Apesar do Marketing de Afiliados ter surgido há anos, esse mercado, no Brasil, ainda é novidade e se mostra promissor, é o que diz o Produtor de conteúdo digital, Maicon Rissi.

 

Segundo Rissi, “o mundo de afiliados no Brasil ainda é muito novo comparado a outros países, como Estados Unidos; estamos há cerca de 10 anos atrasados nessa área… E, apesar disso, o marketing de afiliados no Brasil está evoluindo gradativamente e se profissionalizando no mercado, ainda há espaço para todos”.

 

Atualmente, já existem inúmeras empresas que trabalham com o programa de afiliados no Brasil e ainda há diversas formas de monetizar seu conteúdo na internet usando o marketing de afiliados.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliação (IBMAfiliados) de 2013 a 2015, uma média de 20 mil novos empreendedores digitais ingressam mensalmente no segmento. Por conta disso, foi possível observar que – apenas em 2019 – esse mercado cresceu 28% e igualou-se ao ritmo de expansão do e-commerce no país.

 

Portanto, esse com certeza é um mercado promissor. Por isso, separei o post de hoje para falar mais sobre o marketing de afiliados e como você pode vender online sem gastar nada. Vamos lá!

 

O que é Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados é um conjunto de estratégias que o afiliado de um programa de afiliados usa para divulgar os produtos e serviços da empresa em troca de comissões.

 

Esse marketing é uma ótima alternativa para pessoas que desejam trabalhar com vendas na internet sem gastar muito dinheiro ou tempo, criando uma loja virtual, por exemplo.

 

Além disso, o marketing de afiliados também é uma boa ferramenta para empresas que desejam aumentar a divulgação dos seus produtos online sem gastar muito dinheiro.

 

Se suas estratégias de marketing de afiliados resultam em vendas, você está lucrando! Se não, você não estará gastando nenhum centavo. Isso se dá pelo fato de que os custos com produção e questões relacionadas à empresa, são responsabilidade da empresa.

 

 

Quais as vantagens do Marketing de afiliados?

As vantagens do marketing de afiliados são muitas e separei uma lista para você conferir tudinho!

 

1- A principal vantagem do marketing de afiliados e o que atrai as pessoas para os programas de afiliados é a oportunidade de ganhar dinheiro sem chances de prejuízo, uma vez que não é preciso fazer investimentos.

 

2- O marketing de afiliados é uma forma de obter uma renda extra no mês sem precisar pagar por isso, uma vez que a adesão aos programas de afiliados é gratuita.

 

3- Qualquer canal que você use pode ser incorporado para usar as estratégias de Marketing de Afiliados. Blog, redes sociais e e-mail marketing, como veremos a seguir, são algumas opções para viabilizar os anúncios, o que mostra que os Programas de Afiliados são um tipo de marketing versátil!

 

4- É muito simples aderir a um programa de afiliados. Escolha a plataforma, crie a sua conta e comece a fazer a divulgação dos infoprodutos, sem burocracia ou taxas.

 

5- As preocupações não são de sua responsabilidade. Questões sobre a produção do produto, suporte de clientes e outros assuntos da loja/empresa, você deixa para o produtor!

 

6- Não é necessário ter um produto próprio para começar a ganhar dinheiro na internet. Por meio do Programas de Afiliados, você divulgará links para indicação de material produzido por outras pessoas e receberá comissões pelas vendas concretizadas.

 

7- Não é necessário ter um site ou e-commerce próprio. Você pode utilizar outras ferramentas, como, por exemplo, as redes sociais e o e-mail marketing.

 

Leia também: Por que me tornar um afiliado em um Programa de Afiliados?

 

Estratégias de Marketing de Afiliados

Se você deseja aplicar estratégias de marketing de afiliados sem gastar muito dinheiro e vender pela internet com lucro, é preciso se planejar devidamente e escolher as estratégias de divulgação certas para conseguir fazer vendas online.

