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O Inbound Marketing é um conceito amplo, com inúmeras estratégias e combinações de táticas eficientes, usadas sempre com o mesmo objetivo: a conversão. Conquistar clientes na Black Friday envolve quase sempre percorrer o mesmo caminho: atrair tráfego qualificado, gerar leads, nutri-los e, por fim, fazer a venda. É claro que a jornada não acaba aí, mas vamos focar nessa parte por enquanto.

 

Sendo assim, no post de hoje, separei 7 dicas essenciais de estratégias de Inbound Marketing que você deve usar para vender bastante e conquistar muitos clientes na Black Friday da sua loja virtual!

1- Crie um blog para sua marca

Para negócios que dependem exclusivamente da internet para vender, usar estratégias em um blog pode ser muito vantajoso!

 

Ter um blog para o seu e-commerce representa mais um canal que você pode usar para atrair visitantes, converter em clientes e fidelizá-los.

 

Ao produzir e divulgar os conteúdos do blog, o seu negócio ganha mais destaque e você pode aproveitá-lo para oferecer motivos que incentivam a compra, tirar possíveis dúvidas e ganhar a confiança do usuário.

2- Invista em SEO

SEO (Otimização para Motores de Busca), muito mais do que um conjunto de normas e técnicas, se tornou uma forte área do Inbound Marketing que envolve empresas e profissionais especializados do mundo inteiro.

 

O maior responsável por essa ascensão é o Google, o buscador responde por cerca de 93% de todas as buscas realizadas em todo o mundo. 

 

Estratégias de SEO tem como objetivo aumentar os números de vezes em que sua loja é encontrada em motores de busca, como o Google.

 

O Google e outros mecanismos de pesquisa são hoje a ponte que liga o consumidor a todas as soluções que o mercado oferece, como as lojas virtuais. Por detrás dele, existem algoritmos, ferramentas, profissionais e estratégias ― entre elas, o SEO ― fazendo com que tudo isso aconteça!

 

Dessa forma, se você deseja que suas páginas apareçam corretamente e conquistem bons resultados nas pesquisas do seu público, é fundamental que você tenha tenha e pratique boas estratégias de SEO para e-commerce.

 

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3- Use links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios em forma de texto simples. A forma mais conhecida em que eles se encontram é nos mecanismos de busca. Com eles, você pode iniciar uma campanha com poucos recursos e aumentar o investimento conforme obtiver retorno para a sua empresa.

 

Além disso, as plataformas de anúncios contam com ferramentas muito poderosas de análise de métricas e fornecem relatórios com todas as informações que você precisa. Usando esses dados, você poderá reavaliar a forma como está trabalhando nas campanhas e garantir que o investimento não seja perdido.

4- As redes sociais são suas aliadas

A Black Friday é um grande evento para varejistas de todo o mundo e a melhor maneira de chegar ao seu público é por meio das redes sociais. Criar uma estratégia de mídia social pode ser um grande obstáculo, especialmente para um grande evento como a Black Friday, mas você pode tornar esse desafio mais fácil se colocar em prática algumas dicas essenciais.

 

Não há melhor maneira de se preparar para um grande evento como a Black Friday do que planejando com bastante antecedência. Você já deve ter uma ideia clara do tipo de promoções que sua empresa fará e pode planejar as suas redes sociais com base nisso.

 

É importante usar recursos visuais fortes em toda a estratégia de Inbound Marketing, principalmente nas redes sociais, pois há muita competição. Então, a comunicação visual é fundamental para chamar a atenção para os seus posts.

 

Outra boa dica é, além das ofertas regulares da Black Friday, ofereça também ofertas aos usuários que só podem ser acessadas por meio das redes sociais. Crie códigos de desconto que você pode compartilhar nos canais de mídia social selecionados. Isso vai motivar os usuários a interagir com você nesses canais e a compartilhar com amigos.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

5- Crie ofertas irresistíveis

Todo vendedor tem um produto, porém poucos tem oferta. O produto é simplesmente aquilo que você entrega para o consumidor, mas a oferta é uma transformação.

 

Com ofertas, sua marca consegue gerar gatilhos mentais de autoridade, quebrar possíveis objeções dos consumidores e dos seus clientes e é possível focar no sentimento que as pessoas têm sobre o produto que estão desejando comprar. 

 

Portanto, sua oferta precisa ter certas características, essa estratégia possui certas medidas a se seguir para que realmente tenha resultado: ser irresistível! Se quiser saber mais sobre isso, leia este post para criar ofertas de Black Friday irresistíveis para o seu e-commerce!

6- Crie e use landing pages, formulários de captura e CTAs

O principal ponto de uma estratégia de Inbound Marketing é conseguir atrair as pessoas certas por meio de seus canais digitais como sites e blogs. Depois disso, é importante fazer com que elas queiram consumir ainda mais conteúdos, e assim, caminhem pelo seu funil e se tornem clientes.

 

Para que essa trajetória de fato aconteça, é preciso converter essas pessoas, e não existe uma estratégia melhor de conversão que o uso de Landing Pages e formulários de captura.

 

Landing Pages, também conhecidas como página de destino, têm como foco principal a conversão dos visitantes. São páginas com poucos elementos e focadas em um apenas CTA principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada daquele público realmente interessado. O call-to-action (CTA) é qualquer chamada (visual ou textual) que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação, sendo outro recurso essencial nas estratégias de Inbound Marketing e para gerar leads.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

A Landing Page com um formulário, assim como as CTAs, facilita o trabalho do seu time de vendas, otimiza a sua conversão aproveitando as melhores oportunidades e ainda constrói um bom histórico dos seus contatos munindo tanto os seus vendedores quanto o seu marketing de informações valiosas.

7- Confie no e-mail marketing 

O e-mail marketing pode ser utilizado por marcas dos mais variados portes e segmentos para manter um relacionamento com o público e gerar vendas. A efetividade desse canal se dá pelo fato de que os disparos de e-mail serem enviados apenas para pessoas interessadas no conteúdo que você deseja promover (qualquer coisa diferente disso é Spam).

 

Por isso, esse é um tipo de comunicação que você, que quer aumentar a receita gerada pela sua loja virtual na Black Friday, precisa explorar. Além de ser um aliado na nutrição de leads e geração de vendas, o e-mail marketing pode ajudar (e muito!) manter seus clientes fidelizados

 

Os processos de pós-venda são úteis também porque podem motivar os consumidores a realizarem uma nova compra, ou então indicar seus serviços para terceiros.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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