O que vender online? Essa pergunta é bem frequente entre pessoas que querem investir no meio digital. Afinal, mesmo com a crise econômica instalada no Brasil, o e-commerce não para de crescer.

 

De acordo com o Ebit, o segmento faturou R$ 47,7 bilhões em 2017, o que representa um crescimento de 7,5% com relação ao mesmo período do ano anterior. Se está interessado em ter um negócio online continue lendo este post para conferir algumas das melhores formas de definir quais produtos ofertar!

Defina o seu público-alvo

Sem dúvida, esse passo é fundamental para alcançar o sucesso com o seu negócio. É para o seu público que você vai direcionar seus produtos e esforços de marketing, por isso, não basta saber quem ele é. É preciso conhecê-lo a fundo, entender seus hábitos de consumo e desenvolver uma proposta que possar sanar necessidades desse público.

 

Nesse sentido, vale lembrar: “todo mundo” não é público-alvo de ninguém. Seu negócio deve se posicionar e segmentar um nicho de atuação. Só assim você consegue desenvolver uma estratégia assertiva, capaz de trazer os rendimentos esperados.

 

Conheça os 10 Passos Essenciais para Você Montar sua Loja Virtual e Vender Online

Faça um bom planejamento

Não basta definir o público-alvo, criar um site de vendas e esperar que os clientes cheguem sozinhos até você. É preciso ter um conjunto de estratégias capazes de apresentar sua proposta, atrair prospects, sustentar o negócio e gerar lucro. Elaborar um planejamento consiste em determinar objetivos para o negócio e, a partir daí, desenvolver estratégias para chegar até eles. Isso é o que vai direcionar o seu empreendimento.

 

Existem diferentes modelos possíveis, como o Canvas e o 5W2H, por exemplo. Essa escolha dependerá do seu grau de entendimento de cada ferramenta e do tipo de e-commerce que será desenvolvido. Por isso, pesquise o mercado e a sua concorrência para elaborar um bom plano de negócios.

Busque o seu diferencial

Em um mercado tão competitivo como o atual, ter um diferencial é uma obrigatoriedade. Portanto, avalie o que já existe no mercado e como as empresas atuais atendem ao seu público. Uma análise profunda da concorrência permitirá a você entender quais são os diferenciais que eles apresentam. Entenda: a ideia não é copiá-los, mas sim aprimorar a sua estratégia para e ser mais preciso e oferecer o que está em falta no mercado.

 

Condições de pagamento mais acessíveis, frete grátis, formulários de preenchimento rápido, promoções e descontos são alguns dos pontos que podem ser focados. Estude cada um deles e identifique os fatores em que você pode se diferenciar para se tornar importante junto ao público consumidor.

Escolha o que vender online

Infelizmente, não é possível vender de tudo — mas alguns segmentos são mais interessantes do que outros. Assim, para escolher bem o que vender online, conheça alguns deles.

Moda e acessórios

Ainda de acordo com Ebit, este segmento é o que tem maior volume de pedidos no mercado virtual brasileiro, com 14,2% do total de procura. Mais pessoas estão propensas a comprar esse tipo de produto na internet, por isso a alta demanda. Nesse caso, o ideal é desenvolver a sua marca e buscar o espaço com diversas abordagens — em especial, a de marketing de conteúdo:

 

  • vantagens: há um grande público disposto a comprar e vários nichos que o e-commerce pode explorar;
  • desvantagens: a concorrência ainda é acirrada. Porém, um bom diferencial pode garantir o posicionamento no mercado.

Telefonia e celulares

Esta categoria é a que apresenta maior faturamento no e-commerce brasileiro com 21,2% do total. Por ter produtos de grande interesse e valor agregado, há uma ótima possibilidade de obter bons rendimentos:

 

  • vantagens: a necessidade do público de trocar de aparelho e ter mais recursos atualizados se mostra uma boa oportunidade para os empreendedores do setor;
  • desvantagens: a concorrência é acirrada e há um maior interesse de golpistas, o que requer mais investimentos em segurança.

Cosméticos

O Brasil segue como o 3º maior mercado de cosmético no mundo, e esse segmento bate recordes de vendas a cada ano. Diante disso, os empreendedores têm diversas formas de comercializar esses produtos.

 

Comprar para revender é uma excelente opção, pois existem diversos fabricantes nacionais com itens de variadas faixas de valor e qualidade. Mais uma oportunidade é buscar fornecedores em outros continentes que oferecem condições competitivas com o mercado nacional.

 

  • vantagens: produto de grande demanda no mercado, com altas margens de lucro e muitas opções de fornecedores, que brigam para aumentar seu market share oferecendo excelentes condições aos empreendedores;
  • desvantagens: necessidade de brigar por espaço com grandes marcas já reconhecidas pelos consumidores.

Estética para homens

Os homens têm ficado cada vez mais vaidosos, mas o segmento de beleza masculino ainda é um mercado muito pouco explorado. Assim, as possibilidades são muitas, de roupas que estão na moda a produtos para cuidar da barba e do cabelo:

 

  • vantagens: o comportamento ágil do comprador que costuma decidir mais rápido pela compra, sem fazer tantas comparações, e a existência de poucas empresas focadas nesse segmento;
  • desvantagens: poucas opções de fornecedores em um mercado ainda em desenvolvimento.

Alimentação

Se você tem habilidade para desenvolver pratos e receitas diferenciadas, esse pode ser um excelente nicho! A procura por alimentação saudável está em alta, e as pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais pela comodidade de receber os produtos em casa ou no trabalho.

 

O importante aqui é sair do comum. Não pense que vender o arroz com feijão vai fazer o seu sucesso — a menos que você ofereça algum diferencial perceptível. Então, inove, crie, saia do senso comum:

 

  • vantagens: possibilidade de consumo diário e facilidade de diferenciação, com a criação de produtos exclusivos;
  • desvantagens: peculiaridades em relação à armazenagem e à logística, e a necessidade de um processo de produção mais regulamentado.

Publicidade e design

Outro segmento muito interessante é o mercado de publicidade — afinal, empresas abrem todos os dias, com a necessidade crescente de divulgar a sua marca e os seus produtos por meio de materiais impressos e digitais.

 

Diante disso, se você tem habilidade na criação de peças publicitárias (como folders, cartazes e cartões de visitas), essa pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro. Uma excelente sacada, inclusive, é formar parceria com editoras ou gráficas para a finalização da sua arte:

 

  • vantagens: investimento inicial relativamente baixo, possibilidade de atuar com uma estrutura física pequena e alta margem de lucro;
  • desvantagens: mercado que compete muito por preço e um grande número de concorrentes, de todos os portes.

Escolha um nicho de mercado

Por fim, ainda não basta apenas saber o que vender online — é importante que o negócio se encaixe em um nicho de atuação. Como vimos, são muitas as possibilidades e oportunidades de negócio, portanto, veja o que tem mais a ver com os seus sonhos e ponha o seu projeto em prática!

 

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