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Para você que está se perguntando o que é Marketplace, ele nada mais é do que um Shopping Virtual onde são encontradas diversas lojas em um único lugar.

 

No texto a seguir, iremos falar um pouco mais sobre o que é Marketplace e suas características, vantagens e desvantagens.

 

Os Marketplaces são divididos em alguns tipos, e os principais são:

B2B – Business to Business

O que é Marketplace B2B? É aquele em que empresas direcionam suas vendas para outras empresas, sendo necessário o cadastro usando CNPJ.

B2C – Business to Consumer

Esse modelo de Marketplace tem o foco dos lojistas voltado ao consumidor final como pessoa física.

C2C – Consumer to Consumer

Esse modelo de Marketplace transforma consumidores também em vendedores e os conecta a outros consumidores, sendo Mercado Livre e OLX ótimos exemplos para esse tipo.

Os principais Marketplaces no Brasil atualmente são:

– Americanas

– Submarino

– Shoptime

– SouBarato

– Mercado Livre

– Amazon

– Walmart

– Netshoes

– Zattini

– Dafiti

– OLX

 

O Marketplace é uma grande oportunidade para os lojistas apresentarem seu produto em uma loja já estabelecida no mercado, e que já possui a confiança dos consumidores como: Americanas, Submarino e Dafiti.

 

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Já para os consumidores, a grande vantagem é encontrar uma variedade maior de produtos e com uma concorrência grande entre os lojistas, que acaba resultando em um preço mais competitivo e melhores condições de pagamento.

 

Estar nos Marketplaces não impede que você tenha sua própria loja virtual e que realize vendas diretas ao consumidor final. A ideia é que uma plataforma complemente a outra, e assim, você consiga expandir seu alcance e suas vendas.

Agora que você já sabe o que é Marketplace, vamos as vantagens desse modelo para seu e-commerce:

Visibilidade

Com certeza, a visibilidade é a vantagem principal de se vender em Marketplaces.

 

Por já estarem há bastante tempo no mercado, a quantidade de visitas que recebem será bem maior do que a de um novo e-commerce, sendo assim, o investimento para atingir um público considerável é muito menor.

 

Como você está em uma plataforma com diversas grandes marcas, a procura por elas acaba gerando uma maior quantidade de acessos e, consequentemente, ao seu produto. Por isso, o custo para ser encontrado pelo consumidor acaba sendo bastante reduzido e o retorno gerado é maior, considerando o baixíssimo valor investido em publicidade em relação ao necessário para se trazer essa mesma quantidade de acessos para um novo e-commerce.

 

Além disso, com o passar do tempo, seu produto será conhecido por ser vendido em um local de confiança e, isso pode fazer com que os consumidores confiem também em sua marca, trazendo parte desse acesso diretamente para sua loja.

Aumento das Vendas

Devido a grande audiência dos Marketplaces, a possibilidade de se realizar mais vendas em um menor espaço de tempo é maior para aqueles lojistas que estão presentes no mesmo, com isso, você irá conquistar um maior número de clientes e aumentar de forma mais rápida a confiança dos consumidores a respeito de sua marca.

 

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Agora que já falamos o que é Marketplace e suas vantagens, vamos as desvantagens:

Dependência:

Ter o Marketplace como único canal de venda pode ser perigoso para seu negócio, tendo em vista que tais plataformas possuem regras e condições específicas para se vender através das mesmas que, uma vez que alteradas, essas regras podem passar a não ser mais atrativas para seu modelo de negócio, ou seja, você poderá simplesmente perder sua principal fonte de renda e, muitas vezes, ter que recomeçar do zero sua operação.

 

Por isso, é importante que sua própria loja virtual seja fortalecida paralelamente ao uso dos Marketplaces, aumentando assim a confiança dos consumidores em buscar diretamente sua loja para adquirirem os mesmos produtos encontrados nos Marketplaces.

 

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Alta concorrência:

Essa desvantagem para o vendedor acaba sendo uma vantagem para o consumidor.

 

Levando em consideração as grandes vantagens que o Marketplace possui, ele irá atrair uma quantidade elevada de vendedores interessados em aderir a essa plataforma e, assim, a concorrência pelos preços mais baixos será bem acirrada, fazendo com que se especializar em seu produto e entender bem a demanda de seu cliente seja um fator a mais para driblar tal concorrência.

Conclusão

Agora que sabemos o que é Marketplace e todo o conceito que o envolve, podemos concluir que este modelo de vendas é bastante amplo e pode ser muito explorado por diversos segmentos diferentes, fazendo com que se torne uma ótima ferramenta de vendas, principalmente quando ainda não se possui uma marca consolidada no mercado.

Vale lembrar que ele não deve ser seu único canal de venda e que ter sua própria loja virtual é sempre uma opção mais segura.

 

Está na hora de dar o primeiro passo e finalmente criar sua loja virtual!

 

Use o Marketplace como uma ferramenta para alavancar as vendas de sua loja, fazer sua marca ser reconhecida na internet e, assim, conquistar a confiança dos consumidores que estão cada dia mais criteriosos e buscam, além de um bom preço, uma ótima experiência de compra.

 

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Vinicius Kara
Consultor de Negócios na iSET com 8 anos de experiência em e-commerce. Preparando lojistas para alcançarem o sucesso tão esperado.
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