Este conteúdo foi escrito pelo Matheus Santos, co-fundador da FriendsLab, empresa que integra estratégias digitais e inovação ao empreendedorismo para criação e alavancagem de negócios que transformam as vidas das pessoas.

 

Mesmo com 450 mil lojas virtuais no Brasil é possível explorar o empreendedorismo inovador e oferecer algo novo. Na verdade, é mais do que necessário para o e-commerce fugir da mesmice, uma vez que ao se diferenciar do mercado é possível atrair mais consumidores.

 

Acontece que não há soluções prontas, a inovação é um processo que pode acontecer naturalmente ou fruto de observações, pesquisas e testes. Inovar parte da identificação de como e em que aplicar novas práticas que vão potencializar as características que o negócio já possui.

 

Confira, então, nossas dicas de como empreender no e-commerce!

Invista em pesquisa e desenvolvimento de produtos

Pesquisas ajudam a entender as necessidades do consumidor e do mercado. Entre os benefícios estão a possibilidade de diminuir os erros, assegurar que as estratégias funcionem e criar linhas de foco. Assim é possível garantir as expectativas e anseios dos usuários e do negócio.

 

E quais pontos podem ser pesquisados pelo e-commerce:

 

Explore a Experiência do Usuário (EU)

A Experiência do Usuário diz respeito aos sentimentos de o consumidor em relação ao uso de um produto. Dentro do e-commerce a EU envolve todos os aspectos cognitivos que levam o usuário a finalizar a compra.

 

Inovar, nesse sentido, é buscar formas novas que o consumidor vai interagir com você. Seja por conteúdo direcionado, composição dos elementos da loja virtual, sejam formas de expor seus produtos e ofertas, entre outros pontos focados em diminuir a distância entre o “gostei da proposta” até “que horas minha encomenda vai chegar aqui em casa?”.

 

Um case interessante é da loja virtual Jack Ones, cujo foco é a moda masculina. Ela adotou o clustering na estratégia de EU que permitiu o agrupamento automático de produtos semelhantes aqueles que o usuário está acompanhando.

 

Nesse case, a inovação se concentrou em apresentar conjuntos de roupas em vez de produtos individuais. O site então apontou combinações interessantes para aquela peça que ele está visualizando. Dessa forma o usuário não perde tempo escolhendo roupas que combinam, pois a loja já está fazendo isso para ele.

Procure oferecer soluções simples

“Ser simples é ser genial”. Essa foi a ideia da NetShoes ao dar maior ênfase aos reviews dos consumidores. Eles basearam no fato dos usuários darem mais atenção a reação de outros usuários do que no fabricante.

 

A empresa passou a disponibilizar dados adicionais aos reviews, como quantidade de avaliações positivas, além de categorizar os reviews conforme gênero, idade, enriquecendo e dando maior confiança as avaliações dos consumidores.

 

A simplicidade deve ser o guia da sofisticação e complexidade das medidas inovadoras. É importante ser ousado nos processos e meios para aumentar as vendas, contudo é necessário encontrar formas mais simples de chegar lá. O que significa economia de recursos desnecessários no processo.

Pense fora da caixa

Empreendedorismo inovador é baseado na criação de alternativas e complementos para a loja virtual que funcionem melhor do que o tradicional. Inovação não significa apenas pensar em algo novo e que ainda não foi apresentado ao público, mas sim fazer de forma adequada o que os outros não conseguem.

 

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