Impulsionar as vendas das lojas virtuais é o sonho comum de qualquer profissional do segmento. Dentro desse contexto, o inbound marketing vem sendo cada vez mais utilizado na área, pois se trata de um método eficaz, totalmente mensurável e que pode ter o seu funcionamento focado nos ambientes digitais — locais onde se encontram os clientes desse tipo de empresa.

 

Para colocar as ações de inbound marketing em prática em um e-commerce é importante ter estratégias muito bem estruturadas, saber como fazer o acompanhamento correto das métricas e ficar de olho em fatores externos. A alta concorrência e a falta de confiança do consumidor tradicional nessa modalidade de comércio são exemplos de itens que merecem atenção.

 

Quer saber mais sobre o como o inbound marketing pode ser útil para a sua loja virtual? Então, siga a leitura e entenda tudo sobre o assunto.

O que é o inbound marketing?

De modo geral, podemos definir o inbound marketing como um conjunto de estratégias, cujo foco é atrair consumidores para uma empresa de maneira voluntária.

 

Nesse contexto, entende-se que o cliente em potencial é trazido para os materiais da sua loja por sua vontade e não porque algo lhe foi imposto, como acontece quando estamos assistindo a um programa de televisão e somos interrompidos por um intervalo comercial, por exemplo.

 

A atração e o relacionamento com o consumidor são peças-chave do método inbound, o que possibilita um trabalho totalmente orientado a resultados. Mas, para isso, algumas etapas precisam ser seguidas.

Quais são as cinco etapas do inbound marketing para ecommerces?

Quem deseja conquistar mais vendas para um e-commerce por meio do inbound marketing precisa seguir cinco etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Etapa 1: atrair

A primeira fase do inbound requer ações para que os visitantes sejam atraídos até os canais de comunicação do seu e-commerce, como páginas de produtos e blog. Para isso, é preciso que seja produzido conteúdo relevante para as personas que o seu negócio pretende atingir.

 

O objetivo é que, por meio dos materiais desenvolvidos, você consiga educar a sua audiência sobre os produtos que estão à venda em sua loja virtual, de modo que o negócio seja visto como uma autoridade no assunto e que isso influencie o consumidor a fazer uma compra.

Etapa 2: converter

A fase da conversão tem início quando o visitante de seu blog ou site disponibiliza seus dados em troca de algum material que você oferece gratuitamente, tais como eBooks, cupons de desconto e informações mais completas sobre algum produto. A partir do momento que essa pessoa e via as informações pessoais, ela se converte naquilo que chamamos de lead.

 

A ideia é que, com informações relevantes do lead em mãos, você consiga entender mais sobre os potenciais consumidores do seu e-commerce e, assim, possa produzir ofertas que realmente lhe interessem, atendendo às suas demandas. É possível que você saiba, por exemplo, o Estado em que essa pessoa more e avalie a condição de lhe oferecer frete grátis ou não.

 

Chet Holmes, autor do livro “The ultimate sales”, comenta que apenas 3% do público-alvo de uma empresa busca por uma solução imediata, mas que 7% está disposto a ouvir o que a marca tem a dizer. A ideia é que o inbound commerce convença essas pessoas a comprar no seu negócio.

Etapa 3: relacionar

Não basta gerar leads, é preciso se relacionar com eles até o momento da compra. Campanhas de email marketing para leads, publicações e interação nas redes sociais, além da produção de anúncios em canais diversos são exemplos de formas de relacionamento que podem ser adotadas.

 

Em todas essas ações de relacionamento, no entanto, a peça-chave é o conteúdo autoral, ou seja, sempre deve ser oferecido, nos mais diversos canais que o e-commerce tiver para se comunicar, materiais originais e relevantes para o público.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Etapa 4: vender

Após um relacionamento constante e personalizado, é bem provável que o consumidor já esteja apto a adquirir um produto. É nesse momento que pode ser feita uma abordagem já citando a decisão final que você pretenda que ele tenha.

 

Na fase da venda, você pode enviar email com ofertas da sua loja virtual, destacando as vantagens que o lead terá ao efetuar uma compra, por exemplo.

Etapa 5: analisar

O inbound marketing tem a vantagem de que tudo pode ser mensurado e analisado. Então, todas as ações anteriormente citadas precisam ser quantificadas por meio de ferramentas de web analytics.

 

Você precisa buscar saber quantas pessoas visualizaram o seu conteúdo, quantos visitantes foram convertidos em leads e quantos deles se tornaram consumidores, finalizando as compras em sua loja virtual.

 

A partir de métricas, como o retorno sobre o investimento (ROI), é possível analisar se as estratégias de inbound estão trazendo resultados positivos ou não. Em caso negativo, deve ser pesquisado o que foi feito errado, de modo que as falhas sejam corrigidas no próximo ciclo.

 

Ao aplicar uma estratégia de inbound marketing em um e-commerce, você terá uma loja virtual que se destacará da grande concorrência e da disputa por clientes. Além disso, o negócio se tornará uma referência no segmento dos produtos que comercializa, ganhando a confiança dos consumidores e, consequentemente, aumentando as vendas.

 

Que tal começar agora mesmo a aplicar esse método? Para isso, recomendamos que você acesse a nossa ferramenta benchmarking do funil de vendas e compare as suas métricas de marketing e de vendas com outras empresas do seu segmento. Assim, você poderá ter dados concisos para seguir a sua estratégia de inbound.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.

 

Este conteúdo foi escrito pela Resultados Digitais. A Resultados Digitais oferece todos os recursos para que você e sua empresa explorem ao máximo o potencial do Marketing Digital e consigam alcançar resultados extraordinários em vendas.