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Manter o bom ritmo de vendas mesmo após a Black Friday pode ser uma missão difícil para os e-commerces.  Porém, com planejamento e estratégias bem aplicadas, é possível reter, fidelizar e aumentar progressivamente a rentabilidade do negócio.

 

Mesmo com campanhas bem sucedidas e as metas de vendas batidas na Black Friday, a data ocorre apenas uma vez no ano. Porém, também é possível utilizá-la para reter e fidelizar novos clientes e tornar o negócio mais conhecido.

 

Alguns e-commerces tiram proveito durante a semana que antecede a data ou até mesmo durante todo o mês de novembro. O período favorece a atração de muitos novos clientes para o negócio. 

 

Posteriormente, esses novos clientes precisam ser nutridos e estimulados o suficiente para fazerem novas compras com maior recorrência. É o momento de focar nas estratégias de retenção de clientes.

 

Se quiser saber como continuar vendendo mesmo após a Black Friday, continue lendo!

Como manter as vendas em alta pós Black Friday?

Com os clientes recorrentes e os novos consumidores em mãos, é hora de pensar em ações, campanhas e estratégias que possam potencializar a retenção deles e, posteriormente, torná-los fiéis ao seu negócio e continuar vendendo mesmo após a Black Friday.

 

O primeiro passo é causar uma boa impressão. Oferecer uma experiência de compra tranquila, simplificada e eficiente é um bom começo. Realizar as entregas dentro do prazo estipulado e garantir que os produtos e serviços tenham qualidade já são suficientes para dar início a uma relação de confiança entre cliente e e-commerce.

 

Mas e depois disso? Vamos lá!

Crie um relacionamento

Com a Black Friday, você deve ter conseguido novos e-mails para a sua lista de e-mails, sejam eles de assinantes de newsletter, compras realizadas ou não, dentre outros. Assim, agora é a sua chance de usá-los para criar um relacionamento com essas pessoas, criando um canal de comunicação para futuramente enviar novas promoções. A área de retenção de clientes deve ser prioritária para que seja possível manter contato com aquele cliente pós compra.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

Ofereça mais vantagens

O importante é o cliente ver na sua loja a possibilidade de fazer bons negócios. No pós-venda, além de se colocar à disposição, é preciso oferecer vantagens, como um cupom de desconto para uma nova compra ou um e-book de conteúdo relacionado ao estilo da compra.

Estenda os descontos e promoções

Após a campanha da Black Friday, é válido estender o período de promoções (se houver possibilidade de estoque). É uma forma de contemplar aquele cliente que, por algum motivo, possa ter perdido as ofertas e descontos especiais. Mas para isso ter validade é importante avisar o cliente para ele sentir o valor de pertencimento.

Promova um evento

Da Black Friday ao Natal, a tendência é que as vendas continuem em alta, a grande questão é manter bons motivos de compra nos primeiros meses do ano. Como o primeiro trimestre é fraco, vale pensar em eventos pontuais de descontos neste período, para poder continuar com boas metas de vendas. Saldão de vendas em janeiro e fevereiro é sempre um bom mote para faturar.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

A retenção de clientes pós Black Friday

Diante de tanto tráfego gerado, cadastros feitos, informações e dados armazenados e compras efetivadas, o que é necessário para continuar vendendo mesmo após a Black Friday? Mesmo com o fim da Black Friday, ficar de olho no calendário ainda é uma função obrigatória. Logo depois, mesmo que ainda não tenha tido tanto engajamento no país, já há Cyber Monday.

 

Algumas semanas à frente tem o Natal e as festas de fim de ano. Logo depois, um novo ano pela frente! Isso quer dizer promoções, saldões e grandes ofertas para esvaziar estoques, trocar coleções e renovar todas as mercadorias.

A segmentação da base de clientes

A análise dos dados gerados e do comportamento de compra gera informações relevantes sobre o perfil dos novos compradores. É um fator que pode auxiliar no desenho e desenvolvimento das estratégias de retenção e fidelização

 

Com essas informações em mãos, fazer uma segmentação com base em dados demográficos, idade, gênero e tantos outros aspectos, favorece uma taxa de abertura de emails maior e mais eficiente.

 

O processo de segmentação ajuda não somente os e-commerces e lojas virtuais, mas também os próprios clientes. De modo geral, o consumidor não quer e não gosta de passar horas e horas navegando e encontrando produtos que não lhe interessam. Então, a segmentação torna a experiência do consumidor mais leve e prazerosa e o processo de compras mais simplificado, além de aumentar as chances de vendas no decorrer do tempo.

 

 

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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