O crescimento do comércio eletrônico no ano de 2018 foi estimado em 12% em uma pesquisa recente. A Copa do Mundo e até mesmo as Eleições podem servir como gatilhos para o aumento das vendas.

 

Portanto, chegou a hora de investir no seu e-commerce e alavancar as suas vendas, garantindo a melhor experiência de compra aos seus consumidores. Como fazer isso? A resposta é simples: aposte na automação. Essa solução tecnológica é fundamental para o crescimento de qualquer negócio — seja ele online ou não.

 

Com ela, é possível escalonar processos e reduzir a ocorrência de falha humana. Em resumo, muitas vezes, trata-se de uma economia de tempo e de dinheiro que permite que seu foco seja destinado a outras importantes áreas do seu negócio.

 

Para saber mais sobre o tema, acompanhe este texto até o fim e descubra cinco diferentes tarefas que podem ser automatizadas no comércio eletrônico.

1. Controle de estoque

Vendas duplicadas e indisponibilidade de produtos são grandes prejuízos que nenhum empreendedor deveria ter que enfrentar. Felizmente, a tecnologia pode ser usada para facilitar isso, atuando no controle do estoque. É fundamental contar com uma plataforma capaz de registrar todas as saídas e as confirmações de pedido em tempo real, para que ocorra a devida gestão e estruturação logística.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

2. Fluxo de pagamentos

A agilidade na confirmação de um pagamento pode fazer toda a diferença na saúde do seu comércio eletrônico. Dessa forma, o pedido também pode ser atestado rapidamente, o que contribui para uma melhor experiência do consumidor. Essa automação integra os sistemas financeiros internos e externos do seu negócio e também diminui as chances de fraude.

3. E-mail marketing

Algumas etapas do relacionamento com o seu cliente também podem ser automatizadas. A principal delas é o e-mail marketing. Uma estratégia de comunicação robusta nesse canal possibilita um relacionamento personalizado e intimista. Além disso, investir em ferramentas de otimização é uma forma de escalonar esse serviço.

4. Atendimento ao cliente

Seja no seu site ou nas redes sociaiso seu CRM (Customer Relationship Management) também tem muito a ganhar com a automatização e com a aplicação da inteligência artificial. Respostas simples e que seguem um padrão podem ser usadas no Facebook para informar o horário de atendimento; um chatbot via WhatsApp pode informar as etapas do transporte do pedido até o cliente; entre outras possibilidades.

 

5. Rastreamento de mercadorias

Quanto mais clientes você conquista, mais desafiadora se torna a logística por trás da entrega de diversos pedidos simultâneos. O rastreamento de mercadorias integrado às transportadoras é uma forma de melhorar a experiência dos seus clientes e também desenvolver o seu pós-venda.

 

Com um mercado cada vez mais competitivo, é importante se destacar frente a concorrência. A automatização de processos no comércio eletrônico garante isso, uma vez que traz vantagens e comodidade tanto para você como para os seus clientes. Entretanto, para garantir a excelência nessas etapas, é importante contar com uma empresa especializada e que forneça o devido suporte.

 

Quer saber como podemos ajudar o seu negócio? Entre em contato com a gente e fale com um consultor agora mesmo. Teremos prazer em trabalhar com você!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.

Separamos algumas ferramentas gratuitas para você começar a usar hoje mesmo!