Segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), desde o fim de abril deste ano, o Brasil passou a marca de 1 smartphone por habitante. São cerca de 220 milhões de “telefones inteligentes” ativos no país. Deles, mais de 20% (48 milhões) foram vendidos só em 2017. Ainda de acordo com relatórios da empresa Criteo, em média 48% das vendas de e-commerce que investem em estratégias mobile são feitas em apps e versões responsivas desses sites.

 

Esses números mostram que, assim como em lojas físicas, as virtuais devem levar em consideração a funcionalidade e taxas de desempenho que podem garantir o seu sucesso para vários tipos de clientes em diversas plataformas, principalmente mobile. Por isso, é crucial a escolha de templates para e-commerce que garantam uma experiência de compra agradável ao usuário.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Confira agora!

Atenção com a experiência do usuário (UX)

Para o https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrador ou dono de um e-commerce, um dos principais motivos para a adoção de um template é a sua praticidade. Ele facilita a construção do site como um todo, pois baseia-se em uma estrutura previamente construída e avaliada. Isso diminui custos, tempo de implantação e a incidência de erros no processo.

 

Contudo, na escolha do template é necessário ter atenção com a experiência do usuário, que é o fator principal que afetará as métricas de desempenho do e-commerce, como taxas de conversão e rejeição de páginas e abandono de carrinho.

 

Disponibilize as informações da forma mais fácil e intuitiva possível, para o cliente não clicar muito (uma média 2 a 3 é suficiente) para achar o que precisa ou preencher muitos formulários para completar a compra. Uma alternativa é utilizar conversões por meio de redes sociais, para diminuir o número de campos a serem preenchidos.

Priorize o layout

Um dos fatores que vai gerar a imediata identificação do usuário com seu site e marca é o layout. Por isso, invista em um layout customizável, leve e organizado no qual possam ser inseridas a imagens, cores, estilos de fontes, desenhos e ícones, além de informações que possam remeter à comunicação da sua empresa.

 

Além disso, atenção com a integração do layout e ferramentas que poderão melhorar a UX. Ele deve oferecer máxima compatibilidade às soluções mais usadas no mercado, além de recursos que facilitem a https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistração da sua plataforma, como plugins de SEO e gateways de pagamento.

Escolha o ideal para o seu nicho de produtos

Assim como em uma pesquisa de mercado, considere quais os principais templates utilizados pelos seus principais concorrentes e analise o motivo da utilização deles. Ele deve agregar à experiência de compra e navegação do seu cliente, exibir o seu produto de forma eficiente e gerar rápida identificação sobre o que sua loja vende.

 

Um exemplo disso são lojas de delivery na web. A maioria desses sites usa o estudo de cores fortes, como o vermelho e o laranja. Elas dão ao cérebro a ideia de pressa e dinamismo, o que casa com o conceito de uma entrega rápida e eficiente.

Leve em consideração o conteúdo

A interação correta com o conteúdo é o que vai levar o usuário a se converter em cliente. Você deve utilizar uma brand persona e saber quem é realmente o seu cliente, o que o atrai, qual linguagem usar na descrição de produtos, dispositivos e canais que ele mais utiliza.

 

Além disso, a responsividade é muito além da capacidade de exibição do conteúdo para diversas telas. O perfil do cliente, sua relação com o conteúdo e seu comportamento de navegação e consumo muda de acordo com o dispositivo que ele usa. Por isso, faça uma pesquisa e utilize plugins para gerar conteúdos diferentes para formatos específicos, como desktop e mobile.

 

Com estas dicas, é possível compreender a importância de escolher corretamente templates para e-commerce. Por isso, na hora de contratar um fornecedor, leve em consideração sua confiabilidade e os serviços oferecidos.

 

Entre eles citamos um checkout transparente, recursos de promoções, logística e frete, temas responsivos, com versões mobile e apps, gestão de vendas, recursos de SEO, ferramentas de e-mail marketing, entre outras.

 

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