumas dicas que preparei para que você possa otimizar estes processos e ao mesmo tempo reduzir os custos operacionais de seu e-commerce.
1. Gestão de estoque
Realizar uma boa gestão de estoque é essencial para o bom funcionamento de seu e-commerce, evitando incorrer em erros de registro, perdas de mercadorias e permitindo um eficiente planejamento das compras, além de evitar erros no envio de produtos ou mesmo a falta de produtos o que podem gerar perdas de vendas.
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Adote os SKU’s (Stock Keeping Unit) ou Unidade de Manutenção de Estoque – que é uma referência ou código que identifica um determinado produto armazenado em seu estoque. Evita confusões e facilitam muito o controle e a procura de um determinado item do estoque.
Defina os indicadores chave de desempenho (KPI’s – Key Performance Indicator) – Fundamental para uma boa gestão. Onde, através do estabelecimento de métricas é possível mensurar a performance diária, seja de números de pedidos ou mesmo da quantidade enviada, permitindo o controle da produção, determinando se há necessidade de se tomar atitudes diferentes das atuais e que venham a melhorar os resultados futuros.
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2. Negocie com seus fornecedores
Uma boa negociação com os seus fornecedores pode resultar em preços diferenciados, principalmente se sua demanda for alta.
Assim, estabelecer parcerias que valorizem as quantidades e regularidades de suas compras e ou demandas, através de recebimento de descontos ou mesmo condições especiais de pagamento, podem representar um volume de ganhos significativos, além de permitir praticar preços mais competitivos para o seu consumidor final, gerando maiores volumes de vendas.
3. Utilize a Tecnologia a favor de seu e-commerce
Adotar ferramentas capazes de auxiliá-lo na gestão de seu negócio, tais como ERP’s, WMS, TMS, etc., principalmente se sua organização possuir um volume expressivo de pedidos irá te ajudar significativamente.
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Essas ferramentas são muito importantes como auxiliares para os processos inerentes ao e-commerce, permitindo evitar falhas e ao mesmo tempo oferecer preços e prazos competitivos, ajudando-o a reduzir os custos operacionais e aumentar o seu faturamento.
4. Busque a terceirização
Esta pode ser uma boa forma de reduzir os custos operacionais de seu negócio. Caso o volume de pedidos seja expressivo, vale a pena pensar inclusive na possibilidade de se terceirizar essas atividades. Esta já é uma realidade atual e possibilita com que o gestor possa aumentar ou diminuir o seu quadro de funcionários, de acordo com sua demanda, diminuindo os seus custos internos.
E por fim, procure sempre se diferenciar de seus concorrentes, oferecendo a seus clientes um diferencial competitivo, fazendo com que sua experiência de compra seja única e perfeita, desde a escolha do produto, passando pelo checkout e o posterior recebimento de seu pedido. Só assim você conquistará a tão almejada fidelização de seus clientes.
Espero sinceramente que este post tenha sido útil e que possa contribuir para o sucesso de seu negócio, ajudando-o a reduzir os custos operacionais de seu e-commerce.
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