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Você já ouviu falar no conceito de marketplace? Talvez você não o conheça por esse nome, mas provavelmente já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de estratégia na internet.

 

Marketplaces são ótimas ferramentas utilizadas para ajudar as lojas virtuais de pequeno ou médio porte a alavancar suas vendas e alcançar um público muito maior.

 

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue conosco!

O que é marketplace?

Imagine uma pequena vendinha de sucos localizada em uma rua de uma cidade do interior. Apesar do pouco movimento, a vendinha consegue se sustentar, mas não obtém o lucro que gostaria.

 

Um dia, vários outros empresários donos de vendinhas de sucos se juntam para ocupar um lugar numa praça de grande movimentação, que passa a ser conhecida como a “Praça do Suco”, cujo local é visitado por pessoas interessadas em provar os diferentes tipos de sucos da região.

 

A vendinha entra nesse negócio e agora ganha o dobro ou o triplo, apesar da concorrência no mesmo local.

 

Essa história pode ser considerada uma analogia a um marketplace. pois, basicamente, estamos falando de locais na internet que reúnem vários e-commerces e lojistas para divulgarem seus produtos para uma audiência bem maior. 

 

Leia este post e aprenda mais sobre o Marketplace, suas características e importância para o e-commerce!

Os melhores marketplaces do mercado

Abaixo, listamos 10 dos marketplaces mais famosos do Brasil para alavancar de vez o seu negócio. Confira:

Elo7

A Elo7 é um marketplace especializado em produtos artesanais dos mais diversos nichos, desde produtos para festas de aniversário até roupas e objetos decorativos.

 

Esse não é um marketplace com volume de vendas tão grande quando comparado a outras plataformas, mas ainda pode pode ser um ambiente lucrativo para seu negócio e uma oportunidade de aumentar o alcance das suas vendas. 

 

É considerado a principal plataforma de comércio de produtos autorais da América Latina e, em 2017, gerou R$ 550 milhões em vendas e foi criado em 2008 com o objetivo de ser um canal de venda exclusivo para produtos de artesanato. A plataforma ganhou destaque ao promover a profissionalização dos artesãos em relação à gestão das vendas, logística e divulgação. 

 

Esse marketplace exige do empresário que a loja virtual seja incorporada na própria plataforma.

Estante Virtual

Estante Virtual é um marketplace especializado em sebos e livrarias. O site fornece um serviço de loja virtual para sebos localizados no Brasil inteiro e faz a integração com o estoque físico dessas empresas.

Mercado Livre

O Mercado Livre é, talvez, o marketplace mais conhecido do Brasil. O site reúne todos os tipos de produtos comercializáveis e também representa uma ótima opção de divulgação para micro e pequenos empresários.

 

Esse marketplace possui milhões de visitantes por mês,o que mostra que ainda pode ser muito vantajoso utilizá-lo para começar a vender online ou para aumentar as vendas do seu negócio

 

Nele, produtos de todos os tipos podem ser vendidos, mas devem ser cadastrados dentro da própria plataforma, a exemplo da Elo7. Assim, apesar de poder ter uma loja virtual fora do Mercado Livre, será preciso criar outra lá dentro.

 

Vender no Mercado Livre é sinônimo de alcance – afinal, a plataforma opera não só no Brasil, mas também na Argentina, México, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Equador, Chile, Peru, República Dominicana, Costa Rica, Panamá e Portugal.

 

Nesse marketplace, o cadastro de produtos é ilimitado e os pedidos são registrados automaticamente. Além disso, há um gerenciamento personalizado de perguntas, respostas e comentários.

Submarino

O Submarino é um marketplace brasileiro muito popular, mas funciona de modo diferente dos outros citados na lista.

 

O sistema do Submarino funciona com uma API inserida na sua loja virtual, que passa a disponibilizar os seus produtos na listagem do próprio Submarino.

 

Ele faz parte do B2W Marketplace e contabiliza sozinho 174 milhões de pageviews por mês. Entre suas conquistas está presença na lista do Prêmio e-Bit desde 2008, também obteve algumas vezes posição de melhor loja diamante (o maior grau da premiação) no Brasil.

 

Existem muitas vantagens em vender neste marketplace, por isso listei algumas para você. Dá uma olhada!

 

    • Credibilidade para a sua marca;
    • Diversos meios de pagamento;
    • Solução na entrega dos produtos;
    • Sistema antifraude.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

Extra

O site do Extra iniciou sua operação em 2013, como uma extensão da rede supermercadista surgida em 1989. 

Assim como o Submarino, o Extra possui um sistema de marketplace no mesmo sistema de API, listando seus produtos dentro do próprio Extra.

 

Podem ser listados produtos de diversas categorias por lá, atraindo milhares de visitantes por dia, tendo mais de 26 milhões de visitantes mensais e 10 milhões de clientes.

