fbpx

Quem pensa que as vendas online terminam na entrega do produto ao cliente está perdendo grandes oportunidades. 

 

É no pós-venda e investindo na experiência de compra que as empresas têm a chance de estreitar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas online, mas normalmente é essa fase que elas negligenciam.

 

Mais do que uma maneira de solucionar problemas, o pós-venda tornou-se uma excelente ação para estreitar a relação com os consumidores do e-commerce. É por meio do pós-venda que o lojista demonstra a sua preocupação em realizar um serviço realmente eficiente e atencioso e tem a chance de aumentar as vendas online da empresa.

 

E, claro, ao mesmo tempo, a experiência de compra é transformadora. Essa se configura como uma possibilidade de aumentar a taxa de recompra do empreendimento online.

 

Quer entender o que é o pós-venda e experiência de compra e como aproveitar melhor essa etapa da jornada de compra para aumentar as vendas online? Acompanhe agora para saber tudo!

Pós-venda

O que é pós-venda e quais as vantagens?

Pós-venda é a etapa do processo de venda que vem depois da compra e tem o objetivo de reter o cliente para continuar oferecendo valor a ele.

 

Diferentemente do que muitas marcas pensam, a jornada do consumidor continua depois de concretizar a compra. E acompanhar essa jornada é muito importante pois os ganhos vão muito além de uma venda pontual.

 

Não se engane ao pensar que pós-venda é sinônimo de SAC. O SAC é essencial mas não pare por aí. Faça com que seus clientes se sintam lembrados e valorizados pela marca e voltem a fazer negócio com ela. 

 

Com um relacionamento mais duradouro que o pós-venda cria, os clientes trazem muito mais vantagens para as marcas do que se elas se dedicassem apenas a novos compradores.

 

Afinal, os clientes já passaram por todo o processo de aquisição, que envolve muitos investimentos em atração e conversão. Eles já têm experiência com a marca, já conhecem os produtos, já preencheram seus dados, já confiam na empresa. Portanto, já é meio caminho andado para comprar de novo!

Como usar o pós-venda para aumentar as vendas online

Conheça sua clientela

Essa é uma estratégia que permite tornar o pós-venda mais eficaz, além de melhorar o relacionamento, também pode aumentar as vendas online do seu negócio. 

 

Descubra aqui como aumentar as vendas da sua loja virtual na iSET!

 

Ao conhecer o comportamento do seu consumidor, entendendo o que ele gosta e quais produtos visita em seu e-commerce, além das expectativas, é possível construir uma comunicação própria para ele, desenvolvendo um relacionamento humanizado, amigável e personalizado.

Agradeça sempre

Envie um e-mail agradecendo o consumidor pela preferência, evidenciando a alegria que sente pela pessoa ter escolhido a sua loja virtual para realizar a compra. Essa é uma atitude que permite apresentar melhor o e-commerce e dedicar toda atenção ao comprador.

Faça uma pesquisa de satisfação

Você pode questionar como foi a experiência de compra, se o atendimento foi de qualidade e se o e-commerce atendeu às expectativas. Isso pode te dar um norte sobre onde continuar melhorando, por exemplo.

Use o marketing de conteúdo

Aposte no marketing de conteúdo para que resolva as dores dos seus consumidores, pois no final das contas, é isso que ele busca. 

 

Você pode enviar conteúdos do blog do seu e-commerce ou dicas de como o seu produto pode ser utilizado da melhor maneira, sempre incentivando a interação. 

 

Com isso, a pessoa saberá utilizar o produto da forma adequada e se sentirá completamente satisfeita com o compra.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Experiência de compra

O que é a experiência de compra e suas vantagens?

A experiência de compra é o conjunto das percepções que um consumidor desenvolve ao interagir com uma loja durante as fases de pesquisa, compra e até a relação pós-venda

 

A experiência de compra proporcionada ao consumidor na sua loja virtual com o objetivo de aumentar as vendas online é o principal fator para que seu negócio decole. É o ponto decisivo para que seu cliente volte a comprar e até mesmo indique sua loja para parentes e amigos ou simplesmente desista e nunca mais volte. Por isso, ela é algo que uma empresa deve dar muito atenção se quiser aumentar as vendas online.

 

Quer saber mais sobre experiência de compra? Leia este post sobre: “14 dicas para aumentar a experiência de compra e satisfação do seu cliente”.

Como melhorar a experiência de compra para aumentar vendas online

Tenha um atendimento impecável

Considere treinar sua equipe, sobretudo orientar sua equipe de vendas, para serem atenciosos, além de melhorar a experiência de compra e pós-venda da empresa, com certeza você irá aumentar as vendas online.

 

Além de estarem sempre dispostos a solucionar os problemas dos clientes, eles devem estar dispostos a responderem dúvidas ou até mesmo reclamações.

Ofereça agilidade

Sua empresa deve oferecer um atendimento prático e eficaz, sem perder a sensibilidade em resolver os problemas com muita cautela e respeito.

 

Entregas devem ser feitas rapidamente para que não haja frustrações, por exemplo.

 

Powered by Rock Convert

Venda produtos de qualidade boa

Dispor de produtos de qualidade que motivem os clientes a comprar e confiar em sua marca também é extremamente importante para melhorar a experiência de compra e aumentar as vendas online.

 

Prontinho! Agora você já sabe as melhores dicas sobre como fazer o pós-venda e melhorar a experiência de compra dos seus clientes!

 

Seguindo as técnicas que citei no post você poderá aumentar as venda online da sua empresa com muito sucesso!

Powered by Rock Convert


Comentários

Comentários

Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
Post criado 90

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo