A concorrência cresce e se desenvolve todos os dias. Tanto as novas empresas do mercado quanto as já consolidadas devem sempre buscar maneiras de se atualizar, inovar e se promover, afastando o risco de ficar para trás e perder a preferência do público.

Esta é uma verdade em qualquer ramo de negócio, e se torna ainda mais gritante quando falamos de um meio tão ágil quanto a internet. Um e-commerce está em um ambiente altamente competitivo, no qual nem sempre quem tem os melhores preços ganha a preferência do consumidor, mas sim quem consegue um destaque maior através da identificação e assimilação por parte dos usuários.

Portanto, veja abaixo 5 táticas importantes que podem ser aplicadas para traçar um caminho de sucesso no seu e-commerce!

1 – Fazer uma promoção

O preço não será um grande fator de decisão no futuro, mas certamente é uma excelente maneira de chamar a atenção do público no início. Especialmente se o corte nos custos for feito em conjunto com uma campanha criativa que envolve a participação dos usuários. Para isso, certifique-se de estar fazendo uma promoção que realmente valha a pena, com premiações/descontos que se destaquem da concorrência e que o público possa participar de uma maneira fácil e divertida. A chave aqui é entender o seu público e trabalhar sob medida para agradá-lo!

2 – Campanhas de Adwords e Facebook Ads

Na internet, para que as pessoas vejam os seus produtos, você deve estar presente nos principais locais visitados por seu público. É evidente que hoje o Facebook é o site mais visitado por todo tipo de consumidor, e por isso a presença nesta mídia é imprescindível e se torna ainda mais forte quando há o investimento em um anúncio direcionado.

O Facebook está a cada dia limitando mais o alcance de páginas e publicações comerciais, muito por conta da atual saturação destes na linha do tempo dos usuários. Por isso, se deseja promover seu conteúdo de maneira mais eficaz na rede social, visite www.fb.com/ads e configure o seu anúncio personalizado.

Outro bom caminho que utiliza basicamente o mesmo conceito é o Google Adwords. Esta ferramenta permite que você patrocine palavras para que elas sejam relacionadas ao seu site quando buscadas no Google. Assim, se você trabalha com automóveis, por exemplo, pode utilizar uma campanha de Adwords para que seu site esteja em destaque quando a palavra “carro” é buscada. Você pode encontrar mais informações em www.google.com/adwords e criar seu próprio anúncio personalizado com controle de gastos. Lembre-se de fazer um bom levantamento do público e das principais palavras-chave antes de realizar este investimento, assim como de estruturar bem o conteúdo de seu site.

3 – Apoiar uma causa

Mais do que uma identificação com os produtos vendidos, o público procura uma identificação com a marca que os oferece. Por isso, possuir uma ideologia e defender uma causa cria uma empatia instantânea com um grupo de pessoas que podem vir a se tornar fiéis clientes do seu e-commerce.

Adote uma campanha na qual você acredita, doe parte de seus rendimentos a uma instituição que você sabe que os utilizará bem e associe a marca de seu negócio a estas ações. Mas mantenha-se muito longe de causas polêmicas como políticas ou religiosas, pois assim, ao mesmo tempo em que você aproxima parte do público, acaba por afastar permanentemente todo o restante que não faz parte daquele grupo.

4 – Usar a sazonalidade ao seu favor

Fique atento ao que está acontecendo, às novas tendências da web e ao contexto atual que seu público está vivendo para lançar campanhas que aproveitem o momento. Um ótimo exemplo recente é a Copa do Mundo. Diversas marcas aproveitaram-se do tema para se promover, mas nenhuma delas se deu tão bem quanto a editora Lote 42.

Com uma grande dose de sorte, é verdade, o e-commerce prometeu 10% de desconto em seus produtos a cada gol que a seleção brasileira levasse, isso logo antes do jogo em que o Brasil perdeu de 7 a 1 para a Alemanha. O momento não poderia ser melhor: os servidores da editora vieram abaixo pelo incrível número de vendas e a marca foi divulgada gratuitamente por todos os cantos e principais portais da internet, tornando-se conhecida nacionalmente. Foi o perfeito exemplo de sucesso de uma promoção aliada com a sazonalidade (e uma pitada de sorte).

5 – Investir em parcerias com lojas/sites e serviços da área

Algo que todo empresário envolvido com e-commerce deve entender: na internet, parcerias são simplesmente imprescindíveis. Aproxime-se de outras empresas que trabalham no mesmo segmento que você e agregue a elas algo para que elas possam também lhe ajudar a crescer. Além disso, mantenha um contato próximo com seus concorrentes e organize até mesmo algumas ações conjuntas, buscando aproximação e um entendimento maior sobre o público e como alcançá-lo. As parcerias ajudam também através da promoção de conteúdo, aumentando o alcance que sua marca pode ter no meio virtual.

Estude seu público e como funciona o segmento em que seu e-commerce trabalha. Assim, estas táticas ficarão cada vez mais eficazes em suas aplicações. Veja também como elas podem trabalhar juntas, e combine-as em favor do sucesso do seu e-commerce.

Quais são as táticas que você pretende aplicar ou que já estão em andamento na sua empresa? Tem alguma dúvida dentre as apresentadas? Possui alguma outra sugestão eficaz além destas? Comente e compartilhe sua experiência conosco!

 

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