É essencial entender que a compra não é um processo direto. São diversas etapas desde o momento em que o cliente visita sua loja ou seu site, até chegar ao ponto em que ele fecha o negócio com você.

As etapas do funil de vendas demonstram o nível de comprometimento e a maturidade que um cliente tem, relacionado a sua decisão de compra, tornando possível, uma análise mais assertiva da sua estratégia e do posicionamento atual da sua marca.

No meio digital, o funil é indispensável para compreender o que leva os consumidores até sua loja online, quais atitudes atraem mais a atenção do público-alvo, entre outros fatores.

Dessa forma, é possível entender como seu negócio deve agir para deixar o processo o mais prático e agradável possível para o cliente.

Leia o artigo até o fim e descubra mais sobre a etapa de consideração do funil.

 

Como funciona o funil de vendas?

Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é uma representação estratégica que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a marca até ele efetuar sua compra.

É essencial ressaltar que seu planejamento em conteúdo precisa sempre considerar que, por mais que diversos visitantes passem pela sua empresa, apenas uma parte deles irá virar seu público consumidor de fato.

Em cada etapa do funil de vendas, o consumidor em potencial tem uma forma diferente de pensar, buscam informações diferentes e possuem comportamentos online específicos.

Em outras palavras, o funil de vendas é a forma mais simples e assertiva de você definir as etapas do seu processo de vendas e fazer o gerenciamento da busca de oportunidades até o fechamento do negócio.

 

 

 

Consideração: o meio do funil de vendas

Nessa etapa, a pessoa já não é mais um simples visitante que chegou faz pouco tempo, mas sim um usuário que sabe a existência do seu problema e está atrás de encontrar possíveis soluções e quer saber quais são as opções para resolvê-lo.

É nessa hora que o “visitante” vira um lead e se aproxima ainda mais da venda.

Estamos falando da parte do funil de vendas onde o futuro cliente sabe dos seus sintomas, sabe do seu diagnóstico e busca resolver seu problema.

Dessa forma, ele é um cliente em potencial e estará disposto a fornecer dados básicos sobre si e seu negócio, como, por exemplo:

  • E-mail;
  • Nome;
  • Telefone;
  • Quantidade de funcionários, etc.

Isso é feito em troca de um conteúdo dedicado para a necessidade dele.

 

 

Como funciona o meio de funil de vendas?

Vamos supor que você tenha uma loja virtual que vende instrumentos de ciclismo e deseja criar um conteúdo que irá mostrar a solução oferecida pelo seu produto.

Um e-book “Guia definitivo de ciclismo para iniciantes” ou um webinar “Tudo o que você precisa saber para se tornar um ótimo ciclista” conseguem atingir e educar o consumidor interessado.

Quando o usuário fornecer suas informações em troca desse conteúdo, você poderá conhecer mais sobre esse lead e terá dados mais adequados para a próxima etapa do funil.

 

 

Melhores conteúdos para o meio de funil de vendas

Quando está no meio do funil, o visitante já possui um pouco mais de conhecimento, por isso, o conteúdo precisa ser mais dedicado do que aqueles feitos para o topo do funil.

Portanto, é necessário responder e sanar as dúvidas mais específicas e se aprofundar mais sobre o tema em questão.

Confira abaixo os melhores conteúdos para o meio do funil de vendas:

 

E-books

É essencial que você disponibilize conteúdos mais otimizados aos usuários.

Diferente dos blogs posts, o e-book necessita de um trabalho mais dedicado para ser produzido, já que é necessário diagramação, conversão de formatos e imagens trabalhadas.

Entretanto, esse modelo de conteúdo permite que você recolha informações mais específicas do usuário, como dados comportamentais, geográficos, demográficos, etc.

Além disso, visitantes que baixam seu e-book mostram que possuem interesse no seu conteúdo, o que é um ótimo indicador de que eles estão engajados.

 

 

Blog posts

Como o principal objetivo do meio do funil é converter, é possível criar conteúdos mais dedicados e extensos. Sabemos que o usuário está em busca de conhecimento, e você pode oferecer o que ele está procurando.

Artigos mais completos, com mais de mil palavras, são bastante úteis nessa etapa.

Trazer informações mais avançadas e esclarecer sobre temas levantados de maneira superficial no topo do funil.

 

 

Infográficos

Um formato super comum nessa etapa do funil de vendas, porém demanda um determinado nível de conhecimento técnico, são os infográficos.

Neles são agrupados textos e imagens para tornar a informação mais fácil de ser assimilada e compreendida.

Existem algumas plataformas que podem te ajudar na construção do seu infográfico, como o Canva, por exemplo.

 

 

Slides

Apresentações feitas em slide também são super recomendadas para o meio do funil de vendas.

Isso porque elas permitem que o usuário controle o conteúdo que será consumido e possa colocar informações, imagens, gráficos e outros diversos recursos capazes de enriquecer ainda mais o conteúdo que está sendo apresentado.

 

 

Podcasts

Outro formato que está sendo muito valorizado atualmente é o consumo de mídia em áudio, com isso os podcasts têm crescido bastante.

Isso devido ao formato que não exige total concentração do usuário, por isso pode ser consumido ao mesmo tempo, em que a pessoa realiza outras atividades, como dirigir, caminhar, malhar, arrumar a casa, etc.

O formato de podcast é uma excelente solução, já que funciona como programa de rádio e pode ter um tempo maior de duração.

 

 

Após o funil de vendas…

Se depois do funil de vendas você pensa que seu objetivo já foi alcançado, está equivocado.

Isso porque, é bem mais fácil manter um cliente ao invés de conquistar novos.

Portanto, para garantir que seu consumidor irá comprar sempre da sua marca, é preciso encantar ele de tal forma para fidelizado.

A lealdade do consumidor é um dos fatores mais importantes no mundo digital. Por isso, depois de todas as etapas do funil de vendas, é necessário continuar produzindo conteúdo para aqueles usuários que se tornaram clientes.

Alguns formatos de conteúdo mais indicados para reter e encantar os consumidores são:

  • Vídeos explicativos;
  • Unboxings;
  • Suporte preparado;
  • Tutoriais especializados sobre determinado produto ou serviço.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

Vale lembrar também que qualquer formato pode ser usado em todas as etapas do funil de vendas. O que define de fato qual delas você irá utilizar, será o nível de educação do usuário e estratégia escolhida pela marca.

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