Hoje em dia nós temos várias formas de vender um produto online. Podemos vender em marketplaces, como Americanas, Mercado Livre, Netshoes, ou em plataformas de e-commerce para criar lojas virtuais, com os mais variados recursos e preços entre elas.

Daí partimos para as redes sociais. Atualmente as redes sociais são ótimas para atrair, engajar e converter potenciais clientes. 

O uso de ações de marketing nas redes sociais  como Facebook, Twitter, WhatsApp, LinkedIn, Pinterest é uma boa opção na hora de vender ainda mais.

Mas hoje vamos falar de uma rede social que a maioria das pessoas usa e conhece muito bem. Atualmente, é a rede social mais usada no mundo, principalmente pelos donos de lojas virtuais: o Instagram.

Nos últimos anos, o Instagram vem mostrando um potencial enorme para o comércio eletrônico em geral. Como é uma rede social com um apelo visual muito grande, ela é perfeita para deixar em evidência os produtos de segmentos variados, como: moda e acessórios, produtos geek, sex shop, suplementos, entre outros.

Além disso, segundo pesquisa da Locowise, 75% dos usuários ativos no Instagram já fizeram uma ação, como por exemplo visitar um site, a partir de um anúncio ou publicação na rede social.

E mais: a pesquisa também apontou que metade dos usuários da plataforma seguem ao menos um negócio, e que 60% deles afirmam aprender sobre um produto na rede.

Então, se você quer usar essa plataforma para vender mais, confira aqui dicas para loja virtual no Instagram!

 

1- Perfil comercial

A primeira dica para sua loja virtual no Instagram é criar o perfil profissional. 

Para criar um perfil comercial no Instagram, siga este passo a passo fácil:

  1. Primeiro, acesse as configurações do seu perfil no Instagram.
  2. Escolha “Alternar para o perfil comercial”.
  3. Escolha a sua página do Facebook que deseja associar ao perfil comercial (para não ter problemas na sincronização, configure seu perfil como “público”).
  4. Em “Configurar seu perfil comercial”, insira seus contatos empresariais.

E pronto, você já tem um perfil comercial! 

Quando mudamos o perfil de pessoal para comercial nós contamos com diversas métricas, como:

  • Alcance: número de contas únicas que viram seu post;
  • Impressões: total de views da postagem;
  • Atividades dos seguidores: média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram em dia;
  • Visualizações de vídeos: número de vezes que seu vídeo foi visto. A métrica considera replays de mais de 3 segundos;
  • Cliques: número de usuários que acessaram o link da bio;
  • Salvas: número de usuários que salvaram um post seu;
  • Respostas: Dado específico do Stories. Mostra quantas pessoas viram o vídeo e enviaram um direct por lá;
  • Saídas: Outro dado específico para Stories. Mostra quantas vezes um seguidor foi de uma de suas Stories para a de outro perfil;
  • Dados demográficos: gênero, idade, país e cidade dos seus seguidores.

Com todas essas métricas você poderá saber qual é o seu público-alvo e como ele se comporta. Desta forma, você conseguirá otimizar suas estratégias e investir onde realmente fará diferença e trará resultados.

 

Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

 

2- Biografia do perfil (ou descrição)

Essa é a mais importante dica para a sua loja virtual no Instagram. 

Na biografia do seu perfil você deve contar ao seu cliente o que você faz e/ou vende, e como poderá ajudá-lo. Uma outra coisa muito importante é colocar o link para a sua loja virtual, caso você tenha uma, na biografia – existe um campo especificamente para isso.

 

 

Podemos ir um pouco mais a fundo para explorar este campo de link, como por exemplo: existe um aplicativo chamado Linktr.ee que permite que ao clicar na URL deste campo, você seja direcionado à uma página com vários outros links com até mesmo títulos e descrição. Alguns exemplos são:

  • Promoção imperdível, 50% de desconto;
  • Inscreva-se em nosso youtube;
  • Curta nossa página no Facebook;
  • Conheça nossa loja virtual.

Lembrando que cada uma destas frases possui um link embutido. 

A biografia na sua loja no Instagram é essencial pois é a primeira informação que os usuários terão sobre a sua empresa.

 

Está na hora de dar o primeiro passo e finalmente criar sua loja virtual!

 

3– Foto de Perfil

A foto de perfil é extremamente importante para um negócio que está no Instagram, é por esta foto que os seus clientes vão conseguir associar e fazer referência à sua loja no Instagram.

Pode ser uma logotipo da sua empresa ou, caso a sua empresa tenha por foco a sua própria pessoa, pode ser uma foto com um ar bem profissional para que te mostre como autoridade no assunto.

 

4- Como usar o recurso Instagram Shopping

Há não muito tempo atrás, o Instagram lançou um novo recurso que deixou todas as lojas que utilizavam do Instagram para vender seus produtos muito mais animados, o Instagram Shopping. 