 

Uma vantagem de vender neste marketplace é que ele está vinculado ao grupo Via Varejo, de forma que o parceiro pode vender no Extra, Casas Bahia e Ponto Frio após preencher um mesmo cadastro e com uma única integração. Ademais, não há taxa de adesão ou mensalidades. 

Casas Bahia

Outro marketplace que funciona no mesmo sistema é o das Casas Bahia. É nacionalmente conhecida e possui 750 lojas físicas ao redor do país. As vendas na internet começaram há 10 anos, tornando-a referência para os consumidores online.

 

A diferença é que as Casas Bahia aceitam menos categorias de produtos do que as outras listadas acima – livros, por exemplo, não costumam ser vendidos por esse marketplace.

 

Esse marketplace também apresenta vantagens para os lojistas. Confira:

 

  • Não há cobrança de taxa fixa, apenas por vendas realizadas;
  • Visibilidade por ser uma marca famosa;
  • Ao vender nas Casas Bahia, seus produtos são expostos nos sites do Extra e Ponto Frio automaticamente.

Ponto Frio

O Ponto Frio foi a primeira rede de eletrodomésticos a investir maciçamente em marketing e veicular propagandas na TV. E isso ainda na década de 50.

 

Com 12 milhões de acessos mensais, o Ponto Frio é outro marketplace nacional de grande importância, especialmente para quem trabalha com móveis ou eletrodomésticos.

 

O sistema do Ponto Frio é similar aos já listados e tem uma oferta de produtos parecida com o das Casas Bahia.

Tanlup

Hoje em dia, vender artesanato na internet virou uma realidade. Esse nicho cresce e faz mais sucesso a cada ano que passa. No e-commerce, artistas de todos os cantos encontraram a maneira de divulgar seus produtos.

 

O Tanlup é um marketplace focado em artesãos. Portanto é outra boa opção para a venda de artesanato. Um dos seus diferenciais em relação ao Elo7 é que, apesar de ser um centro para reunir o trabalho dos artesãos, o Tanlup também permite que a loja virtual do seu usuário tenha um domínio próprio.

 

Com uma grande variedade de categorias dentro do universo do artesanato, esse marketplace é um dos lugares que muitos artesãos vão em busca de materiais e outros produtos necessários para o ofício da sua profissão.

 

O Tanlup oferece uma plataforma de criação de lojas virtuais totalmente gratuita para vendedores de produtos de artesanato, sendo divulgados por meio de uma rede social

 

No estoque, o controle é feito de forma automática. Assim, você não irá se preocupar caso um produto de sua loja acabe. O cálculo de frete dos seus produtos é feito automaticamente, facilitando assim o processo de compra pelo cliente e seu trabalho. 

 

Leia este post e aprenda sobre o controle de estoque e a sua importância para o sucesso de seu negócio!

Holipet

Outro bom exemplo de marketplace de nicho (mostrando que esse tipo de empreendimento não precisa ser generalista) é o Holipet, destinado a reunir petshops, lojas e prestadores de serviços ligados a animais domésticos, sendo que  Ongs também podem ser listadas.

 

A ideia é oferecer uma plataforma que possibilite aos prestadores de serviço e estabelecimentos pets ampliarem o seu negócio de maneira sustentável.

 

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor faturou R$ 16 bilhões em 2014, colocando o Brasil na segunda posição no ranking mundial do mercado pet, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2015, apresentou um crescimento de 7,4%, atingindo R$ 17,9 bilhões em faturamento.

 

O montante é justificado pelo amor que os brasileiros têm pelos pets. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), apontou que naquele ano havia no país 132,4 milhões de animais de estimação.

 

A Holipet reúne tudo o que os pets precisam, desde produtos a serviços como: veterinários, adestradores, dog walkers, petsitters, pet spas, banho e tosa, petbook e hotéis. Além disso, oferece uma lista completa de estabelecimentos petfriendly, eventos, cadastrado de pets perdidos e ações solidárias em conjunto com ONGs.

 

5 passos imprescindíveis que você deve seguir para começar o seu pet shop online. Confira!

Hotmart

A Hotmart é um marketplace focado principalmente em infoprodutos, portanto, não realiza vendas em estabelecimentos físicos ou de qualquer tipo de material físico. Tudo que é comercializado nessa plataforma é digital e reúne milhares de produtores, criadores e profissionais do mais diversos nichos de mercado

 

A ferramenta permite produzir e vender com qualidade e segurança. Mesmo oferecendo muitas funcionalidades, ela possui muitos adeptos por oferecer um excelente custo-benefício – tanto para grandes produtores quanto para os que estão entrando agora nesse mercado.

 

O que achou da nossa seleção de marketplaces? Ficou interessado em algum para ajudá-lo a divulgar o seu negócio? Comente conosco!

 

Vender em um Marketplace pode ser ótimo para seu negócio mas é preciso estar atento às suas vantagens e desvantagens. Saiba aqui!

 

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