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Para Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a Black Friday 2020 baterá todos os recordes, mas empresas precisam se planejar com antecedência. E, se você acha que ainda é cedo para já começar a se preparar para a Black Friday, Eduardo é complementa: “não só não é cedo, como já está tarde.”

 

Seu argumento é o que aconteceu no Dia dos Namorados, quando alguns apps de delivery de comida ficaram fora do ar por horas devido à alta demanda em uma data muito menos crítica.

 

Sendo assim, e ainda levando em conta diferentes cenários do mercado neste ano, é hora de olhar para novembro e começar a planejar suas estratégias para desovar seu estoque e estimular as compras.

 

A Black Friday é o evento mais importante do e-commerce brasileiro e do mundo. Em 2019, a data gerou R$3,2 bilhões em vendas — um número 23,6% maior do que em 2018. A cada ano que passa, o evento ganha mais destaque entre os consumidores e atrai mais lojistas.

 

Entenda aqui o crescimento do e-commerce e a Black Friday deste ano

 

Por conta da importância da data, os e-commerces necessitam planejamento. Para aproveitar todas as oportunidades geradas pelo evento, as lojas virtuais precisam se preparar previamente.

 

Pensando nisso, preparei uma pequena checklist para você já começar a planejar as estratégias do seu e-commerce para a maior Black Friday de todos os tempos! Vamos lá!

 

Saiba aqui quais são as expectativas para a Black Friday 2020!

Setembro

Já em setembro comece a pensar no mix de produtos e nos descontos que você irá oferecer na sua loja virtual. Para isso, avalie o que está encalhado no seu estoque e quais são as mercadorias que mais vendem nesta época do ano. Você terá tempo de sobra para planejar com calma quais serão as ofertas da Black Friday da sua loja virtual.

 

Muito importante também é já verificar sua plataforma de e-commerce. Confira se sua hospedagem tem recursos suficientes para aguentar um fluxo de tráfego sem derrubar sua loja durante a Black Friday

 

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Também é uma boa ideia já negociar com seus fornecedores. Explique o quanto vai impulsionar suas vendas em novembro e busque preços mais baixos.

 

Aproveite este tempo para planejar as ações de marketing digital. Comece a planejar quais serão os objetivos, que ferramentas serão utilizadas e quanto vai custar sua campanha de marketing para divulgar a Black Friday.

 

Por fim, no mês de setembro, estude a melhor logística, verifique as opções de entrega e seus respectivos prazos de entrega e preços.

Outubro

Após tratar das questões mais importantes, como o investimento em marketing, a plataforma de e-commerce e fornecedores, treine sua equipe. Treine seus funcionários para que possam atender o público por telefone, e-mail, chat e redes sociais, a fim de agilizar o atendimento e garantir a conversão.  Se julgar necessário, vale a pena combinar um esquema de hora extra na sexta-feira e no fim de semana logo depois da Black Friday.

 

Em outubro, comece a fazer as primeiras divulgações das suas promoções. Comece a publicar nas redes sociais, faça vídeos e envie e-mail marketing notificando os clientes que a Black Friday está chegando e você terá condições especiais para eles!

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Dependendo do formato do seu negócio, também pode ser uma boa ideia criar uma página ou landing page para que seus clientes entendam melhor seu negócio e suas promoções de Black Friday. 

 

Aproveite para adicionar um formulário para que seus leads assinem para receber novidades e ofertas da sua marca. É ótimo poder usar a Black Friday para atrair novos clientes. Com esse formulário, você saberá quem está participando da Black Friday e quem pretende comprar!

Novembro

No mês da data tão esperada, faça os testes finais no seu e-commerce. Teste todo o serviço de atendimento, expedição e, principalmente, sua loja virtual, para garantir que vai dar tudo certo na Black Friday e funcionar como esperado.

 

Capriche e intensifique na divulgação. Se puder, melhore o seu investimento de publicidades e instigue o consumidor! Quando a hora chegar, é sua loja que ele vai procurar.

 

Também vale customizar a home do seu site e dar destaque às melhores promoções que planejou. Se puder, use um template com a cara da Black Friday e use novos banners com as suas promoções.

 

Dia da Black Friday

O grande dia chegou! Durante a Black Friday, supervisione todos os processos para garantir que está dando tudo certo. Pode ser uma boa ideia rever todos os passos dados anteriormente.

 

Foque no atendimento ao cliente pela loja virtual e redes sociais. Não deixe seus clientes esperando e procure sempre fornecer a melhor experiência. Use suas redes sociais para tirar possíveis dúvidas, o Stories do Instagram pode ser bem interessante.

 

Se você for liquidar durante todo o fim de semana, o dia depois da Black Friday é a segunda, e esse é o momento de fazer um balanço de como foi a campanha. 

 

Calcule o que foi vendido, veja o que sobrou no estoque e o que faltou e lembre-se de acompanhar a entrega dos pedidos e verificar o volume de desistências e devoluções

 

E não se esqueça que ainda este ano tem Natal! Então não perca o ritmo, reabasteça o estoque e comece a se planejar para uma nova promoção! 

 

Gostou das dicas? Deixe um comentário!

 

Agora é só começar a seguir os passos que demos no post e você venderá bastante na Black Friday! Boa sorte e boas vendas!

 

Quer ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre Black Friday? Então, participe da Maior Black Friday de Todos os Tempos!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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