Como continuar vendendo mesmo após a Black Friday

Manter o bom ritmo de vendas mesmo após a Black Friday pode ser uma missão difícil para os e-commerces. Porém, com planejamento e estratégias bem aplicadas, é possível reter, fidelizar e aumentar progressivamente a rentabilidade do negócio.

Mesmo com campanhas bem sucedidas e as metas de vendas batidas na Black Friday, a data ocorre apenas uma vez no ano. Porém, também é possível utilizá-la para reter e fidelizar novos clientes e tornar o negócio mais conhecido.

Alguns e-commerces tiram proveito durante a semana que antecede a data ou até mesmo durante todo o mês de novembro. O período favorece a atração de muitos novos clientes para o negócio.

Posteriormente, esses novos clientes precisam ser nutridos e estimulados o suficiente para fazerem novas compras com maior recorrência. É o momento de focar nas estratégias de retenção de clientes.

Se quiser saber como continuar vendendo mesmo após a Black Friday, continue lendo!

 

Como manter as vendas em alta pós Black Friday?

Com os clientes recorrentes e os novos consumidores em mãos, é hora de pensar em ações, campanhas e estratégias que possam potencializar a retenção deles e, posteriormente, torná-los fiéis ao seu negócio e continuar vendendo mesmo após a Black Friday.

O primeiro passo é causar uma boa impressão. Oferecer uma experiência de compra tranquila, simplificada e eficiente é um bom começo.

Realizar as entregas dentro do prazo estipulado e garantir que os produtos e serviços tenham qualidade já são suficientes para dar início a uma relação de confiança entre cliente e e-commerce.

Mas e depois disso? Vamos lá!

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Destacando seu negócio

É preciso compreender que a venda não termina quando o cliente realiza a compra, portanto, é fundamental prestar um ótimo atendimento no pós-venda.

Depois que o consumidor completou a compra, ainda há um longo caminho até que as compras cheguem a ele, nessa temporada é vital estar presente.

Uma boa dica é, logo após a conclusão da compra, enviar um e-mail marketing personalizado, agradecendo-o e se possível até mesmo enviar um agrado junto aos produtos.

Quem sabe seria interessante até enviar uma sucinta carta feita a mão com as compras do cliente, o que acha?

Essas simples ações são responsáveis por fazer uma grande diferença na experiência de compra do cliente, pois, fazem com que a pessoa se sinta especial e demonstram que a sua empresa se importa com ela, se destacando perante aos concorrentes.

 

 

Crie um relacionamento

Com a Black Friday, você deve ter conseguido novos e-mails para a sua lista de e-mails, sejam eles de assinantes de newsletter, compras realizadas ou não, dentre outros.

Assim, agora é a sua oportunidade de usá-los para criar um relacionamento com essas pessoas, criando um canal de comunicação para futuramente enviar novas promoções.

A área de retenção de clientes deve ser prioritária para ser possível manter contato com aquele cliente pós compra.

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

Ofereça mais vantagens

O importante é o cliente ver na sua loja a possibilidade de fazer bons negócios.

No pós-venda, além de se colocar à disposição, é preciso oferecer vantagens, como um cupom de desconto para uma nova compra ou um e-book de conteúdo relacionado ao estilo da compra, essa é uma ótima ideia para continuar vendendo.

 

Estenda os descontos e promoções

Após a campanha da Black Friday, é válido estender o período de promoções (se houver possibilidade de estoque).

É uma forma de contemplar aquele cliente que, por algum motivo, possa ter perdido as ofertas e descontos especiais. Entretanto, para isso ter validade é importante avisar o cliente para ele sentir o valor de pertencimento.

 

 

Promova um evento

Da Black Friday ao Natal, a tendência é que as vendas continuem em alta, a grande questão é manter bons motivos de compra nos primeiros meses do ano.

Como o primeiro trimestre é fraco, vale pensar em eventos pontuais de descontos neste período, para poder continuar vendendo. Saldão de vendas em janeiro e fevereiro é sempre um bom mote para faturar.

 

Utilize gatilhos mentais

Que os gatilhos mentais são poderosos todos nós já sabemos, portanto, causar urgência no consumidor através deles pode ajudar seu negócio a garantir novas vendas.

Você pode utilizar um cronômetro fazendo a contagem de últimas horas ou dias para aproveitar descontos de pós Black Friday ou deixar alguns dias produtos escolhidos por você com descontos expressivos, é importante se lembrar de manter o prazo dessas promoções curto.

 

A retenção de clientes pós Black Friday

Diante de tanto tráfego gerado, cadastros feitos, informações, dados armazenados e compras efetivadas, o que é necessário para continuar vendendo mesmo após a Black Friday?

Mesmo com o fim da Black Friday, ficar de olho no calendário ainda é uma função obrigatória. Logo depois, mesmo que ainda não tenha tido tanto engajamento no país, acontece a Cyber Monday, evento que teve início no ano de 2005 nos EUA e que, ano após ano, vem recebendo cada vez mais espaço no Brasil.

Algumas semanas à frente têm o Natal e as festas de fim de ano. Logo depois, um novo ano pela frente!

Isso quer dizer promoções, saldões e grandes ofertas para esvaziar estoques, trocar coleções e renovar todas as mercadorias.

 

A segmentação da base de clientes

A análise dos dados gerados e do comportamento de compra gera informações relevantes sobre o perfil dos novos compradores. É um fator que pode auxiliar no desenho e desenvolvimento das estratégias de retenção e fidelização.

Com essas informações em mãos, fazer uma segmentação com base em dados demográficos, idade, gênero e tantos outros aspectos, favorece uma taxa de abertura de emails maior e mais eficiente.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

O processo de segmentação ajuda não somente os e-commerces e lojas virtuais, mas também os próprios clientes.

De modo geral, o consumidor não quer e não gosta de passar horas e horas navegando e encontrando produtos que não lhe interessam.

Então, a segmentação torna a experiência do consumidor mais leve e prazerosa e o processo de compras mais simplificado, além de aumentar as chances de vendas ao decorrer do tempo.

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Leia também:

Não se esqueça de se inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais