Tratando-se de lojas virtuais, podemos dizer que, um dos aspectos mais importantes para atrair novos clientes e fazer com que voltem a utilizar nossos serviços é criar um layout online bem pensado.

 

Por vezes nossa cabeça se enche de ideias acerca da aparência que desejamos para tal, entretanto expressá-las pode se tornar um problema, uma vez que, talvez não saibamos como começar a criar o layout online de maneira fácil e eficaz.

 

Além disso, é importante testar essas ideias, quanto antes o fizer e perceber quais elementos combinam mais com o estilo de e-commerce que visamos, melhor, uma vez que, com uma base sólida em mente, a necessidade de alterações diminui, acelerando assim o processo de ativar a loja e começar os negócios de forma assertiva.

 

Pensando nisso, aqui está uma lista de ferramentas que podem ajudá-lo a criar um layout online excelente e tirar o seu projeto do mundo das ideias e transformá-lo em um protótipo que guiará seu negócio para o caminho do sucesso.

 

Ferramentas pagas

*Licença As opções de ferramentas pagas aqui citadas possuem período de FREE TRIAL que, após encerrado, exigem que o usuário adquira alguma das opções de plano para continuar utilizando o serviço, portanto, é importante mensurar a necessidade de adquirir tais recursos visando o melhor custo benefício para o andamento do projeto.

 

Photoshop – Disponível para Microsoft Windows, Mac OS X e Linux (via Wine)

O Photoshop é uma das ferramentas mais conhecidas atualmente, seu sistema permite manipular e criar imagens dispondo de diversos recursos para tal. Sendo assim, apesar de não ser possível criar protótipos por meio dele, pode-se produzir diagramações de alta ou baixa fidelidade para criar um layout online, dependendo do que você procura alcançar com sua utilização no projeto.

 

É uma ferramenta completa, voltada ao design e que possui vários níveis de conhecimento, onde uma diagramação simples pode ser feita facilmente mesmo que por alguém sem muito conhecimento sobre o software.

 

Clique aqui para saber mais!

 

Illustrator – Disponível para Microsoft Windows, Mac OS X e Linux (via Wine)

O Illustrator por sua vez é uma ferramenta centrada na criação de imagens vetoriais, podendo ser mais eficaz que o item anterior na construção de diagramações para criar layout, uma vez que o uso de vetores facilita a criação e edição de elementos. Apesar de sua interface ser um pouco mais complexa que a do Photoshop, é possível criar projetos rapidamente por meio dele após um breve estudo sobre suas ferramentas.

 

Mesmo com uma maior facilidade na manipulação de elementos para diagramação de layouts, o Illustrator ainda não é capaz de trabalhar com protótipos interativos, sendo sua utilização voltada para a estética das páginas do seu e-commerce, e não propriamente seu funcionamento.

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Sketch – Disponível para Mac OS X

Já no Sketch, além de conseguirmos criar um layout online de alta fidelidade, graças a sua gama de ferramentas para criação de elementos diversos dedicados à composição das páginas, assim como a possibilidade de acessar bibliotecas de ícones e estilos pré definidos que imitam a aparência de sistemas operacionais já conhecidos como Android e iOS, tornando o projeto mais imersivo. Podemos também construir o protótipo de nossas páginas, adicionando interações de redirecionamento que simulam os clicks que nosso usuário daria ao navegar em nosso website.

 

A possibilidade de prototipagem é extremamente interessante caso o objetivo seja testar funcionalidades nos diversos sistemas em que nosso e-commerce irá atuar, simulando seu desempenho tanto web como mobile.

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Axure – Disponível para Microsoft Windows e Mac OS X

No Axure, assim como no Sketch, é possível tanto criar um layout online de alta fidelidade como também fazer sua prototipagem. O Axure possui a opção de publicar seus projetos em nuvem ou on-premises, tornando seu compartilhamento fácil para testes ou até mesmo entre os membros de sua equipe, sendo possível até mesmo o acesso via mobile por meio do app da ferramenta ou por navegador, além de ser uma boa alternativa para aqueles que desejam uma performance semelhante ao software anterior mas que não utilizam produtos com sistema operacional Mac OS X.

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Ferramentas gratuitas

*Inscrição As opções de ferramentas marcadas abaixo, ainda que gratuitas, possuem recursos limitados que podem sofrer upgrades por meio de assinaturas. Caso as versões gratuitas não atendam a demanda de seus projetos, consulte com cautela cada uma das opções e escolha aquela que trará mais benefícios ao desenvolvimento de suas peças de design.

 

Canva – Disponível para Android, IOS e online

O Canva é uma ferramenta online gratuita com funcionalidades que permitem a criação de designs de modo profissional e simples. Além disso, também existem diversos templates que são oferecidos pelo serviço, como: capa de livros e revistas, cartazes, imagens para várias redes sociais, apresentações e muitos mais.

 

[rock-convert-cta id=”51313″]

 

GIMP – Disponível para Linux, Microsoft Windows, Mac OS X dentre outros

Tratando-se de softwares gratuitos para criação e edição de imagens, o GIMP, apesar de inferior tratando-se de produções profissionais de elementos de design, possui uma interface de simples entendimento além de apresentar um sistema de código aberto que possibilita a usuários finais criarem conteúdos voltados ao melhor aproveitamento do software, o que pode ser interessante se explorado de modo a otimizar seus projetos e layouts.

