Para quem tem uma loja ou site na internet, é muito importante saber medir e decifrar as estatísticas de acesso. A partir dessas informações podem-se produzir relatórios, que são úteis para entender e otimizar o uso e funcionamento de suas páginas. Isso pode te ajudar a descobrir onde você está acertando ou errando em suas estratégias.

Existem alguns métodos utilizados em análises de tráfego, e um bastante difundido é a Análise de Log. Log significa registro, e funciona basicamente a partir da geração de relatórios de tudo que acontece na página, a partir da solicitação dos visitantes. Esse conjunto de logs forma uma base de dados sobre o comportamento dos visitantes do site, facilitando o entendimento do que está funcional ou não. A iSET, pensando nas necessidades dos clientes, desenvolveu um sistema de Análise de Log e o está disponibiliza neste link.

Através da análise das estatísticas de acesso, além de verificar se seu site tem uma boa taxa de conversão, podem-se fixar metas a serem alcançadas, analisar a navegação e identificar pontos de melhoria, precificar espaços publicitários, monitorar campanhas, rastrear métricas de comércio eletrônico e outras vantagens mais. Mas há um importante detalhe a ser considerado aqui: as métricas, sozinhas, não conseguem explicar o comportamento de um cliente. O ideal é mesclá-las, analisando três ou quatro para chegar em um retrato realista do que realmente se passa em seu site.

A iSET criou um sistema fácil e eficaz para que a análise de estatísticas sejam feita pela sua equipe. Para desmistificar o que cada dado diz sobre sua loja, falaremos um pouco sobre cada um deles a seguir:

  • Sumário: exibe o tráfego visto e o tráfego não visto da loja, este, que é o gerado por robôs de busca, worms ou respostas com código especial de status HTTP. Ou seja, mostrará o número de visitas que seu site obteve no espaço de tempo definido;

  • Histórico Mensal: mostra o histórico de acessos em cada mês, durante o ano corrente;

  • Dias do Mês: aqui você poderá acessar informações relativas a número de visitas, páginas acessadas, hits e bytes de acesso de cada dia do mês;

  • Dias da Semana: é mostrado o tráfego relacionado às páginas acessadas, hits e bytes em cada dia da semana selecionada;

  • Horas: aqui o tráfego relacionado às páginas acessadas, hits e bytes é mostrado em um dia selecionado, e detalhado em horas;

  • Países: neste tópico é possível visualizar de quais países os acessos foram gerados;

  • Hosts: permite saber de quais hosts os acessos da loja vieram;

  • Sistema Operacional: mostra os sistemas operacionais utilizados nos equipamentos que acessaram a loja;

  • Browsers: exibe quais são os navegadores de onde foram gerados acessos à loja;

  • Conectado a Partir de: mostra a origem do acesso;

  • Usuários Autenticados: relaciona quais os usuários autenticados acessaram a sua loja no período determinado;

  • Buscadores/Spiders Visitantes: lista os buscadores que visitaram a loja;

  • Duração das Visitas: indica o tempo em que um visitante permaneceu em seu site;

  • Tipos de Arquivos: é uma relação dos tipos de arquivo utilizados na loja;

  • Downloads: mostra uma lista completa dos downloads efetuados na loja, dentro de um período definido;

  • Páginas/URL: é uma lista das páginas mais acessadas dentro do site, no período selecionado;

  • Busca por Frases: lista as frases mais buscadas para acesso da loja através de sites de busca;

  • Busca por Palavras: muito semelhante ao anterior, com a diferença de listar as palavras mais buscadas para acesso à loja;

  • Erros HTTP: mostra os erros de acesso que aconteceram no período selecionado.

 

Com todas essas métricas será possível identificar falhas e acertos, e melhorar constantemente seu serviço, além de ficar mais informado sobre as visitas em sua loja, qual o seu melhor público e de onde ele vem.

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