Você sabe o que é uma estratégia de marketing digital?

Até chegar neste ponto, você já decidiu que tipo de produto comercializa, já aprendeu a escolher seus fornecedores, registrou um domínio na Internet, criou uma identidade visual para o seu negócio e ainda conferiu outros passos importantes para a consolidação do seu e-commerce.

Agora, você está enfim diante de uma etapa fundamental para a conquista de novos clientes, a promoção da imagem da sua loja e a divulgação de seus serviços e produtos: a criação de uma estratégia de marketing digital.

O sucesso de uma empresa, de fato, está cada vez mais dependente de um bom planejamento que vise sua projeção e sua popularidade no mercado.

Quer saber quais são as dicas para montar uma estratégia de marketing digital? Confira o último passo para alavancar de vez sua loja online!

 

Estabeleça objetivos

A definição das metas a serem alcançadas através da estratégia é crucial para os próximos procedimentos. 

Ao definir um objetivo você deve especificar abertamente o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.

Determine objetivos coerentes com o tipo do seu negócio, levando ainda em consideração os seguintes critérios:

  • Clareza e precisão: as metas devem ser facilmente compreensíveis para todos os membros da equipe envolvidos na estratégia de marketing digital;
  • Avaliabilidade: os objetivos deverão ser avaliáveis, permitindo saber qual é seu nível de cumprimento e também o grau de desenvolvimento das pessoas que estão trabalhando para alcançá-los;
  • Ser quantificáveis: as metas devem poder designar, por exemplo, qual é o volume de vendas a alcançar, a cota de mercado a obter ou o índice de satisfação dos clientes a atingir.

 

 

Defina as estratégias para atingir as metas

Agora é a hora de colocar os objetivos anteriormente definidos em prática. 

Para isso, é preciso que você determine 3 itens importantes: seu alvo, suas fontes de mercado e seu posicionamento.

Para atingir seus clientes-alvo com uma estratégia, é necessário saber primeiro qual é o segmento de mercado ao, qual você se dirige

Tenha em sua mente, de forma definitiva e clara, qual o público que você deseja alcançar com a implantação das estratégias de marketing digital

Lembre-se de que uma marca ou um produto muito dificilmente interessa a todos os consumidores.

Ao estabelecer as fontes de mercado, você estará definindo quais são as marcas ou produtos concorrentes do seu negócio.

Existem 3 tipos de fontes: 

  • Produtos similares aos que já são vendidos na sua empresa (nesta estratégia, uma empresa lança um produto que concorrerá diretamente com o seu); 
  • Os produtos da mesma categoria vendidos por concorrentes (você lança produtos que concorrem diretamente com os produtos de outras empresas) 
  • E por fim os produtos de outra categoria (acontece no caso de itens que são frutos de uma inovação, criando um segmento na sua área de atuação).

O posicionamento diz respeito ao modo como você deseja ser visto pelo seu cliente, ou seja, seu alvo principal. Assim, a questão principal é estabelecer como seu produto se diferencia dos outros.

Ao pensar nesta distinção, considere que ele deverá ser importante para o cliente, difícil de imitar, não representar uma despesa exorbitante para o comprador e ser rentável para seu negócio.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Determine pontos periódicos de checagem

Em meio ao processo de montar uma estratégia de marketing digital, é essencial que o empresário assuma uma atitude constante de controle da situação e reajuste do que já foi realizado.

Deste modo, faça uma avaliação periódica do quadro geral, verificando suas principais métricas e em quais níveis ideais elas deverão estar para alcançar os objetivos traçados.

Não se esqueça de checar o impacto no mercado, a evolução das vendas, o desempenho da empresa e, é claro, o cumprimento do seu plano de marketing digital

Através de uma avaliação cuidadosa, você conseguirá corrigir e evitar falhas no percurso.

 

Analise e conheça bem o seu público-alvo

Uma das principais etapas para quem vai criar um plano de marketing digital é a de pesquisar as principais características do seu público alvo

Baseado nesta pesquisa podemos traçar o perfil de um público escolhido e dessa forma adequar a linguagem e o conteúdo que será produzido em nossas operações.

Além disso, também é possível conduzir suas campanhas para quem realmente importa, utilizando ferramentas de segmentação disponíveis, por exemplo, no Google Ads e Facebook Ad. 

Após determinar seu público-alvo, tenha uma persona, ou seja, um cliente em potencial imaginário que tem todas as características do grupo que você procura atingir.

A personificação do seu público vai auxiliar muito na hora de entender o comportamento do grupo, suas carências e desejos. 

 

  • Dica: para criar um plano de marketing digital eficiente você precisa focar no público que você pretende atingir!

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Elabore um plano financeiro

Após definir a estratégia de marketing digital completa, é muito importante fazer uma planilha de custos. 

Com certo planejamento financeiro, você conseguirá saber exatamente quais serão os gastos com cada uma das ações e comparar com o que espera lucrar.

Com certeza ficará muito mais fácil ter controle das finanças e evitar riscos.

Nesse post, você pode acompanhar algumas dicas sobre como montar uma estratégia de marketing digital para sua empresa e alguns pontos fundamentais para seu sucesso.

E você? Já considerou aplicar estratégias de marketing digital no seu negócio? O que achou das dicas? Não se esqueça de comentar, nos contando os seus resultados.

Para aprender mais sobre como alavancar o seu e-commerce, acompanhe o blog da iSET!

 

Leia também:

 

Não se esqueça de se inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: TwitterFacebookInstagramLinkedIn e YouTube.