fbpx

Quem deseja vender alimentos online deve se preparar para diversas questões, que vão desde a fabricação até o transporte e o armazenamento dos produtos. Seguindo alguns passos, o sucesso do seu empreendimento só dependerá da aprovação do paladar dos consumidores.

 

Veja abaixo uma lista com 6 dicas para encarar esse desafio e se dar bem:

Escolha os produtos certos

Na hora de escolher o alimento que você vai vender on-line, tenha em mente que o produto não pode ser destruído durante o processo de transporte. Afinal, o consumidor não quer receber algo estragado. Veja alguns exemplos de alimentos que podem ser transportados — desde que bem embalados:

 

  • balas;
  • biscoitos;
  • cafés;
  • chás;
  • compotas;
  • doces em barra;
  • geleias;
  • nozes.

Esteja alinhado com a legislação em vigor

Alguns tipos de laticínios, como o iogurte e o queijo, necessitam de um selo de registro do Ministério da Agricultura para serem comercializados. Outros necessitam de embalagens próprias para estejam em conformidade com as leis da vigilância sanitária.

 

Para facilitar o esclarecimento de dúvidas, busque uma unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para se informar sobre todas as legislações que envolvem o tipo de produto alimentício que você deseja vender on-line.

 

Powered by Rock Convert

Tenha as licenças e alvarás

Além do Sebrae te ajudar com as legislações que envolvem o seu produto, eles também conseguirão te orientar em relação às licenças e aos alvarás. Com a legalização do seu negócio, a esfera pública passa a ser sua aliada e assim você evita multas e apreensões.

Limpe e organize o seu ambiente de trabalho

Lidar com alimentos não é fácil. O ambiente onde o seu produto será feito e manipulado deve seguir todas as normas do manual de boas práticas de fabricação. Dê uma olhada no manual no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e conte com a ajuda do Sebrae para garantir uma capacitação no assunto.

 

Powered by Rock Convert

Forneça as informações no rótulo do produto

Todos os produtos industrializados devem ter um rótulo que detalha a composição do alimento. Liste:

 

  • os ingredientes em ordem decrescente à quantidade usada;
  • a data de fabricação;
  • o prazo de validade;
  • a presença de glúten, de laticínios ou de castanhas;
  • o peso;
  • a quantidade;
  • o nome de quem produziu;
  • os dados de contato.

Tome cuidado extra com os alimentos feitos na hora

Se o seu site vai comercializar produtos feitos na hora — como pizzas, sanduíches e outros lanches —, tome cuidado com o sistema de transporte.

 

Faça uma pesquisa sobre os horários que os consumidores mais fazem esse tipo de pedido e reforce o time de entregas para que os alimentos não fiquem aguardando por muito tempo para serem consumidos.

 

Além de afetar o paladar, alimentos que ficam prontos e demoram para serem consumidos podem azedar.

 

Não esqueça de mandar fazer um rótulo bem atraente para o seu produto. E, quando estiver vendendo on-line, capriche nas descrições. Se você ainda tem dúvidas de como fazer isso, leia o post “Como escrever descrições campeãs para seus produtos e aumentar suas vendas”!

Powered by Rock Convert


Comentários

Comentários

Equipe iSET
Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.
Post criado 192

2 comentários em “6 dicas para quem quer vender alimentos online!

  1. Boa tarde a todos, gostaria de trabalhar nesta área alimentícia mas não sei cozinhar e nem preparar nada. E possível trabalhar com sistema de dropshing ou ser filiado com alguma loja de alimentos ou fornecedores. Obrigado, no aguardo.

    1. Olá, Flávio, tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário!

      Claro, em relação à afiliação e revenda de fornecedores é possível! Como você não terá seus próprios produtos vendendo online, o ideal é entrar em um programa de afiliados ou comprar de fornecedores. Você pode encontrar diversos programa de afiliados de produtos alimentícios apenas dando um Google 😉

      Depois de escolher os produtos que deseja se afiliar ou revender, basta começar a planejar a criação da sua loja virtual para começar a vender pela internet!

      E, para ter as melhores dicas de como criar um e-commerce, continue lendo os posts do nosso blog!

      Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo