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Após abrir um e-commerce é normal que surjam algumas dúvidas em relação ao investimento necessário para iniciar as vendas e a divulgação. Para obter bons resultados e abrir um e-commerce, é essencial uma boa estrutura e a definição de uma estratégia eficaz.

 

Você abriu a sua loja virtual e não sabe quais são os próximos passos a tomar? Não tem a menor ideia de quais são as primeiras providências que precisará tomar para vê-la funcionando? Fique tranquilo!

 

Para ter sucesso basta ter uma boa plataforma de e-commerce, dedicação, profissionalismo e um público-alvo interessado! Saiba que criar uma loja virtual nunca é algo simples, mas fiz este post para você se dar bem!

 

Quer saber como fazer suas primeiras vendas? No post de hoje, separamos uma lista com 6 passos iniciais para seguir logo depois de abrir um e-commerce. Confira!

Passos para abrir um e-commerce

Dentre os passos iniciais para seguir logo depois de abrir um e-commerce, encontram-se:

 

 

  • Se planejar;
  • Contratar um certificado de segurança;
  • Pensar no layout;
  • Decidir em qual nicho você vai vender;
  • Escolher os fornecedores;
  • Investir em marketing.

 

Continue lendo e saiba mais sobre os segredos para se dar bem em cada passo!

Se planejar

É  importante colocar no papel o que for necessário, elaborar um cronograma e dividir os processos em etapas. Fazendo isso, as chances do empreendimento render bons frutos é maior.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Em primeiro lugar, é importante que você dedique bastante tempo ao planejamento estratégico do seu e-commerce, que, nas fases iniciais, se chama plano de negócios. Em uma parte mais abstrata, você deve definir quais serão os objetivos e metas da empresa, a missão e a visão de negócios, os valores e a cultura organizacional que deseja implementar.

 

Já em um olhar mais prático, você deve verificar qual será a estratégia de marketing a ser utilizada, como o marketing digital, os servidores que utilizará, os produtos que serão vendidos, os processos, entre outras coisas.

Contratar um certificado de segurança

Segundo dados da Serasa Experian, 8 em cada 10 brasileiros consideram a segurança de seus dados como o aspecto mais importante de uma experiência online.

 

Então, para fornecer aos seus clientes o melhor atendimento possível, o certificado online deve estar na sua lista de passos iniciais para seguir logo depois de abrir um e-commerce!

 

Você sabe o que é o certificado de segurança SSL e porquê ele é essencial em sua loja virtual? Saiba aqui!

 

É o certificado de segurança SSL que criptografa as informações trocadas entre a loja virtual e o cliente para que não sejam interceptadas por terceiros mal-intencionados. 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Leia algumas dicas para melhorar a segurança do e-commerce!

Pense no layout

Ao contratar uma plataforma para gerenciar e abrir um e-commerce, você também deve se assegurar de que o sistema permita a total personalização do site, desde o painel de controle até o visual das páginas a que o consumidor terá acesso.

 

É importante ter certeza de que seu site tem a identidade visual da sua marca. Uma boa ideia pode ser contratar um designer para garantir uma boa qualidade da sua loja virtual. É essencial pensar no layout do seu e-commerce, um site não pode apenas ser seguro, ele precisa atrair as pessoas.

 

Ademais, sua loja virtual deve ser intuitiva e confortável para o consumidor. Se coloque no lugar do seu cliente. Imagine o que ele terá que fazer para localizar um produto, ler uma descrição, ampliar uma foto e, principalmente, finalizar a compra!

 

Um bom design para e-commerce pode trazer muito mais resultados do que você imagina e, principalmente, pode lhe ajudar a aumentar suas vendas!

Decida em qual nicho você vai vender

Tudo bem que você já abriu seu e-commerce já sabendo o que iria vender. Mas, será que você pensou em qual nicho irá vender e quais são as vantagens de escolher um?

 

Obviamente, para abrir um e-commerce é necessário, em primeiro lugar, saber o que ela vai oferecer. Não adianta ingressar nesse ramo como se tudo fosse uma aventura, apenas com base nas positivas estatísticas econômicas de crescimento do e-commerce nos últimos anos.

 

Encontre um segmento específico de vendas no varejo virtual e invista nele. Esse posicionamento preciso da marca facilita a comunicação e solidifica o relacionamento com o cliente – peças-chave para o sucesso dos comércios virtuais.

 

Quando você conhece bem o seu público e tem um bom relacionamento com ele fica mais fácil identificar o tipo de produto que vai atrair a sua atenção, direcionar sua energia produtiva para esse caminho e, dessa forma, otimizar as vendas.

 

Além disso, a publicidade mais direcionada reduz os gastos com divulgação, já que ela está diretamente ligada ao público que se pretende atingir!

Escolha os fornecedores

Agora que você sabe exatamente qual segmento de vendas irá seguir, é hora de escolher seus fornecedores, e isso deve ser feito com muito critério. Tenha várias opções para comparar antes de fazer uma escolha.

 

Garanta que, ao abrir um e-commerce, você vai trabalhar com firmas de histórico confiável, que possuam boas indicações sobre entrega correta de mercadorias e cumprimento de prazos.

 

A escolha do fornecedor é importante para que seu negócio consiga manter a competitividade, tanto em seus preços como prazos. Um fornecedor não deve ser apenas um prestador de serviço para a sua empresa. Deve ser um parceiro, que mantenha boas relações e tenha interesse em ver sua loja online crescer

Invista em marketing

Talvez você não tenha percebido, mas nos passos anteriores, você já realizou algumas estratégias de marketing, como criar uma identidade visual. Porém, marketing não para aí. É preciso criar um ampla estratégia , é necessário criar perfis nas redes sociais, investir em SEO e muitas outras ações.

 

A primeira etapa na criação de uma estratégia de marketing é o estabelecimento de objetivos, que variam de acordo com o seu tipo de negócio e forma de atuação. O importante é que o objetivo seja realista e atingível. Leve em consideração: clareza, precisão e avaliabilidade.

 

Em meio ao processo de montar uma estratégia de marketing e abrir um e-commerce, é essencial que o dono do e-commerce assuma uma atitude constante de controle da situação e reajuste do que já foi realizado.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Agora que você já sabe quais são os passos iniciais para seguir logo depois de abrir um e-commerce, basta seguí-los para ter muito sucesso no comércio online! Boa sorte e boas vendas!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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