Checklist: o passo a passo para criar um e-commerce

O comércio eletrônico brasileiro cresceu 7,5% somente no primeiro semestre de 2017, em comparação aos números alcançados no ano anterior. Isso mostra que o mercado ainda tem espaço para mais lojas virtuais, entretanto, a criação de uma não pode ser feita sem a realização de uma boa pesquisa prévia.

 

Defina o seu produto de trabalho, verifique a demanda dele entre os consumidores e identifique tendências para saber se essa será uma aposta válida ou não.

 

Está curioso para entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura e saiba qual é o passo a passo para criar um e-commerce.

Passo 1: planeje bem a sua loja online

Depois de estudar o mercado, realize o planejamento do seu e-commerce. Ele serve para guiar os próximos passos que serão dados, definindo etapas e processos que precisarão ser cumpridos para que o seu empreendimento alcance o sucesso desejado. Coloque no documento todas as necessidades do seu projeto e os recursos que possui atualmente.

 

O planejamento da loja virtual deve contemplar alguns aspectos, como a escolha da plataforma, o treinamento e a capacitação de pessoal, a logística e outros detalhes que veremos a seguir.

Passo 2: compre o domínio do seu e-commerce

Assim que você finaliza as etapas que envolvem pesquisa e planejamento, chega o momento de comprar o domínio da sua loja virtual, ou seja, aquele endereço eletrônico que será digitado no topo do navegador de Internet. Tanto a compra quanto a escolha dele são importantíssimas, pois é esse o endereço que será conhecido pelo público.

 

Sendo assim, pesquise bastante antes de escolher um domínio. Avalie se o endereço será fácil ou não de memorizar e digitar. Nomes estrangeiros, por exemplo, podem confundir o público que não está acostumado com outros idiomas.

Passo 3: escolha a plataforma do seu negócio

Para, de fato, criar um e-commerce, você precisa de uma boa plataforma. Essa é a estrutura da sua loja virtual, portanto, faça a sua escolha com sabedoria. Pesquise as opções de mercado e opte pela solução mais completa e que, ao mesmo tempo, caiba no seu orçamento. Se a plataforma for fácil de configurar, melhor ainda.

 

Durante o processo de escolha, fique atento aos recursos, como marketplaces (possibilidade de vender os seus produtos em lojas maiores e mais conhecidas), design responsivo (visualização adaptada do e-commerce em smartphones) e conectividade com outros sistemas de gestão, como business intelligence, CRM e outros.

Passo 4: ofereça os melhores meios de pagamento

Aumente a possibilidade de vender mais e ofereça, aos futuros clientes da sua loja virtual, variados meios de pagamento. Limitar a forma como eles pagarão pelos produtos pode prejudicar o seu desempenho nas vendas, portanto, ofereça meios, como débito, cartão de crédito e boleto para facilitar o pagamento de acordo com o perfil de cada consumidor.

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

Passo 5: crie um conteúdo de qualidade para a loja  

A sua loja online vai precisar de um empurrãozinho para atrair mais clientes. Isso pode ser feito de modo eficaz e com baixo custo por meio do conteúdo exposto nela. Capriche nas descrições dos produtos, com fotos, vídeos e outros recursos audiovisuais que explicam bem as funcionalidades e diferenciais de cada item vendido no site.

 

Lembre-se de que, diferentemente do que ocorre em uma loja física, no e-commerce, tudo precisa ser bem explicado e apresentado para convencer o cliente a comprar.

Passo 6: monte uma eficiente estrutura de logística

Por fim, mas não menos importante, é necessário que montar uma eficiente estrutura de logística para conseguir lidar com os pedidos gerados no seu e-commerce. A entrega precisa ser realizada no prazo e os produtos devem chegar aos clientes bem embalados, na data indicada e sem avarias.

 

Conecte à sua plataforma de e-commerce a um sistema de gestão de estoque. Automatize as principais atividades para que a liberação dos pedidos seja rápida.

 

Depois que você conseguir criar um e-commerce, o trabalho não para por aí. É necessário buscar formas de expansão para continuar crescendo. Permaneça motivado, entenda o comportamento dos seus consumidores, invista no diferencial da sua loja e acompanhe as novidades que surgem constantemente no universo do comércio eletrônico.

 

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail outros conteúdos que o ajudarão nessa jornada rumo a ter sua loja virtual.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais