Aumentar o alcance no Instagram virou sinônimo de sucesso para muitas empresas. O crescimento da métrica também é essencial para quem está investindo na rede social para a captação de clientes e ganhar dinheiro vendendo produtos online.

Uma forma de melhorar as métricas mais importantes no Instagram e ainda fazer a captação de clientes é usando as famosas Hashtags para Instagram. 

Se você quer saber tudo sobre as hashtags, esse post é para você. Leia até o final e saiba tudo o que você precisa saber para fazer captação de clientes pelo Instagram!

 

O que é Hashtag?

Hashtag é um termo em inglês proveniente da junção de duas palavras: hash, que significa “jogo da velha”, e tag, que significa “etiqueta”.

As hashtags para Instagram funcionam como uma etiqueta de marcação que segmenta os conteúdos das publicações em categorias.

Ela é representada pelo ícone # e sempre vem acompanhada de uma palavra ou frase, formando um link indexável na rede social.

 

 

Por que usar uma Hashtags para Instagram?

Antes, para obter novas vendas, as empresas faziam captação de clientes por telefone. Mas o mundo evoluiu e hoje, a melhor estratégia é fazer a captação de clientes pela internet com o marketing digital.

Nesse cenário, utilizar as Hashtags para Instagram tornaram-se estratégia fundamental no marketing de várias marcas que desejam vender online.

É possível usar esse recurso para atrair tráfego para blog, divulgar um novo produto, elevar o engajamento do seu perfil na plataforma, conseguir novos seguidores e muito mais!

Isso se dá pelo fato de que as pessoas podem curtir e seguir as Hashtags para Instagram. Assim, toda nova publicação que usar a tag no post aparecerá para todos os seguidores dela, mesmo que esses usuários não sigam necessariamente a pessoa que usou a hashtag.

Então, quanto mais você usar Hashtags para Instagram, maior é a possibilidade de alcançar mais usuários na rede social. Chegando a novas pessoas do seu público facilitando a captação de clientes. Incrível, não é?

O melhor é que essa segmentação ocorre naturalmente, pois as pessoas só seguem as Hashtags para Instagram pelas quais realmente se interessam.

Além disso, esse público alcançado demonstrará maior engajamento, fazendo com que sua publicação se saia melhor, sendo favorecida pelo algoritmo do Instagram.

Ou seja, uma vantagem desencadeia outra vantagem, tornando o uso das Hashtags para Instagram algo muito benéfico para o seu negócio online.

Bom, se você tem uma marca e já criou sua loja virtual no Instagram, é porque quer ser conhecido, não é mesmo? Então, de maneira bem resumida, as Hashtags para Instagram aumentarão as visualizações da sua conta nessa rede social.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Como usar Hashtags para Instagram?

Agora que você já sabe o que são as Hashtags para Instagram e qual é a grande importância delas, iremos trazer a seguir as dicas essenciais para você usá-las do modo certo para atingir seus objetivos na rede social: captação de clientes!

 

Quantidade ideal de hashtags

O Instagram estipula um limite de 30 hashtags por postagem. No entanto, o ideal é que você opte por utilizar, no máximo, 10 hashtags por postagem. 

Assim, você pode variar entre as hashtags padrão, mais gerais e mais específicas com o seu segmento de mercado.

É válido determinar de 3 a 4 hashtags que sejam padrões para o seu perfil, ou seja, são aquelas que você irá usar em todas as postagens da página. 

Por exemplo, se você vende produtos alimentícios veganos:

  • Hashtags padrão: #vegano #comidavegana #veganismo
  • Hashtags gerais: #comidaveganasimples #vegan #veganfood
  • Hashtags específicas: #bolovegano #sanduichevegano #nomedasuamarca 

 

 

Onde usar as hashtags

As Hashtags para Instagram com o objetivo de captação de clientes são usadas mais frequentemente em posts no feed, seja imagens ou vídeos.

Porém, além disso, as Hashtags para Instagram também podem ser usadas em outros formatos de publicação nessa rede social. Veja:

 

1- Biografia:

Já que é a primeira coisa que uma pessoa repara quando acessa o seu perfil no Instagram, é uma ótima dica para sua loja virtual no Instagram usar hashtags na bio, seja a hashtag da sua marca ou do seu segmento.

 

2- Stories

Sim, nos stories, pois sua publicação de curta duração aparecerá na página de explorar para aquele termo que você escolheu como hashtag. É possível colocar até 10 hashtags no Instagram Stories. Aposte nisso!

  • Dica secreta: para que a grande quantidade de hashtags não interfira na qualidade visual do seu stories, você pode colocá-las em texto bem pequeno e escuro no canto da imagem, assim ninguém vai ler, mas elas estarão fazendo o trabalho delas!

 

3- Reels

Apesar do novo formato de vídeo no Instagram já apresentar maior alcance, ainda vale colocar algumas Hashtags para Instagram para impulsionar ainda mais a sua publicação, alcançando ainda mais potenciais clientes!

 

4- IGTV

Também é possível usar as Hashtags para Instagram no IGTV. Esse é um ótimo meio de ajudar as pessoas e usuários da rede social a acharem o conteúdo que elas estão procurando, fazendo com que elas encontrem sua marca mais facilmente, tanto no app do Instagram quanto no app do IGTV.

 

Hashtags no comentário ou na legenda?

De acordo com uma pesquisa da Agora Pulse, hashtags na legenda geram mais likes e mais alcance. Em contrapartida, hashtags no primeiro comentário geram mais engajamento. 

Ou seja, o melhor local para inserir hashtags vai depender, principalmente, do foco da sua estratégia no Instagram. O ideal é que você faça testes com ambas as possibilidades para verificar qual performance melhor em relação ao seu negócio.

 

Como encontrar hashtags relevantes para seu negócio

Se você quer fazer a captação de clientes qualificados para a sua marca usando a rede social, as hashtags que você usar precisam ser relevantes para esse público e para o seu negócio.

Então, por mais que hashtags gerais alcancem bastante gente, esse público atraído será disperso e talvez não tão interessado na sua loja no Instagram.

Por isso, é preciso encontrar Hashtags para Instagram que são mais específicas, ligadas à sua marca.

Para encontrar Hashtags para Instagram só há um meio: pelo Instagram!

Vale pesquisar o que os concorrentes e influenciadores da sua área estão usando. Ou usar a própria busca do Instagram para ver quais são as variedades de hashtags mais usadas das hashtags gerais que tem ligação com seu nicho.

 

Incentive o público a usar sua hashtag

Para potencializar a promoção da sua marca com hashtags próprias, incentive os usuários a utilizá-las também.

Crie uma hashtag para o seu produto mais famoso e peça que os seguidores usem ela para publicar fotos, por exemplo. Assim você gera um buzz sobre a sua marca no Instagram e consegue fazer a captação de clientes mais facilmente.

 

Use hashtags de localização

Se você tem uma loja no Instagram com o objetivo de captação de clientes, é preciso aproveitar todas as oportunidades que a plataforma oferece.

Sendo assim, utilizar pontos de localização para usar como hashtag é uma estratégia que funciona e atrai moradores locais e turistas para qualquer tipo de negócio.

No entanto, essa tática funciona principalmente para negócios afetados pela localização, como fotógrafos de eventos, salões de beleza, delivery de comidas, escolas, feirinhas locais etc.

Assim, se você possui um negócio local, use as hashtags da sua cidade e de bairros próximos.

 

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E, se você quer saber como vender com sua loja virtual no Instagram, recomendamos que leia nosso post com as top 12 dicas imperdíveis para fazer sua loja no Instagram decolar!

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