Fotos de produto pelo celular: 5 dicas para tirar as melhores fotos

Quem está montando uma loja virtual nem sempre tem o investimento necessário para contratar um estúdio que fique responsável pelas imagens dos produtos. Por isso, é indispensável ter um pouco de iniciativa e criatividade para produzir um bom conteúdo, inclusive, fotos de produto pelo celular.

 

Muitos telefones têm câmeras de excelente qualidade e recursos que facilitam o seu trabalho, como o disparo automático ou por comando de voz. Utilizá-los, em parceria com outras dicas importantes, torna as suas sessões de fotos de produto ainda mais produtivas e com um resultado melhor do que o esperado.

 

Quer saber como?

 

Confira essas 5 dicas para tirar as melhores fotos de produto pelo celular. Boa leitura!

1. Aproveite a luz natural ao máximo

Se você não tem um estúdio com iluminação profissional paratirar as fotos dos produtos da sua loja, leve-os para um ambiente que tenha luz natural. Lugares com pouca luz forçam o smartphonea abrir a própria lente ao máximo, com o objetivo de melhorar a qualidade da imagem. O problema é que a foto tende a ficar granulada.

 

Escolha um ambiente com iluminação natural, entretanto, evite determinados horários, como o meio-dia — que a luz vem de cima. Opte pelo começo ou fim do dia.

2. Prepare o ambiente e os produtos

Antes de fotografar, verifique o estado do ambiente e dos produtos. Com o auxílio de um pincel, que pode ser daqueles que usamos para pintar, retire a poeira que se acumula nos vincos do objeto. Não esqueça de observar o nível de limpeza da bancada em que eles serão apoiados, pois isso pode ser capturado na imagem.

 

Poeira e marcas de dedo nos produtos podem tornar mais difícil o tratamento das suas fotos, pois elas não terão resolução o suficiente para que você apague cada detalhe.

3. Use um tripé e o disparo automático

Você pode estar segurando o celular com o máximo de firmeza, entretanto, ele continuará chacoalhando — e isso deixa as imagens com ruídos. Evite isso usando um tripé, que pode ser daqueles maiores usados com câmeras DSLR ou a versão mini. O importante é que o celular fique apoiado em um objeto imóvel.

 

O disparo da câmera também pode ser otimizado. Muitos telefones têm comando de voz, facilitando na hora de tirar a foto. E você também pode usar o timer.

4. Capriche nos ângulos das imagens

Tenha em mente que o consumidor do comércio eletrônico precisa ver o máximo de detalhes do produto, para que isso diminua a distância entre ele e o item. Por isso, não se limite apenas aos ângulos clichês. Mostre detalhes que as outras lojas dificilmente fotografam, como as bases dos produtos ou o porta-fio dos eletrônicos.

 

Imagens variadas ajudam a melhorar a experiência de consumo do cliente, pois ele passa a conhecer o produto tão bem quanto se estivesse dentro de uma loja física.

5. Evite usar o zoom da câmera do celular

A maioria dos telefones celulares não tem câmeras com zoom óptico, que é aquele que realmente se aproxima da imagem. O zoom dos aparelhos é digital, ou seja, funciona como se você estivesse cortando uma parte da foto e ampliando. Ao fazer isso, a imagem perderá nitidez.

 

Para contornar essa situação, você tem duas saídas: a primeira é caprichar nos ângulos e aproximar-se dos produtos; a segunda é adquirir um conjunto de lentes para celular, que costuma sair baratinho e vem cheio de recursos.

 

Quem disse que as fotos de produto pelo celular não poderiam ser incríveis? Basta um pouco de técnica e criatividade para que você produza imagens de boa qualidade para incrementar a descrição dos itens que são vendidos na sua loja virtual.

 

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