Assegurar que os produtos comprados em seu comércio eletrônico sejam entregues no prazo e reduzir os custos referentes aos serviços de entrega não são atitudes que agradam apenas o cliente, mas também auxiliam na gestão de uma perspectiva de crescimento de seu negócio.

 

Contudo, fazer isso funcionar positivamente para ambos os lados não é das tarefas a mais simples. Veja algumas dicas para melhorar a logística no e-commerce!

Planeje a gestão de entregas

A logística passa por diferentes processos. Portanto, não há como lidar com isso sem a devida programação.

 

Entenda que é necessário analisar desde o custo com fornecedores até os imprevistos relacionados às devoluções. Portanto, opte pelo melhor formato, ou seja, aquele capaz de atender às necessidades da operação do seu e-commerce.

 

Nesse caso, mantenha contato com o máximo de fornecedores que puder, pois os preços diversificam muito e isso ajuda na hora de controlar os gastos.

Organize o estoque para melhorar a logística no e-commerce

Uma maneira de colocar cada mercadoria em seu devido lugar é conhecendo o fluxo de saída dos produtos. Nesse caso, avalie quais são os que menos saem e os que proporcionam maior giro.

 

Afinal, garantir um layout eficiente nessas horas torna o processo fluido, porque os produtos de maior demanda podem ser remanejados para próximo da expedição, melhorando melhora no quesito rapidez.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

Invista em novos centros de distribuição para reduzir os custos

Se a sua intenção é a de reduzir os custos com a logística em sua loja virtual, então, deve considerar esse tópico. Mesmo que o investimento seja alto, a longo prazo isso beneficia não só quanto à redução dos custos, mas otimiza as estratégias voltadas para ampliação da cartela de clientes.

 

Muitas empresas estão buscando alternativas nesse sentido. E algumas delas já colocaram a ideia para funcionar, ou seja, estão saindo de seus limites, buscando oportunidades em localidades além das regiões Sul e Sudeste. Dessa maneira, conseguem atingir o público de uma região mais afastada sem gastar tanto.

Utilize ferramenta de gestão de frete

Infelizmente, o frete ainda é o motivo número um em relação ao abandono de carrinhos. Nesse caso, se o cliente não finaliza a compra, você deixa de ganhar. Hoje, já é possível contar com diversos softwares para reduzir esses contratempos e melhorar a gestão nesse cenário.

 

Portanto, avalie todas as contratações de frete de seu e-commerce, pois essa análise ajuda na percepção e planejamento estratégico na hora de cobrir as áreas que estão em desvantagem, seja subsidiando uma parte, diminuindo ou aumentando o custo com o frete ou até mesmo acrescentando outras taxas.

 

A gestão da logística envolve todo o time da sua empresa. Por isso, a comunicação é fundamental para que esses processos sejam executados da melhor maneira possível.

 

Envolva a sua equipe nesse tema e, se possível, trabalhe para que as áreas sejam integradas. Essa atitude ajuda na redução de possíveis gastos e, consequentemente, traz benefícios que auxiliam no controle e manutenção da logística do e-commerce.

 

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