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O e-commerce é um dos setores que mais crescem em todo mundo. A cada ano grandes marcas e empresas investem em lojas virtuais, os internautas ficam cada vez mais confiantes para comprar e os números estão sempre crescendo.

 

Para ter sucesso, é preciso entender a quem se destina o produto que você pretende vender, a fim de direcionar suas estratégias de marketing de maneira mais certeira.

 

O e-commerce de nicho facilita o posicionamento da marca, facilita a comunicação e solidifica o relacionamento com o cliente. Além disso, com um e-commerce de nicho a produção de conteúdo é mais eficaz e segmentada, o que também facilita a fidelização de clientes.

 

Com isso, e-commerce de nicho se mostra muito vantajoso e deve ser do seu interesse investir em um negócio segmentado. Mas como um e-commerce de nicho pode vender em marketplace?

 

Marketplace é um canal de vendas online que possibilita ao lojista anunciar e vender suas mercadorias em e-commerces de renome no país. Vender em marketplaces pode trazer mais visibilidade aos seus produtos e serviços, gerando mais lucro e vendas para o seu e-commerce de nicho.

 

Alguns dos benefícios que os marketplaces oferecem aos lojistas são alta visibilidade, tráfego qualificado, boas taxas de conversão e baixos custos de investimento.

 

Vender em marketplace pode realmente ser vantajoso e juntar a força dessas plataformas ao seu e-commerce de nicho pode ser melhor ainda!

 

Se você quer saber como o seu e-commerce de nicho pode começar a vender em marketplace, leia o post até o final!

Invista em qualidade

Primeiramente, invista na qualidade dos seus produtos. Normalmente, as pessoas que compram produtos de nicho são ainda mais exigentes que o compradores normais.

 

A entrega de um produto de qualidade, no prazo, com um bom atendimento pré e pós-venda devem ser planejados para garantir a satisfação do consumidor e, consequentemente, atrair clientes. 

 

Nesse sentido, ter uma experiência positiva com determinada marca pode fazer com que o comprador dê prioridade por essa opção na próxima vez que buscar um produto no marketplace — preferindo-a até mesmo em relação à oferta principal.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Mantenha contato permanente com o marketplace

Se você tem um e-commerce de nicho e pretende vender em marketplaces, busque sempre informações sobre as campanhas de marketing mensalmente para poder atrair clientes. 

 

Ofereça preços e vantagens diferenciadas de acordo com as negociações com seu gerente executivo dentro do marketplace. Negocie destaque nas redes sociais da empresa, banners no site ou peças de e-mail marketing da plataforma.

 

Essa etapa também é importante para que você fique ciente sobre mudanças de regras e oportunidades oferecidas aos sellers. Saber antecipadamente sobre alterações em critérios como a escolha das ofertas de destaque ou a possibilidade de uso de tecnologias diferenciadas pode colocar sua loja à frente da concorrência.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

Seja atrativo

Tenha fotografias bonitas e comerciais, com diversas opções que demonstrem tamanho e cores. Além de passar uma boa imagem para sua marca, esse é o único contato que o cliente tem com a mercadoria.

 

Uma boa ideia é contratar um fotógrafo que seja especialista em tirar fotos do seu e-commerce de nicho.

 

Como o consumidor não tem a opção de ver o produto pessoalmente, é fundamental explorar recursos para tornar essa experiência o mais próximo da realidade possível para atrair clientes. Por isso, invista em fotografias profissionais, de boa qualidade, que permitam zoom. Além disso, vale explorar recursos como vídeos e outras opções interativas.

Mantenha a descrição dos produtos atualizada

O texto deve ser claro e conter todas as informações necessárias de composição, tamanho, cor, voltagem, etc., com o máximo de detalhes possível. Mantenha uma linguagem adequada ao público do seu e-commerce de nicho.

 

Em um e-commerce de nicho é essencial que você seja especialista naquilo que vende e entenda realmente como funciona o seu produto, só assim será possível vender de verdade em marketplaces.

 

Leia este post e aprenda mais sobre o Marketplace, suas características e importância para o e-commerce!

 

Além das especificações técnicas, é preciso antecipar possíveis dúvidas que podem surgir sobre o produto. Essa simples atitude pode aumentar as taxas de conversão, reduzir o suporte, evitar a devolução de produtos devido ao rompimento de expectativas e diferenciar sua mercadoria em relação aos outros concorrentes.

Invista em publicidade

A publicidade é um fator determinante para o sucesso de qualquer e-commerce. Por isso, não conte somente com os investimentos realizados pelo marketplace. Faça anúncios em mídias pagas direcionados para suas mercadorias.

 

Com um e-commerce de nicho fica muito mais fácil atingir um público de potenciais clientes.

 

Você pode, por exemplo, criar páginas em redes sociais e divulgar seus produtos. Pode criar conteúdos que sejam direcionados ao público que você deseja atingir e compartilhá-los em um blog onde haja publicidade a respeito do marketplace do qual você faz parte.

 

Vender em um Marketplace pode ser ótimo para seu negócio mas é preciso estar atento às suas vantagens e desvantagens. Saiba aqui!

Defina seu posicionamento de mercado

Se você tem ou pretende ter um e-commerce de nicho, é muito importante definir o posicionamento de mercado da sua marca.

 

Como você quer que sua marca seja conhecida? Que tipo de imagem você quer que as pessoas tenham da sua empresa? Você, como personificação da marca, quer transmitir uma mensagem jovem, arrojada moderna ou uma imagem de seriedade e tradicionalismo?

 

Procure responder a essas perguntas para ter bem definido que tipo de valor você pode agregar a seus consumidores e busque alinhar tudo a essa postura. O intuito é gerar identificação e vender mais nos marketplaces!

Ofereça produtos exclusivos

É claro que você não vai anunciar todos os seu produtos no marketplace, pois sua intenção com esse canal de vendas é atrair clientes para que a próxima compra delas seja dentro da sua loja virtual, onde sua receita é maior. Por isso, pense em produtos exclusivos do seu e-commerce de nicho, que podem ser um diferencial da sua loja perante a concorrência.

 

Diferencial é algo que agrega valor à experiência do cliente, que faz com que ele perceba a vantagem de manter um relacionamento com a sua marca. 

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

Nunca pare de melhorar

Ter um e-commerce de nicho e vender em marketplace é um eterno exercício de análise e aplicação de novas ideias, de tentativas, de ajustes e de aprofundamento do conhecimento sobre seus clientes e seu mercado. É manter-se atualizado em relação às novidades que têm a ver com o mundo do e-commerce e estar pronto para superar as barreiras que se apresentam ao longo do seu caminho e nunca parar de tentar melhorar!

 

Agora é só colocar começar! Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!


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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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