 

Existem várias maneiras de divulgar um produto na internet e todas elas dependem de algumas questões importantes, como:

  • Nicho;
  • Público;
  • Canais de comunicação;
  • Landing page;
  • Site do produto;
  • Materiais extras disponibilizados pelo Produtor.

 

E-book 6 Estratégias pouco exploradas por quem vende em e-commerce

 

Pensando em todas essas variantes do seu contexto, separei 4 estratégias de marketing de afiliados de sucesso para você utilizar para vender pela internet, vamos lá!

 

1- Use as redes sociais ao seu favor

Para quem já tem muitos seguidores nas redes sociais, utilizá-las como uma de suas estratégias de divulgação de produtos digitais pode ser um ótimo começo.

 

Claro que o produto do programa de afiliados ao qual você se filiou precisa ter relação com os conteúdos que você já publica em suas redes sociais.

 

Na hora de utilizar suas redes sociais para vender, lembre-se de falar sobre temas que sejam interessantes para a audiência que você já tem e divulgar produtos que façam sentido para seu público.

 

E, se você ainda não tem muitos seguidores em suas redes sociais, isso não quer dizer que você não pode utilizar essa estratégia.

 

É claro que vai demorar um pouco mais para você fazer vendas, afinal, você precisa primeiro construir sua audiência. Porém, você pode começar a produzir conteúdos sobre um nicho e ir conquistando seguidores aos poucos.

 

Depois de conquistar sua audiência com conteúdos valiosos, você pode então partir para a divulgação dos produtos digitais.

 

2- Comece a produzir vídeos no YouTube

As pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdo em vídeo. Por isso, até mesmo as redes sociais investiram nesse formato de conteúdo e também é por esse motivo que o YouTube é o segundo maior buscador online, ficando atrás apenas do Google.

 

Sendo assim, você deve utilizar sim os vídeos em suas estratégias de marketing de afiliados. Existem várias opções de divulgação:

 

  • Fazer reviews de produto para que as pessoas que seguem seu canal conheçam melhor o produto ou serviço e as vantagens do mesmo;
  • Vídeos de dicas sobre o uso do produto e suas facilidades;
  • Educar sua audiência para que ela veja que tem um problema e, depois de um tempo, entenda que você pode ajudá-la.

 

Mas assim como nas redes sociais, ao fazer conteúdo para o YouTube, você não deve apenas tentar vender o tempo inteiro.

 

Tente criar mais conteúdo educativo do que conteúdo comercial voltado apenas para vendas.

 

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3- Invista em um blog

Uma estratégia que também envolve a criação de conteúdo valioso para sua audiência é o desenvolvimento de um blog.

 

Assim como no YouTube, com os conteúdos do blog, você consegue educar sua audiência ajudando-a a entender desde quais são seus problemas até encontrar soluções para cada um deles.

 

O objetivo da estratégia de blog é mostrar para as pessoas que você é especialista em sua área de atuação. O trabalho em um blog é de médio a longo prazo, mas ele é fundamental para te ajudar a ser uma autoridade em seu segmento de mercado.

 

Leia também: Por que o blog é o maior aliado do seu e-commerce

 

4- Produza e divulgue materiais gratuitos

Como afiliado, uma das estratégias de divulgação que você também pode utilizar é criar conteúdo ricos para completar informações que você já entrega de forma gratuita para sua audiência, seja no blog, no YouTube ou até nas redes sociais.

 

O melhor exemplo deste tipo de material gratuito são os ebooks. Você pode criar um ebook sobre um tema relacionado ao produto que você quer divulgar e colocar um formulário em seu blog para as pessoas preencherem com um e-mail e receberem, em troca, aquele conteúdo completo.

 

Com o contato e outras informações que as pessoas que baixaram o ebook deixaram, você consegue entender o estágio do funil de vendas de seus clientes em potencial e pode, então, criar uma estratégia de e-mail marketing para conquistar aquele cliente.

 

 

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