De nada adianta o seu produto ser bom, o atendimento excelente, a logística, bem elaborada e um preço de deixar a concorrência com inveja se ninguém sabe que você existe. Uma boa dose de divulgação é sempre bem-vinda. Preparamos algumas dicas fáceis e de baixo custo para ajudar você a mostrar ao mundo os produtos e serviços de sua loja virtual. Acompanhe!

Permita-se ser encontrado

Não resta dúvidas de que o Google é o primeiro lugar que recorremos quando estamos a procura de algo. Então, que tal começar sua divulgação por aí? Para que seu e-commerce esteja cada vez melhor posicionado nos resultados naturais de pesquisa do Google é preciso paciência, visão a longo prazo e uma boa estratégia de SEO – Search Engine Optimization. Algumas ações simples podem lhe ajudar a melhorar a posição da sua loja virtual nestes mecanismos de busca:

  • Ao montar seu site explore as palavras-chave que envolvam o campo semântico do seu segmento de trabalho. Atenção ao definir o domínio da sua loja virtual! Se possível utilize das palavras-chave principais que envolvam seu e-commerce.

  • Se coloque no papel do cliente, pense em como ele procuraria por um conteúdo. Quais palavras-chave ele utilizaria? Insira estes termos nos conteúdos produzidos em seu site. Coloque em negrito as palavras mais importantes do seu texto, isso fará com que o site de pesquisas destaque o seu site quando a palavra for buscada.

  • Parcerias são boas para o seu negócio! A relevância do seu site aumenta na classificação do buscador quando o seu link está presente em sites similares.

Explore diversas técnicas, estabeleça uma estratégia. Com cautela, pois sites que exageram na utilização das técnicas de otimização podem ser punidos com a perda de posições nos resultados de busca e até mesmo com a exclusão no site de pesquisas.

Relacione-se

Pesquisas comprovam que a interação social é o principal motivo para o uso de internet. Analisando as três principais atividades do público latino em relação ao consumo de internet você já se convence de que não há mais tempo a perder.

 

Atividades na internet

América Latina

Brasil

Colômbia

Equador

Peru

E-mail

 87%

 87%

 94%

86%

88%

Acessou redes sociais

 78%

  76%

 84%

80%

81%

Enviou/recebeu mensagens instantâneas

 67%

 66%

 71%

69%

79%

Visualizou/baixou fotos ou vídeos

 59%

 63%

 66%

60%

52%

Leu notícias

 54%

 67%

 45%

40%

35%

Fonte: Target Group Index Latina 2012 (Y13w12) (América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela).

Não adianta apenas estar presente nas redes sociais. É preciso dedicar-se a manutenção, a marca deve alimentar diariamente suas páginas para que ela se torne atraente para o público. E gere mais visualizações. Utilize-as como ponto de relacionamento entre a empresa e os clientes. Quando uma pessoa está interagindo com outra, seja ela um indivíduo ou uma marca, as demais pessoas do seu círculo de amizades podem visualizar este processo no feed de notícias. A utilização de tags facilita a disseminação de conteúdo e consequentemente a divulgação de suas redes sociais.

Lembre-se que pessoas são mais facilmente influenciadas por outras pessoas, faça com que seu cliente seja seu principal divulgador. Mas cuidado para não se perder. Tenha foco. Estabeleça uma estratégia de marketing digital inserindo sua empresa nas redes sociais conforme o público que deseja atingir. Não se esqueça de disponibilizar em seu site botões de compartilhamento e direcionamento para as redes sociais em que a sua marca está presente.

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Pague para ser visto

Hoje em dia quando falamos em anúncios pagos para internet a grande tendência são os links patrocinados, estes geram uma maior taxa de conversão em vendas se comparado as buscas orgânicas. Em sua maioria são anúncios pequenos postados em buscadores como o Google. Um custo mínimo é estipulado e a partir de então o custo dos links patrocinados é estabelecido como um sistema de leilão. As palavras-chave são o produto, e o anunciante que der o lance mais alto por uma palavra ocupará a primeira posição na página quando determinado termo for buscado, o segundo maior lance a segunda posição e assim por diante. Nestes casos a empresa só paga se o usuário clicar no link e for direcionado para o site.

Além de anúncios nas páginas de resultados de pesquisas os anúncios podem ser expostos na rede de parceiros do Google, em sites com conteúdos relacionados ao produto que você está anunciando. Os anúncios também estão presentes nas redes sociais. A maioria delas já oferece aos anunciantes a possibilidade de investir em links patrocinados, cada uma com as suas particularidades.

Não se esqueça do e-mail marketing

Você não achou que a atividade mais citada quando se refere ao consumo de internet ficaria de fora não é mesmo? A abordagem por e-mail tem de ser muito bem pensada, e utilizada com cautela para que não se torne uma chateação para seus clientes e um ponto negativo para sua marca. Utilize-o para informar aos clientes de promoções especiais. Para parabenizá-lo pela sua compra e também permitir que ele a acompanhe. Estabeleça um período entre o envio dos e-mails de rotina, nada de encher a caixa de e-mail do seu cliente, tendo cuidado com a forma de envio para não cair na caixa de spam. Muitas empresas recorrem a compra de banco de dados, não é uma boa ideia, recomenda-se que cada empresa conquiste seu próprio banco de dados.

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

Mantenha-se competitivo. A divulgação é importante, mas uma boa loja, bons produtos, segurança, atendimento e logística também são indispensáveis. Antes de utilizar qualquer estratégia é fundamental que se tenha em mente que todas as ações devem ser muito bem elaboradas. Os usuários não se engajam em causas superficiais, não estabelecem empatia com uma marca que não demonstra interesse verdadeiro com a satisfação do consumidor!

Ainda com dúvidas em como divulgar seu e-commerce? Comente! Sua dúvida pode ser o próximo post no blog da iSET!

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