Hoje em dia, com um mercado cada vez mais competitivo, atender bem não é uma opção — é uma obrigação para quem não deseja ficar atrasado em relação à concorrência. E no e-commerce isso é ainda mais importante, pois ainda existem barreiras na mente do consumidor em relação às compras on-line. Por isso preparamos este post: para te ajudar a tornar o atendimento da sua loja virtual de eletrônicos um diferencial competitivo. Confira!

A importância do atendimento em uma loja virtual

O suporte deve ter um papel de destaque no ambiente virtual, já que a falta de uma estrutura física pode fazer o cliente se sentir um pouco inseguro, especialmente se ele ainda não tiver o costume de comprar pela internet. Nesse momento, é o atendimento que reforçará a comodidade e a segurança da loja virtual, tranquilizando o consumidor.

 

Até por ser o único contato humano dentro da operação, é preciso se dedicar de verdade, passar uma sensação de confiança e deixar claro para o cliente o que a loja pode fazer por ele — seja resolver uma simples dúvida ou registrar uma reclamação.

 

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Como tornar o atendimento um diferencial competitivo

Existem várias ferramentas muito úteis para tornar o seu atendimento excepcional e conquistar os consumidores. Veja algumas delas:

Tenha um chat integrado ao site

Essa talvez seja uma das melhores opções de atendimento on-line, pois permite prestar ajuda ao cliente no momento em que ele está escolhendo a melhor opção para as suas necessidades e no instante em que estiver considerando se comprará o produto. Uma resposta mais demorada pode não ser suficiente nesse tipo de situação, dependendo da urgência ou da impaciência da pessoa.

 

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Use as redes sociais

Além do chat, pode ser muito bom usar seus perfis nas redes sociais para tirar dúvidas ou responder a outros tipos de chamado. O tipo de ambiente rápido e de comunicação fácil é perfeito para esse tipo de interação com o público, além de deixar os usuários da web mais próximos da sua marca.

Automatize o que não muda

Não há motivo para responder as mesmas dúvidas sempre. Isso toma tempo valioso que poderia ser usado para melhorar outros aspectos do SAC e do negócio como um todo. Assim, crie uma seção de perguntas frequentes ou outro tipo de base de ajuda com as respostas já publicadas sobre seus procedimentos e produtos.

Quais são os benefícios do bom atendimento

Ao usar o atendimento como diferencial e realmente se dedicar a oferecer ajuda relevante, verá os seguintes benefícios:

Consumidores satisfeitos

Mesmo quando tem uma experiência negativa (entrega atrasada ou produto com defeito, por exemplo), o cliente pode ficar satisfeito e voltar a fazer negócio com a sua loja. Mas acontece desde que seja bem tratado e tenha seu problema resolvido de maneira adequada. O contrário também é verdade: se for mal atendido — mesmo que a compra tenha sido um sucesso —, pode escolher um concorrente na próxima vez.

Conquista de novos clientes

Outro detalhe muito importante é: as pessoas conversam. Sendo assim, a sua loja , bem como a assistência que ela presta , pode ser mencionada nas redes sociais ou mesmo em rodas de amigos. Isso significa que atender bem é também um investimento em divulgação, pois novos compradores surgirão se ouvirem boas coisas a seu respeito.

 

Para tornar o atendimento um diferencial competitivo, sua loja precisa pensar constantemente em novas maneiras de deixar os clientes felizes, além de oferecer produtos de qualidade e um atendimento diferenciado.

 

Como você tem atendido os clientes em sua loja virtual? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências em nossos comentários!

 

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