O AdWords é o produto de publicidade do Google. Ele funciona mostrando links nas páginas de resultado de busca e em páginas da rede de anúncios do Google. Hoje vamos mostrar que esta ferramenta, quando usada corretamente, irá turbinar sua loja online. Saiba o por quê:

Grande abrangência

O Google é, disparado, o mecanismo de busca mais popular da internet. Mais de três quartos de todas as buscas realizadas no mundo são feitas lá. O site é incrivelmente popular e é a página de entrada na internet para milhões de pessoas. Isto significa que o público potencial da sua campanha é de milhões de pessoas, considerando apenas os links em resultados de busca.

Além disto, os anúncios feitos no AdWords contam com uma rede de milhões de blogs que usam os links patrocinados do Google para monetização. Sabe quando você entra em um site e vê um banner ou link com uma marcação “Anúncio Google”? Seu site pode aparecer alí.

Alta capacidade de segmentação

Ao se deparar com um público potencial tão grande, o primeiro problema que temos em mente é que este público é incrívelmente diverso. Não faria sentido mostrar anúncios a todas estas pessoas, já que a maioria delas simplesmente não tem interesse no seu produto ou serviço. É por isso que o AdWords conta com ferramentas poderosas para segmentação de anúncios.

Isto significa que, na prática, apenas o público que você procura será atingido pela sua campanha. Por exemplo, se você tem uma joalheria e anuncia no AdWords, apenas as pessoas que estiverem procurando artigos relacionados a jóias serão expostas ao seus anúncios.

Além da separação por palavras-chave é possível utilizar critérios de localização geográfica, linguagem, tópico e até por dispositivo. Por exemplo, é possível exibir um determinado anúncio para pessoas que estejam em determinado lugar, procurando tal tema em seus celulares ou tablets apenas.

Esta segmentação entretanto, exige cuidado. Se por um lado é possível escolher exatamente o público-alvo que se deseja atingir, por outro é possível que critérios demais tornem seu anúncio visto por pouquíssimas pessoas.

Ferramentas poderosas de relatório e análise

Com tantas opções e possibilidades, seria praticamente impossível ter certeza se um anúncio está tendo ou não um bom retorno. Para isto, o Google disponibiliza ferramentas robustas para gerar relatórios de desempenho dos anúncios.

É possível acompanhar em tempo real a quantidade de vezes que cada anúncio foi mostrado e quantas vezes ele foi clicado. Como é possível fazer modificações nas configurações da sua campanha a qualquer momento, o anunciante pode reagir rapidamente, fazendo correções e otimizando sempre o seu investimento.

Custo baixo, flexível e sempre sob controle

O AdWords não funciona com custos fixos recorrentes, como uma assinatura mensal. Existe apenas uma pequena taxa de ativação da conta, que só precisa ser paga uma vez, de R$20,00. A partir daí, o anunciante define qual será o seu gasto máximo e paga apenas pelas quantidade de vezes que o seu foi clicado, dentro daquele valor.

O custo por clique (frequentemente abreviado como CPC) varia com uma série de fatores, porém o próprio Google fornece a Keyword Tool, a ferramenta de palavras chave, para estimar qual será o custo por palavra e encontrar alternativas mais baratas, ou mais eficientes.

Esta forma de cobrança, sob demanda, também torna a ferramenta adaptável para a realidade financeira de qualquer empresa. Se você possui uma grande loja, pode fazer campanhas de dezenas de milhares de reais, com enorme abrangência e anúncios em várias páginas. E se possui uma loja pequena ainda pode conseguir bons resultados investindo pouco em anúncios mais específicos.

Como você pôde ver, o Google AdWords é uma ferramenta muito poderosa e versátil. Seja qual for o objetivo da sua campanha, ele pode ajudar a sua loja a ganhar mais tráfego, melhorar suas taxas de conversão e, claro, maximizar os lucros da sua empresa. Para isto, defina metas, planeje a sua campanha e acompanhe sempre seus resultados, fazendo ajustes ao longo do percurso.

 

Acompanhe o blog da iSET para aprender mais dicas de como melhorar a sua presença online e expandir sempre seus negócios.

E você? Já fez uma campanha no AdWords? Quais foram os seus resultados? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

 

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