 

Clique aqui e saiba mais!

Vectr – Disponível para Linux, Microsoft Windows, Chromebook e Web

O Vectr por sua vez é uma ferramenta que, assim como o Illustrator, tem seu sistema voltado para criação de elementos vetoriais. Sua interface simples e intuitiva pode ser agradável aos que não possuem muito conhecimento na área, facilitando consideravelmente no processo de criar um layout online em alta ou baixa fidelidade ainda que, não seja possível sua prototipagem.

 

Além disso, o software conta com a opção de ser utilizado via navegador web, sem a necessidade de instalar seus componentes, precisando somente da criação de uma conta para salvar seus arquivos.

 

Clique aqui e saiba mais!

 

InVision*Disponível para Mac OS X, Android, iOS e Web

Temos também o InVision, uma ferramenta de prototipação de layouts que nos dá a opção tanto de criar projetos do zero de maneira prática e intuitiva graças ao layout simples e de fácil aprendizado apresentado no InVision Studio, como também de importar designs feitos em outros softwares de criação de protótipos e peças de design para serem finalizados utilizando-se esta ferramenta.

 

Nele é possível criar animações de transição de tela, comentar projetos e vários outros recursos facilitadores para que sua equipe trabalhe com eficiência.

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Adobe XD*Disponível para Mac OS X, Microsoft Windows, Android e iOS

O Adobe XD é uma ferramenta de prototipagem gratuita direcionada ao desenvolvimento de design de páginas para web, assim como de aplicativos mobile.

 

Conta com ferramentas completas para trabalhar com diversos tipos de projetos tais como várias bibliotecas de estilos que imitam sistemas operacionais reais que sustentam a credibilidade da experiência de usuário no momento de testar seus protótipos. Este possui um sistema de responsividade que reajusta automaticamente o conteúdo para diferentes tamanhos de tela, sem a necessidade de muitas edições para se conseguir o visual que procura para seu website real.

 

É um software ainda tímido no mercado, mas que tem se fortalecido nos últimos tempos pela sua praticidade, uma vez que, usuários de outros produtos Adobe já estão acostumados a interface e aos atalhos que tornam a utilização do mesmo mais rápida e intuitiva.

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Figma*Disponível para Microsoft Windows, Linux, Mac OS X e Web

O Figma é uma opção completa e de fácil entendimento, seu design simples e intuitivo permite ao usuário criar protótipos eficazes sem dificuldade. É uma ferramenta extremamente prática, uma vez que, além de gratuita, permite ao designer utilizar todos os seus recursos diretamente pelo navegador, sem a necessidade de instalar qualquer componente.

 

Saiba como fazer o seu e-commerce decolar nas vendas!

 

Possui compartilhamento simples de projetos assim como permite criar times onde todos podem editar o conteúdo em tempo real e simultaneamente. Outra possibilidade dessa ferramenta, é a capacidade de exportar CSS diretamente do arquivo de design criado, algo que pode facilitar muito no momento de criar um layout online.

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Extras

Marvel – Disponível para Android, iOS e Web

Esta ferramenta Marvel é bem interessante quando você tem uma ideia na cabeça mas não possui conhecimento em nenhum software de design, uma vez que, este consegue criar layouts de baixa fidelidade utilizando fotos de rascunhos que você tenha feito.

 

Esta opção pode ser bem explorada em um cenário onde não se tem acesso a um computador e a fidelidade estética não seja tão importante quanto o funcionamento do sistema, precisando apenas de papéis, caneta e um dispositivo mobile para a criação de um protótipo simples, porém útil para clarear suas ideias e demonstrar funcionalidades.

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Hotjar – Web

Para acrescentar ainda mais na criação do seu layout, o Hotjar é uma ferramenta de monitoramento e mapeamento de comportamento do usuário.

 

Ele fornece feedbacks acerca das áreas mais visitadas do seu e-commerce, dentre várias outras informações que influenciam no fluxo do cliente no seu layout, apresentando mapas de calor, contagem de cliques, movimentação do mouse e até mesmo como o usuário atua no preenchimento de formulários.

 

Por vezes, pequenas mudanças no design da loja virtual podem impactar positivamente na experiência do usuário e esta ferramenta pode ajudá-lo a perceber erros baseando-se na análise daqueles que visitam nosso e-commerce. É possível utilizar esta ferramenta gratuitamente, porém, com recursos limitados, portanto, pense quanto a necessidade de adquirir uma assinatura do mesmo.

 

Clique aqui e saiba mais!

 

UxTools

Se ainda está em dúvidas sobre quais softwares utilizar, o UxTools pode ajudá-lo a decidir qual das opções atende melhor suas necessidades de projeto comparando as mais diversas ferramentas disponíveis no mercado atual, confira!

 

Clique aqui para ver a lista completa das ferramentas!

 

E aí? Gostou das ferramentas apresentadas neste post? Você já utilizou ou utiliza alguma dessas? Deixe nos comentários a sua opinião!

 

Ah! E não deixe de se inscrever em nossa newsletter e seguir a gente no TwitterInstagramYouTube e no Facebook!

 

Confira nosso vídeo sobre 6 ferramentas GRATUITAS de Marketing que talvez você não conheça!