Sua marca parece estar invisível na web? Se você possui uma loja bem estruturada, com bons processos de gestão, produtos ou serviços de qualidade, mas não consegue atrair leads qualificados e ampliar sua carteira de clientes, pode ser que o problema esteja em sua estratégia de marketing (ou ausência dela!).

 

No post de hoje vamos ajudá-lo a diagnosticar o que há de errado com seu e-commerce e como você pode alavancar suas taxas de cliques e fidelização de clientes por meio do Inbound Marketing (marketing de atração)! Confira!

Não estar presente nas redes sociais

A regra de ouro para quem quer turbinar seu processo de captação de clientes é integrar seu site às mídias sociais. Você pode criar um perfil amigável no Facebook ou no Instagram, por exemplo, descrevendo diariamente o dia a dia da empresa, postando fotos de bastidores de reuniões, desenvolvendo ações promocionais que estimulem os fãs a compartilharem a marca, dentre outras ações.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

Não vincular a loja a um conceito

O lance aqui é não só divulgar, mas espalhar a “visão de mundo” da empresa, tornando-a mais humana perante os olhos de quem a conhece. Lógico que isso não se dissemina de um dia para o outro, é o resultado de um conjunto de ações de marketing digital ao longo dos anos que irão “colar” à marca do seu e-commerce uma determinada mentalidade, com valores e perspectivas.

 

Quem é especialista em fazer isso é a Coca-Cola, que busca em todas as suas campanhas publicitárias, associar sua marca ao conceito de “felicidade”. Isso se faz através de diversas formas, inclusive pelas redes sociais.

 

Entre na página Coca no Face e você perceberá a enorme quantidade de textos e imagens refletindo sobre a importância de ser feliz. Essa estratégia é poderosa e é capaz de, no longo prazo, conquistar e fidelizar clientes, tornando-o quase um missionário de sua marca, pela força da relação afetiva desenvolvida com a companhia.

Não estar bem posicionado nas páginas de buscas

Parafraseando o especialista em marketing digital Conrado Adolfo, “a melhor maneira de encontrar um cliente é ser encontrado por ele”. Este alvo poderá ser alcançado com maior eficiência por meio das ferramentas de SEM (Search Engine Marketing), especialmente SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas que têm como objetivo melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca. Lembre-se também de que os custos baixos de divulgação, em comparação com o varejo comum, justificam um esforço extra para disseminar sua marca e torná-la mais amigável na web!

 

Aproveite e confira abaixo o vídeo com excelentes dicas e técnicas de SEO para otimizar seu e-commerce:

Não disponibilizar muitas opções de pagamento

Este é um erro que pode fazer com que muitas pessoas não fechem uma compra no seu comércio virtual. Os usuários precisam se sentir livres para escolherem a forma de pagamento que melhor lhes convierem. Portanto, inflexibilidade só contribui para afastar seus potenciais novos clientes.

Não ter uma estratégia bem traçada e gerenciada de marketing digital

O desenvolvimento de uma estratégia de comunicação eficiente, que apresente e aproxime sua marca a pessoas certas e no momento certo, não é missão para amadores. Existe um oceano de táticas complexas de comunicação, efetuadas de forma sistêmica e integradas com outras estratégias multicanais, pensadas milimetricamente para alcançar e conquistar o público-alvo da organização.

 

Este ponto merece atenção especial: muitas empresas entregam a joia dourada de sua organização, a comunicação da empresa, nas mãos de parentes ou pessoas que “quebram um galho” na montagem de folder, criação de plataformas amadoras ou criação de textos, por exemplo, desconhecendo os princípios básicos de marketing e captação de clientes.

 

O trabalho de marketing de atração (Inbound Marketing) ideal é aquele que faz com que a sua marca esteja na mente das pessoas quando estas precisam de um serviço ou produto. É transformar desconhecidos em leads; leads em potenciais clientes; clientes em missionários da empresa.

 

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