Quer vender mais? Aprenda a utilizar o SEO para e-commerce

O SEO para e-commerce é uma das ferramentas mais práticas e econômicas para impulsionar as suas vendas na internet. SEO é uma sigla que corresponde ao termo em inglês Search Engine Optimization, ou seja, trata de estratégias de otimização para mecanismos de busca, como o Google. O objetivo dessa técnica é atrair tráfego qualificado para o seu site.

 

Quer saber como vender mais com técnicas de SEO para e-commerce? Continue a leitura!

Entenda como funciona o SEO para e-commerce

O Google tem atualmente o objetivo de oferecer o melhor resultado para aquilo que os usuários buscam. Por isso, tende a valorizar alguns sites em relação a outros. Como já é comprovado que as pessoas não passam dos primeiros resultados da busca, estar bem posicionado é essencial para o sucesso do seu e-commerce.

 

Veja algumas formas básicas de melhorar a sua posição:

 

 

Além das dicas acima, que são de extrema importância e já são utilizadas pela maioria das lojas virtuais, é preciso inovar! Há estratégias de SEO mais avançadas que podem ajudar a vender mais. Falamos delas a seguir.

Pense em palavras-chave de long-tail

A estratégia de SEO começam com a pesquisa e escolha das palavras-chave, ou keywords, que podem ser divididas entre head-tail (palavras mais procuradas e abrangentes) e long-tail (palavras mais específicas e direcionadas). Quem está começando deve investir principalmente em long tails. Nesse caso, o número de pesquisa é menor, mas a conversão tende a ser maior porque atrai justamente o usuário que está mais próximo da decisão de compra.

 

Veja alguns exemplos:

 

  • Head tail: alimentos;
  • Long tail: alimentos funcionais com óleo de coco.

Recheie as páginas de conteúdo

Utilize diversos formatos de conteúdos nas suas páginas, como imagens, vídeos, sugestões de uso, avaliações, perguntas e respostas, infográficos e simuladores. Quanto mais informações, mais tempo o usuário fica na página, e isso ajuda o Google a entender que a sua loja é relevante.

 

Mas fique atento: quantidade não é qualidade! O conteúdo precisa ser realmente interessante para o seu público.

Preocupe-se com a arquitetura do site

A arquitetura do site é a maneira como o conteúdo está organizado e como as páginas do site se relacionam. Essa organização é imprescindível para que o usuário navegue de forma rápida e agradável, e isso resulte em mais visitas.

 

Para tanto, planeje bem a criação de categorias e subcategorias de produtos e utilize breadcrumbs — “trilhas” que mostram o caminho percorrido pelo usuário.

Invista na velocidade de carregamento

Há alguns anos o Google informou que a velocidade de carregamento dos sites entraria para o seu algoritmo de ranqueamento. Afinal, isso interfere diretamente na experiência do usuário e faz com que ele fique mais ou menos tempo navegando.

 

Dica: acesse o PageSpeed Insights, fornecido pelo próprio Google, que traz várias sugestões de melhoria.

Não desative URLs antigas

É comum que algumas empresas desativem as páginas dos produtos que já não estão mais em linha: um grande erro que prejudica muito a sua estratégia de SEO. É que as páginas mais antigas ajudam a dar credibilidade ao seu site, melhorando o posicionamento no Google.

 

Uma sugestão é criar formulários para que o usuário preencha com seu endereço de e-mail para receber informações de quando o produto voltar ao estoque. Outra alternativa é direcionar o usuário para páginas com produtos semelhantes.

 

O SEO para e-commerce exige dedicação, mas é atualmente uma das melhores estratégias para se destacar no Google e atrair tráfego para o seu site. Quer saber outra forma de gerar mais visitas? Clique e acesse nosso post que fala sobre como criar promoções para a sua loja virtual. Boa leitura!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também:  TwitterFacebookInstagram eYouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais