Um adulto gasta em média pelo menos 2 horas e meia por dia acessando as redes sociais. Se você é dono de uma pequena empresa, essa informação é particularmente importante.

 

Quatorze anos após o Facebook ser lançado como uma rede social depois de ter sido criado num quarto em Harvard, as mídias sociais se tornaram um marco na nossa sociedade e em nossa vida cotidiana.

 

Alguns especialistas dizem que se você fizer um post em cada rede social disponível no mundo, você gastará todo o seu tempo do dia postando conteúdo.

 

É importante que sua pequena empresa tenha presença nas redes sociais mais relevantes para o seu negócio, ou até mesmo naquelas que você, o seu público-alvo ou sua persona está mais presente, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest entre outros. Mas se você tentou crescer nessas redes sociais, sabe muito bem que não é tão fácil quanto parece.

 

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A publicidade em redes sociais ajuda você a obter mais retorno do seu investimento em marketing, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de tempo que você tem que gastar nas mídias sociais. Embora essa seja uma prática de marketing padrão para empresas maiores, a maioria dos proprietários de pequenas empresas não sabe realmente como usar as redes sociais para anunciar.

 

É aqui que entra objetivo do conteúdo de hoje.

 

Neste guia, você encontrará as etapas, as soluções e as metas para ajudar a maximizar seus lucros de rede social com publicidade – mesmo com um orçamento para pequenas empresas

1. Entenda o objetivo da campanha

O primeiro passo é colaborar com sua equipe nos detalhes da campanha. Você está promovendo um evento? Você está vendendo algum produto ou serviço? Você está oferecendo um novo e-book ou download? Talvez você esteja trabalhando em uma campanha de doação social com um parceiro sem fins lucrativos. Seja qual for a campanha, entenda o objetivo final. Qual ação você deseja que o usuário ou o seguidor faça quando visualizar seu anúncio? O objetivo é claramente articulado, embora ainda seja divertido, amável e digno de compartilhar? Como você medirá a eficácia da campanha?

 

Pregue esses detalhes importantes primeiro para ter uma ideia clara de onde você está indo.

 

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2. Decida como promover a campanha em cada canal.

Agora é hora de decidir que tipo de conteúdo você precisará para cada canal de rede social. Você pode querer criar um pequeno vídeo para o Facebook e o Instagram. Um evento no Facebook precisará de uma imagem de banner especial. Você também pode precisar criar imagens para o Twitter e o Pinterest. Entender o propósito de cada canal é fundamental para que essa etapa funcione.

 

A publicidade nas redes sociais é fundamental se você deseja que as pessoas vejam e interajam com suas postagens. Se você ainda não começou a usar as ferramentas de publicidade nativas em cada canal de rede social, comece com apenas um canal e experimente para descobrir o que funciona melhor para seu público e seu conteúdo.

 

Quando terminar o planejamento, siga para o próximo passo!

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

3. Crie um calendário de conteúdo para a semana / mês. 

A próxima parte do processo de planejamento é, na verdade, traçar sua programação em um calendário. Que dias da semana e horários você postará conteúdo em seus canais sociais? Que mensagem e cópia criativa você usará para gerar engajamento? Você pode definir um resumo básico de como cada dia se parece para a semana ou mês da promoção em um modelo de calendário, como o exemplo abaixo de uma de nossas campanhas.

 

Cada dia tem 1-2 posts especiais para a campanha em diferentes canais.

4. Crie conteúdo visual de suporte.

Agora é hora de criar todos os componentes visuais que você planejou nas etapas 2 e 3. Você não precisa contratar um designer gráfico para criar imagens realmente divertidas e envolventes. Meu editor de imagens favorito pessoal é o Canva para criar imagens rápidas e fáceis com texto.

 

O Adobe Spark é um ótimo software de design porque ele não exige que você tenha tanto conhecimento em design gráfico. Dentro do Adobe Spark existem 3 tipos de ferramentas: o Adobe Spark Post, Adobe Spark Page e o Adobe Spark Video. Eles foram criados, respectivamente, para te ajudar a criar imagens chamativas para anúncios em redes sociais, criar páginas web de maneira simples e rápida e criar vídeos curtos e impressionantes. Tudo isso, de maneira bem simples e intuitiva.

 

Outra boa ferramenta é o Design Wizard. É um novo software de design gráfico que permite criar uma imagem personalizada em segundos. Tem mais de 1 milhão de imagens de alta qualidade em sua biblioteca e milhares de modelos. 

5. Agendar postagens.

Chegou o momento de agendar suas publicações! Você já possui um planejamento. Já tem um calendário. Criou um conteúdo incrível. Agora você já está pronto para juntar tudo isso e usar uma ferramenta de agendamento para rede social. O Hootsuite é uma ferramenta que pode te ajudar com isso, assim como o Buffer que também é uma excelente opção. 

6. Monitore e responda.

Não basta preparar toda a campanha e esquecê-la de lado! Isso não é uma Air Fryer. Esta é uma máquina de rede social bem estruturada, porém, embora possa estar funcionando aparentemente sem problemas, você ainda precisa aprimorá-la continuamente.

 

Sua responsabilidade como gestor de mídia social da sua empresa é simplesmente estar presente em seus perfis. Com essas ferramentas de gerenciamento sobre as quais falamos anteriormente, você pode configurar alertas no seu telefone. Dessa forma, se alguém comentar seu anúncio no Facebook ou responder um direct pelo Instagram, você poderá responder rapidamente.

7. Acompanhamento após o evento ou promoção, se necessário.

Se sua campanha for baseada em um evento ou for o lançamento de um novo produto, poderá fazer sentido acompanhar as fotos ou uma atualização. Se você fez um sorteio ou concurso, postar fotos do vencedor ou estatísticas sobre quantas pessoas participaram. Para um evento, você pode postar fotos do evento com uma recapitulação.

 

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8. Analise e ajuste. 

Reserve algum tempo para analisar os resultados das campanhas e ver o que funcionou e o que não funcionou. Talvez todos os seus anúncios programados para manhã tenham sido muito bons e seus anúncios no meio da tarde tenham fracassado. Ou um tipo de conteúdo visual ou de mensagens teve um envolvimento maior que o outro. Em seguida, use esse conhecimento para ajustar suas táticas para a próxima campanha.

 

Nem toda campanha de rede social terá todas essas etapas, mas é uma boa base. Sua atividade de mídia social deve ser totalmente integrada ao seu plano geral de Inbound Marketing. Ou seja, não perca de vista suas metas, sejam elas focadas em mais visitas, mais leads, mais clientes.

 

Gostou do conteúdo de hoje? Você faz algo diferente disso que eu disse? Quais são as suas dicas para gerenciar redes sociais? Compartilhe suas ideias geniais nos comentários abaixo!

 

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