User Experience: 5 problemas de usabilidade que atrapalham o seu negócio

Ano novo, novos projetos, novas ideias, afinal, estamos em época de renovação, não é mesmo? Para os que pretendem montar uma loja virtual do seu negócio e para os que almejam dar “cara nova” a seus portais de e-commerce, pensar na experiência do usuário é uma parte essencial para alcançar o sucesso.

 

Que tal rever alguns pontos da sua loja virtual a fim de otimizar a user experience do seu visitante?

Navegação

Quando falamos em navegação, estamos nos referindo ao fluxo do site, como as informações estão dispostas de modo a facilitar ao máximo que o usuário consiga finalizar com sucesso a tarefa de, no caso de um e-commerce, adquirir um produto ou serviço.

 

Categorias bem definidas e visíveis, que proporcionem ao usuário rapidez em encontrar um grupo específico de produtos, bem como filtros que otimizem ainda mais a listagem, dando destaque a uma seleção cada vez mais atrativa aos interesses, são pontos que, trabalhados corretamente, proporcionam uma boa user experience ao seu visitante.

 

Trabalhar com o feedback do caminho percorrido pelo site, utilizando-se do chamado breadcrumb, que traduzindo para o português significa “migalha de pão”, permite ao usuário não somente retroceder a outras etapas do processo, sem a necessidade de utilizar excessivamente o botão “voltar” do navegador, como também mostra exatamente onde ele se encontra em meio a tanta informação.

 

 

Tais componentes despoluem a navegação e evitam causar a sensação de cansaço no usuário que estiver interessado nos seus serviços, uma vez que sua experiência será mais objetiva e prática.

Design

O design do seu layout tem um peso enorme na qualidade da user experience, ele é responsável por criar os padrões de estilo, assim como a hierarquia visual dos diversos elementos que compõe o todo, de modo a torná-lo dinâmico e polido.

 

Pensando nisso, uma boa paleta de corespode evitar que o site pareça muito pesado e cansativo; o bom uso de banners e outros elementos visuais, na medida certa, tornam a página mais interessante e apuram a curiosidade de quem está ali procurando o produto ideal; uma escolha de fontes legíveis e que evitem a fadiga, proporcionam conforto ao consumidor durante a navegação pelo site.

 

 

É importante trabalhar para que o visual final não fique muito carregado de informações, imagens, textos, botões e publicidades, prejudicando a user experience do seu cliente. Lembre-se que espaços vazios também são essenciais na construção de um ambiente visualmente leve!

 

Conteúdo

Você já teve a experiência de acessar uma loja virtual procurando um produto e não encontrar informações sobre ele na loja? Ou até mesmo ser bombardeado por informações excessivas e mesmo irrelevantes sobre aquele produto?

 

A descrição do produto é um elemento importante para dar credibilidade e segurançaa seu cliente, visto que ele não terá em mãos a mercadoria que deseja para poder avaliar-la antes da compra, logo, considere sempre ressaltar as informações importantes do produto.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Destaque suas qualidades, abra espaço para avaliações de pessoas que já o adquiriram… mas não fuja do foco! Se são tantas informações que torna-se difícil identificar as principais, então o seu conteúdo está estruturado de forma errônea.

 

 

Tão importante quanto as informações sobre o seu negócio, também devem ser explícitas e sucintas informações como valor de frete, formas de pagamento, políticas de devolução, troca e reembolso, enfim, todo e qualquer conteúdo que possa interessar o comprador, seja para esclarecer dúvidas, ou contar um pouco sobre a história da marca.

 

Atenção para não pecar pelo excesso ou pela falta daquilo que é essencial ser apresentado ao usuário.

Usabilidade

Já reparou em como um site de e-commerce se comporta? Seus padrões, suas etapas, organização e todo o passo a passo, do início ao fim da compra?

 

Analisando a evolução das lojas virtuais ao longo dos anos, certos padrões de comportamento do usuário foram levados em consideração para criar um flow fluxoagradável durante todo o processo de compra.

 

Um exemplo forte disso seria o checkout, uma vez que o mesmo possui sempre o mesmo padrão, por mais que possam existir informações diferentes, mais etapas ou menos dependendo da loja. Sempre nos deparamos com ‘login’, ‘forma de envio’, ‘forma de pagamento’ e ‘conclusão’.

 

 

Dessa forma, por mais que seja importante inovar e apresentar diferenciais, evite desvios desnecessários em áreas que demandam mais agilidade e praticidade, principalmente naquelas que já se tornaram um costume para o consumidor online.

 

Otimização

Após todos esses pontos serem considerados na sua loja virtual, chegou o momento de pensar no que pode ser feito para tornar a user experience ainda mais agradável, perceber o que pode ser acrescentado ou retirado do seu layout de modo a torná-lo cada vez melhor.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

 

Neste contexto, evitar que o usuário cometa erros é algo extremamente positivo. O uso da chamada Busca Inteligente evita que, durante a pesquisa de um item, o potencial cliente seja direcionado a uma página em branco por digitar o nome do produto errado ou incompleto.

 

Um outro artifício para otimizar a user experience seria o uso correto de ícones e imagens que podem tornar o layout mais interativo, intuitivo e interessante, evitando o uso excessivo de botões muito grandes.

 

Mais um exemplo é o uso do Login Social ao efetuar compras no site, uma vez que muitos usuários perdem o interesse em finalizar um pedido caso seja solicitado o preenchimento de formulários grandes, podendo até inserir informações incorretas para pular esta etapa.

 

Tal método evita tanto a criação destas contas “falsas” como agiliza a interação do cliente com a loja, podendo ser um atrativo para compras futuras do mesmo.

 

 

Percebeu como pequenas mudanças no seu layout podem impactar positivamente a user experience?

 

Atualmente, é possível encontrar empresas especializadas em e-commerce que proporcionam ao empresário todo o suporte e ferramentas para se criar um portal de vendas profissional e de alta usabilidade para impulsionar o seu negócio.

 

Ainda assim, é essencial ter sempre em mente o tipo de experiência que você deseja proporcionar ao seu cliente.

 

Tente sempre colocar-se no lugar dele e atente-se às necessidades do seu público alvo, muitas vezes, um detalhe faz toda a diferença.

 

Espero que as dicas de hoje tenham te ajudado a descobrir novas maneiras para proporcionar uma melhor user experience ao seu visitante.

 

Não se esqueça de inscrever-se em nosso blog para receber nossa newsletter e nos siga em nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades:Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

 

Confira nosso vídeo sobre as diferenças entre Mobile ou Responsivo!


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais