Se a sua empresa está empenhada em continuar crescendo nos próximos anos, então sua equipe deve pensar em marketing e vendas de maneira agressiva!

 

Claro que ter um bom produto que funcione e atenda às necessidades do seu cliente é importante, mas de que adianta ter o produto se as pessoas não sabem sobre ele ou não estão falando sobre ele?

 

Estou segura de que você deve ter ouvido falar sobre o WhatsApp, uma potente ferramenta de comunicação usada por bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Além das redes sociais onde compartilhamos nossos dias, também estamos o tempo todo no WhatsApp, falando com os nossos amigos, com a família e, não faz muito tempo, mas de repente nosso trabalho também estava ali.

 

Começou com o nosso chefe, depois um grupo da equipe, de repente aquele seu cliente sentiu a necessidade de falar diretamente com você, deixando de lado o e-mail e todo o conjunto de formalidade. E agora, o usuário do seu produto também quer falar com a sua empresa por lá. Por que ele não gostaria, não é verdade?

 

Então, aqui compartilho com você 7 dicas especiais para você começar a vender o seu produto ou serviço pelo WhatsApp, confira!

 

Deixe sua marca presente para qualquer um que chegar

Através do WhatsApp Business, você tem opções de configurar desde a foto do perfil, até catalogo de produtos, endereço, horário de atendimento e outros recursos que irão deixar seu cliente a par de quem é a sua empresa e do que vocês oferecem.

 

Essa também é uma maneira de passar mais segurança e gerar mais confiança e credibilidade para quem for falar com você.

 

 

Defina sua estratégia de venda a partir do seu público

Imagino que, ao desenhar o produto ou definir o serviço, você já fez uma pesquisa de campo sobre quem é o seu público.

 

Então, certifique-se de que neste estudo também deixa claro que tipo de comunicação ele espera ter.

 

Existem públicos que funcionam muito bem ao receber informações gratuitas, já outros preferem ter a autonomia de receber informações a partir do seu tempo e interesse. Portanto, lembre-se de considerar o que serve e sempre testar para criar modelos de venda que combinem com os dois lados, sendo fácil de aplicar e podendo mensurar os resultados para melhorias contínuas.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Otimize seu tempo com as etiquetas

A funcionalidade das etiquetas no WhatsApp Business é muito útil para organizar os processos de venda desde a prospecção até o seu fechamento. É ali, no meio de todos aqueles contatos, que você consegue através das etiquetas saber com quais clientes você precisa retomar os assuntos para fechar negócio ou, simplesmente, partir para um outro contato, gerando também produtividade.

 

 

E lembre-se que é sempre importante considerar um número único e exclusivo para a sua empresa. Você não quer confundir clientes com algum amigo, certo?

 

Crie conteúdos voltados para o WhatsApp

Agora que você já está onde todos estão, que tal começar a gerar conteúdos que conversem com este novo meio de comunicação?! É dia dos namorados, das mães, dos pais ou natal? Talvez é um bom momento para criar uma promoção e compartilhar com seus clientes.

 

Seu produto ganhou novas funcionalidades que irá atender novas necessidades e você está pensando em criar um evento para divulgar? Você pode enviar convites pelo WhatsApp e receber seus clientes em potencial. Você pode fazer isso através da lista de transmissão, enviando mensagens em massa para seus contatos.

 

Existem outras funções que irão facilitar e muito seu atendimento por aqui, neste artigo você pode conhecer um pouquinho mais sobre o poder dessa ferramenta.

 

Utilize a funcionalidade Status do WhatsApp e se mantenha presente

O Status pode ser uma maneira gentil de estar presente sem que você precise enviar muitas informações para seu consumidor. É neste momento que sua empresa pode atualizar seu público sobre mudança no produto, recesso da equipe, eventos que estará presente ou alguma informação relevante que fortaleça a cultura da porta para fora e que gere ainda mais conexão com a ponta.

 

Automatize e ganhe tempo

Durante o dia a dia, existem algumas dúvidas que são bastante rotineiras e, quando olhamos o todo, são respostas simples e que não mudam de cliente para cliente, mas que tomam um tempo significativo da equipe que poderia estar apresentando seu produto, gerando mais oportunidade. Por isso, considere usar respostas prontas para que estas respostas sejam respondidas sem muito esforço e consumo de tempo do time.

 

 

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Inteligência artificial bem direcionada

Por último, mas não menos importante, é possível alimentar o seu CRM através das informações que o seu WhatsApp recebe, além de outros canais de comunicação, tornando tudo mais fácil e acessível para que a sua equipe possa desempenhar o engajamento na hora da venda.

 

E com um CRM robusto, é possível disparar informações direcionadas para pessoas especificas, por exemplo: se é dia das mães e a sua promoção é mais voltada ao público feminino que é mãe, a IA pode enviar essa promoção somente para este público dentro da sua base. É o boa e velha “mensagem certa para a pessoa certa”.

 

E o gerenciamento de todas essas informações pode ser feito com facilidade através se uma ferramenta.

 

Ainda há muito o que explorar. Qualquer ferramenta está sujeita a mudanças e o comportamento do consumidor está em constante evolução. Lembre-se de estar atento a estes movimentos, mantendo sempre os negócios ativos no mercado, fortalecendo não apenas a sua marca, mas a sua relação com seu público final!

 

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