Apesar de estarmos em saldo negativo no que se diz respeito à criação de empresas no Brasil, ainda estamos bem no topo da lista, ano vai, ano vem.

 

Nós brasileiros estamos acostumados a sempre dar um jeitinho, fazer algum bico, algum trabalho por fora para aumentarmos nem que seja um pouquinho, a nossa renda mensal. Então, não é surpresa que grande parte dos brasileiros em algum momento de suas vidas abriram, ou pensaram em abrir alguma empresa. E, recentemente, muitas das empresas abertas são de algum negócio online.

 

O problema é que muitas dessas pessoas ainda não sabem da importância de organizar as contas a pagar em seu negócio online. Vem comigo que vou listar algumas dicas para ajudá-lo. Confira:

1. Faça uma planilha

Fazer uma planilha no excel pode parecer um bicho de 7 cabeças quando não temos nenhum conhecimento, felizmente, o Google está aí para resolver este problema pra gente.

 

Ao pesquisar um pouco, podemos encontrar várias planilhas prontas que irão precisar apenas ser alimentadas com os dados necessários.

 

Então se você quer ter um negócio online e vende algum produto físico, primeiro você tem que entender que o preço de venda ideal é aquele que irá cobrir todos os custos e despesas. Além disso, o mesmo deve ser competitivo e, na medida do possível, ser melhor do que a concorrência.

 

Para sabermos qual o valor, com uma margem de lucro boa, precisamos saber o CAM, ou seja, Custo de Aquisição da Mercadoria.

 

Neste cálculo entra:

 

PUC = Preço de compra unitário

IPI = Imposto de produtos industrializados

ICMS = Imposto sobre a circulação de mercadorias

 

E por último, o valor do Frete.

 

Conseguindo juntar todas essas informações, agora você pode especular um preço de mercado que lhe dê lucro, e que seja competitivo.

 

Conheça algumas ferramentas que podem ser muito úteis na gestão financeira de seu negócio.

Vale à pena ressaltar que este é apenas um dos exemplos de cálculo que você deverá fazer, no caso da venda de info-produtos já é outra história.

2. Abrace a tecnologia

O mundo tecnológico está em constante evolução, e quanta evolução nós tivemos neste departamento de controle financeiro. Hoje em dia nós temos que maximizar o nosso tempo para podermos ser mais produtivos, e um bom software poderá te ajudar a organizar as contas a pagar do seu negócio de maneira muito eficaz.

 

Existem muitos softwares, mas hoje irei falar de um que a minha empresa vem usando com o passar dos anos, o Conta Azul.

 

O Conta Azul é um software online, pago, que possui integração com contas bancárias, faz controle e organização de contas a pagar, estoque e importação de notas fiscais.

 

Além disso, uma ferramenta que eu acho muito útil é o armazenamento de documentos dentro do gestor, desta forma você pode configurar uma data de vencimento para aquele boleto que você tem que pagar. Então, assim que chegar o dia do pagamento do mesmo, você simplesmente baixa o arquivo pelo próprio software, efetua o pagamento e aqui está a cereja do bolo: após ter efetuado o pagamento, você pode anexar o comprovante da mesma forma que você anexou o boleto para pagar, com isso, você nunca ficará sem saber se efetuou o pagamento daquela conta, ou não.

 

Ele também fornece vários tipo de relatórios importantes que você possa vir a precisar no futuro, como: Fluxo de caixa diário e mensal, relatório e faturamento por cliente, relatório de despesas e vendas, e alguns outros.

 

Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

3. Pague sempre em dia, e se possível, antecipe.

Multas e juros são coisas que você deve evitar o máximo possível, pois pode virar uma bola de neve no futuro.

 

Organize suas contas a pagar de forma que você realize os pagamentos sempre em dia, e se possível, antecipe aquele pagamento que pode gerar algum desconto ou vantagem ao antecipar.

4. Evite empréstimos

Empréstimos podem parecer a solução mágica para tudo, mas vá por mim, não é! Ainda mais se você ainda não tem uma solução de como virar o jogo para o seu negócio e voltar a ter lucro.

 

Então antes de procurar fazer um empréstimo, dê uma boa olhada para dentro de sua empresa e veja quais gastos podem ser cortados à fim de sobrar aquele dinheiro necessário para fazer o investimento que você precisa.

 

Empréstimos para tapar buracos só vão gerar mais buracos no futuro.

5. Não misture as contas pessoais com as empresariais

Este é um erro que geralmente ocorre com quem está começando, quem tem empresa familiar e também as de pequeno porte.

 

Pode parecer algo simples, mas isto acontece frequentemente neste meio. Digamos que você trabalha em uma empresa familiar, e todos os meses seus familiares levam as contas pessoais até a empresa e as pagam usando a conta empresarial, não especificam exatamente o que é aquele gasto, apenas te dão um comprovante de pagamento.

 

Neste caso você vai ter que se virar para fazer a conciliação no final do mês, quanto a empresa realmente está devendo ao sócio na hora da distribuição de lucros? Fica realmente muito difícil de saber.

 

Esta é apenas a superfície dos problemas, existem muitos outros irão vir se você não se organizar logo no começo.

 

Já possui uma loja virtual e gostaria de aumentar suas vendas? Saiba como clicando aqui!

6. Faça uma reserva emergencial

Criar uma reserva emergencial tem vários lados positivos, sendo um deles o mais cobiçado: tranquilidade de que caso aconteça algum imprevisto, você poderá lidar com graça e calma.

 

Ter uma reserva que seja de 3 a 6 vezes o rendimento mensal de sua empresa, é o objetivo que você tem que almejar.

 

Este dinheiro em caixa não só vai te trazer tranquilidade, como quando surgir uma oportunidade de investimento, você já vai estar preparado para ser um dos primeiros a agir.

 

DICA BÔNUS: Isto também se aplica em sua vida pessoal, tirar um dinheiro todo mês para colocar em sua reserva, ou seja, poupança, pode te livrar de muita dor de cabeça no futuro caso aconteça algum imprevisto.

 

[rock-convert-cta id=”49569″]

 

Espero que estas dicas tenham sido úteis para vocês e que contribua com o crescimento tanto de sua empresa quanto pessoal! Um forte abraço e sucesso para todos!

 

Não se esqueça de inscrever-se em nosso blog para receber nossa newsletter e nos siga em nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: TwitterFacebookInstagram e Youtube.