Segundo uma pesquisa encomendada pela Oberthur Technologies, empresa francesa que atua com segurança digital, 79% dos usuários que compram on-line afirmaram mudanças no comportamento de consumo por conta da desconfiança ou medo de fraude. Ainda de acordo com o estudo, as reações mais comuns são: redução do número de sites em que realizam compras ou diminuição do consumo.

 

O assunto merece atenção, afinal, existem dezenas de empresas fazendo marketing em cima de um princípio básico no e-commerce: proteção de dados dos clientes. Veja bem, não é que esse não seja um diferencial: é mais uma obrigação dos lojistas do que um “argumento de persuasão”. Diferencial competitivo é preço, frete, produto, promoção, e não garantia de compra segura. Você pode e deve deixar a informação visível, contudo, tenha ciência de que este é seu dever como empreendedor.

 

Para ficar ainda mais claro, listamos pontos vitais que exemplificam por que é indispensável investir na segurança digital do e-commerce. Acompanhe!

Check outs inseguros

As etapas de checkout devem ser impecáveis, dentro do possível. Ao digitar, por exemplo,  os dados de cartão, os consumidores ficam atentos a tudo o que acontece. Desse modo, caso a página demore a carregar ou apresente algum tipo de erro que cause interrupção no sistema, seu cliente ficará preocupado, desconfortável e com muito medo de ter caído em alguma espécie de fraude. Quais os resultados? Ele provavelmente nunca mais irá comprar nada em sua loja virtual e você corre o risco de sofrer propagandas negativas.

Certificado SSL  e Sistema Anti Fraude

“É muito caro”, “prefiro começar com investimentos menores”, “não entendo nada desse assunto”… Se você pretende ter uma loja virtual de sucesso, mas está com esses pensamentos… esqueça! Um universo competitivo como o e-commerce não admite empreendedores que não possam oferecer o mínimo necessário aos seus clientes.

 

Os certificados de segurança e uso de sistemas anti fraude são fundamentais para a realização de vendas e devem ficar sempre visíveis em sua página. Além de garantirem o aumento da sua taxa de conversão, previnem problemas e melhoram o rankeamento de seu site nos resultados dos principais mecanismos de busca, como por exemplo, o Google.

Complexidade das senhas

Existe uma infinidade de softwares maliciosos que realizam combinações usando nome, sobrenome, data de nascimento, entre outros, a fim de descobrir qual a senha de seus clientes. Uma boa alternativa para evitar transtornos é a exigência de senhas que envolvam números, letras, caracteres e até mesmo diferenciação entre maiúsculas e minúsculas.

 

Embora o cadastro torne-se um pouco mais demorado, o cliente perceberá que seu site está atuando com profissionalismo e se sentirá mais protegido. Outra vantagem é que essas condições são favoráveis para o aumento da taxa de conversão.

Má reputação

Se o seu cliente em potencial não estiver seguro para realizar uma compra, é bem provável que ele faça uma rápida pesquisa na internet para saber se sua marca é ou não confiável. Caso ele encontre reclamações que envolvam falta de segurança em sua loja, ele provavelmente fechará sua página e comprará com a concorrência. Monitore os principais sites de reclamação e colabore para a resolução dos problemas. Lembre-se  de que essas informações perduram na internet e ficam visíveis para todos.

 

Não investir na segurança dos dados de seus clientes é podar todas as suas chances de crescimento. Cedo ou tarde, empresas que agem assim acabarão caindo na mão de pessoas mal intencionadas que irão prejudicar não apenas seus clientes como também poderão manchar a reputação da sua marca.

 

Percebeu o quanto seus investimentos em segurança refletem em sua taxa de conversão? Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente quais serão seus próximos passos com relação a segurança do e-commerce, deixando um comentário!

 

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