Você sabe como aumentar a produtividade da equipe? Ter maior rendimento dos funcionários é uma demanda constante, pois isso está diretamente ligado à capacidade da sua empresa em oferecer serviços qualificados.

 

A satisfação e outros fatores são fundamentais para que os funcionários consigam entregar bons resultados, e cabe aos líderes e gestores buscarem ferramentas para conseguir extrair o máximo de cada um dos integrantes de uma equipe.

 

Quer saber como obter melhor produtividade? O post a seguir trará 5 dicas para você adotar e ter uma equipe motivada e com bons níveis de trabalho. Veja!

1. Defina e acompanhe metas

As metas são muito importantes para manter a produtividade da equipe. Assim ela saberá exatamente onde precisa chegar. Desse modo nunca faltará motivação ou a acomodação acontecerá, já que é necessário cumprir com o que foi preestabelecido. Além disso, as metas ajudam a guiar o trabalho, proporcionando mais foco e direcionamento.

 

É necessário que o gerente, coordenador ou supervisor esteja sempre acompanhando o andamento dessas metas. Caso haja a constatação de que não estão sendo efetivas, é necessário reformular ou pensar em novos métodos.

2. Estimule a multidisciplinaridade

Existem departamentos, funções e conhecimentos diferentes dentro de um ambiente de trabalho. Geralmente cada funcionário é responsável por demandas específicas dentro de sua atuação, mas é necessário que isso não seja tão engessado. A flexibilidade melhora a produtividade dos setores.

 

Se um funcionário consegue realizar mais de um tipo de trabalho dentro da equipe, naturalmente ele pode colaborar em vários processos e etapas, prestando auxílio aos companheiros e produzindo mais. Por isso é sempre importante estimular que ele desenvolva cada vez mais habilidades na área correspondente.

3. Ofereça oportunidades de desenvolvimento

Um profissional devidamente capacitado é capaz de entregar o máximo para uma equipe, em níveis de produção. Para isso ele precisa adquirir conhecimento. Essa é a principal ferramenta capaz de fazer com que alguém consiga atuar em diversas áreas, sempre apresentando bons resultados.

 

Desse modo, é importante que a empresa ofereça constantemente oportunidades de desenvolvimento aos funcionários, por meio de treinamentos, workshops e incentivos de estudo, como bolsas, descontos e flexibilidade nos horários.

4. Limite o tempo de trabalho para aumentar a produtividade da equipe

O dia a dia de empresas e agências é muito corrido, com uma série de demandas que acabam não podendo ser totalmente atendidas dentro do expediente comum de trabalho. Isso faz com que funcionários fiquem constantemente além do seu horário, o que não é o ideal.

 

Essa extensão da jornada promove uma atuação pouco produtiva, repleta de cansaço, ansiedade e falta de concentração, o que acaba se refletindo no dia seguinte. Ou seja, muito tempo de trabalho nem sempre é proporcional à produtividade. Sendo assim, é fundamental definir limites nessa questão.

5. Ofereça ações motivacionais no cotidiano

Um funcionário motivado é sinal claro de boa produtividade. Para conseguir isso é imprescindível que a empresa atue juntamente à equipe, sempre oferecendo ações pontuais que levem satisfação às pessoas que ali trabalham. Essas atitudes podem ser pequenas ou, até mesmo, maiores, como planos de carreira.

 

Promova dias de lazer, proposta de casualidade nas sextas-feiras, aumentos salariais dentro de determinados períodos e qualquer outra ação que seja benéfica para o funcionário, estimulando sua produtividade e deixando exposto reconhecimento pelo trabalho duro.

 

Aumentar a produtividade da equipe depende de um trabalho em conjunto de gestores e dos próprios funcionários. Com boa vontade, dedicação e dando o devido valor ao funcionário é possível extrair o máximo as equipes.

 

Gostou do post? Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, que tal ver algumas dicas sobre como escolher um bom fornecedor de serviços para sua agência? Boa leitura!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.