Nos passos anteriores, você já escolheu o que vai vender, definiu seus fornecedores e até escolheu e registrou seu domínio. No passo 4 do guia, daremos dicas para a plataforma da sua loja virtual. Acompanhe:

Por que usar uma plataforma de e-commerce?

Há algum tempo atrás, o empreendedor que desejava montar uma loja virtual precisaria possuir um conhecimento técnico bastante extenso, ou a verba disponível para contratar um time de desenvolvimento. 

Seriam semanas de trabalho no desenvolvimento dos códigos responsáveis por mostrar os produtos, efetuar as transações, controlar os estoques, dentre tantos outros processos necessários à operação e gerenciamento de um comércio.

Hoje em dia, felizmente existem empresas que oferecem toda esta infraestrutura pronta ao lojista: são as plataformas de e-commerce. 

Para muitos lojistas que estão entrando no mercado agora, saber como escolher uma boa plataforma de e-commerce pode ser uma das etapas mais trabalhosas de todo o processo de criação da sua loja virtual.

Uma boa plataforma de e-commerce funciona nos “bastidores” da operação, invisível aos olhos do cliente. Mas não se engane sobre a sua importância. É a plataforma de e-commerce que desempenha funções como:

  • Cadastro de clientes;
  • Registro de produtos, suas descrições e fotos;
  • Gerenciamento dos preços dos produtos;
  • Carrinho de compras;
  • Emissão de boletos e cobranças.

 Livre da preocupação em desenvolver e manter estas funções, que são cruciais em qualquer loja virtual, o empreendedor pode focar seus esforços nas suas estratégias de divulgação e venda!

 

Composição de uma plataforma de e-commerce

De forma resumida, as plataformas são compostas por 2 ambientes principais: o Front End e o Back End.

 

Front End

O Front End da plataforma de e-commerce é a parte do sistema responsável pelo seu layout, ou seja, como ela é vista pelo consumidor.

É como se fosse a vitrine da loja, exibindo os produtos, os preços e todos os seus outros detalhes.

 

Back End

Já o Back End é o espaço oficial do sistema, ou seja, é tudo que acontece por trás da “vitrine” da loja. 

Nessa parte é possível fazer coisas do tipo: 

  • Controlar o estoque;
  • Cadastrar os produtos;
  • Receber pedidos;
  • Verificar pagamentos;
  • Dentre muitas outras atividades e demandas https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativas.

 

Sabia que criar uma loja virtual é muito mais fácil que você imagina?

 

Grátis ou paga?

Existem diversas modalidades dentre as plataformas de e-commerce. Algumas delas são grátis e de código aberto. 

Isto permite total customização e adequação às suas necessidades, porém é necessário conhecimento específico para fazer estas modificações e manter a loja funcionando. 

Muitas vezes isto requererá a contratação de mão de obra especializada, que não é barata.

Outra opção é contratar uma plataforma paga. Normalmente existe uma assinatura mensal pelo uso do serviço, ajustada conforme o volume de acessos e movimentação financeira total da loja. Uma grande vantagem deste modelo é que, com a infraestrutura preparada da plataforma, é possível colocar a loja em funcionamento muito rápido e com um investimento muito baixo.

 

 

Quais são as funções mais importantes?

Mesmo dentre as opções pagas apenas, ainda são muitos serviços diferentes para escolher. 

Você deve procurar algum que possua todas as funcionalidades necessárias ao bom funcionamento da sua loja. Embora as necessidades variem em cada caso, algumas linhas gerais devem ser observadas.

Verifique se a plataforma de e-commerce que você quer contratar oferece:

  • Cadastro de número ilimitado de produtos e clientes;
  • Funcionalidade B2C e B2B (vendas direta ao consumidor e para outras empresas);
  • Suporte técnico de qualidade;
  • Cálculo automático de frete;
  • Painel de controle personalizável e fácil de usar;
  • Possibilidade de uso de designs customizados nas lojas;
  • Checkout transparente;
  • Compatibilidade com certificados SSL e site blindado;
  • Relatórios de desempenho completos;
  • Suporte às diversas formas de pagamento;
  • Cupons de desconto;
  • Possibilidade de chat on-line.

 

Antes de contratar qualquer serviço, verifique o histórico da empresa, há quanto tempo ela está no mercado e se há reclamações ou problemas judiciais com ela. 

Lembre-se também de comparar os preços e funcionalidades das diversas plataformas para determinar qual é o melhor custo/benefício para o seu negócio.

 

Flexibilidade da plataforma

Outro ponto que precisa ser analisado é o quão flexível aquela plataforma é. Ou seja, o quanto do layout da sua loja virtual, poderá ser adaptado de acordo com o seu negócio. 

Pode não parecer importante, mas o cliente admira um site personalizado que deixa tudo acessível.

Se a plataforma de e-commerce é flexível a ponto de atender a todos os seus requisitos, verifique também se as edições podem ser feitas de forma rápida e descomplicada por você e sua equipe, ou se é necessário contratar uma equipe técnica para fazer modificações na plataforma.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

 

Analise de que forma será feito o pagamento 

É essencial que, antes de escolher sua plataforma de e-commerce, você verifique como é o procedimento de pagamento nas compras feitas por ela. Lembrando que será através desse canal que você receberá os pagamentos pelas vendas efetuadas!

Na verdade, todo mundo sabe que o pagamento é uma das etapas mais relevantes das compras online, então é preciso se atentar a esse detalhe também.

Observe se a plataforma tem um gateway de pagamento próprio ou se ela está integrada com o gateway que você prefere.

Uma boa plataforma de e-commerce é fundamental para dar robustez e apoiar o crescimento do seu negócio. 

Além disso, quando você trabalha com uma organização sólida, com um bom histórico no mercado, você evita surpresas que podem ser causadas pela inexperiência da equipe

Com estes cuidados, você poderá lançar a sua loja com o pé-direito, começar a vender rapidamente e com um investimento baixo. Bons negócios!

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