Assim como o nome já diz, você poderá fazer do seu Instagram, realmente, uma vitrine como as dos shoppings. Com esta feature você poderá colocar preços e links que vão encaminhar diretamente para a sua loja virtual, o que deixa ainda mais fácil e rápida a venda dos seus produtos.

Para começar a utilizar este recurso você deve:

  1. Ter ou mudar a sua conta para o perfil comercial, conforme explicado anteriormente neste post.
  2. Ser https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrador de uma página no Facebook ou ter uma conta do Gerenciador de Negócios do Facebook.
  3. Ter uma loja no Facebook ou catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios.

Tendo todos os itens acima, você está pronto para criar sua loja no Instagram. Para isto, basta seguir estes passos:

  1.  Acesse o perfil da sua loja no Instagram.
  2.  Clique em “Ver painel profissional” na parte superior do seu perfil.
  3.  Clique em “Instagram Shopping >> Começar”.
  4. Escolha um catálogo de produtos para vincular ao seu perfil comercial.
  5. Coloque a URL da sua loja virtual.
  6. Clique em “Concluir” para a sua loja no Instagram ser revisada e aprovada pelo Instagram.

Feito isso, você conseguirá marcar produtos em seus posts do Instagram. Caso você ainda não visualize essas opções, é possível que sua conta ainda esteja sendo analisada para liberação da feature ou não tenha sido aprovada para isso. 

Caso sua loja no Instagram ainda não tenha sido aprovada, veja aqui o que fazer.

 

[rock-convert-cta id=”49565″]

5- Vídeos

Os vídeos sempre fizeram parte de propagandas e marketing no geral, no Instagram isso não é diferente. Por isso, uma dica para sua loja virtual no Instagram bombar é começar a usar e compartilhar vídeos!

Sempre que puder, faça vídeos com bastante qualidade, conteúdo e informação sobre aquilo que deseja vender, mas lembre-se, os vídeos devem ter no máximo 1 minuto de duração, então, encontre uma forma de colocar o máximo de informações possíveis nesse 1 minuto.

  • Dica para a loja virtual no Instagram: a melhor de cativar a atenção dos seguidores: coloque um título que chame atenção e adicione legendas, não é algo tão difícil para quem sabe editar vídeos e pode te ajudar muito!

Nós nem sempre estamos com nossos fones de prontidão ou estamos em lugares que podemos ouvir o áudio deste vídeo em questão, então, colocar uma legenda pode ajudar muito na hora da conversão daquele potencial cliente.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

6- Live

Uma coisa que também está relacionada aos vídeos são as lives. E essa é uma das melhores dicas para loja virtual no Instagram.

Você já deve ter percebido que sempre que alguém faz alguma live, o Instagram imediatamente envia uma notificação, e este pode ser um recurso que você pode tirar vantagem!

Em uma live os seus seguidores podem interagir com você em tempo real, o que faz ser ainda melhor do que vídeos para ofertar produtos. Mas seja pontual! Não faça uma live para anunciar apenas um produto. Utilize também para sanar dúvidas pertinentes de seus clientes e compartilhar novidades da sua empresa, por exemplo.

 

[rock-convert-cta id=”46656″]

7- Stories

Você deve estar pensando: como um stories vai me ajudar a vender com uma loja no Instagram? Eles têm só 15 segundos de duração e ficam apenas 24 horas no ar.

 

 

Bom, é claro que o peso de um storie é diferente dependendo do tamanho do seu Instagram.

Isto se deve ao fato de que o Instagram introduziu a possibilidade de colocar links nos stories de perfis que têm mais de 10 mil seguidores, aquele famoso “arraste para cima”.

Se você não possui esta quantidade de seguidores, não precisa ficar desencorajado de usar os stories. Lembra o que eu falei ali em cima de ter um link em sua biografia? Pois bem, vários vendedores postam stories, mas ao invés de usar o termo “arraste para cima” eles falam “link na bio”, que nada mais é do que convidar o possível cliente a clicar no link que fica na biografia (descrição) do seu perfil.

Claro que seria muito melhor a pessoa poder simplesmente arrastar para cima e acessar o link facilmente, porém, não ter esta opção não inutiliza os stories.

Agora, vou te falar uma forma de aumentar a sua base e assim, conseguindo aquela opção do “arraste para cima”.

 

8- Sorteios!

Provavelmente você mesmo já viu diversos sorteios feitos por lojas, perfis pessoais e afins, certo? Isto serve para aumentar o tráfego da sua loja no Instagram!

Todo mundo adora um sorteio, ainda mais por ser uma coisa que quase não custa tempo ao usuário. Aqui estão algumas dicas de como fazer um sorteio: 

  • Nos seus stories, coloque uma arte divulgando o sorteio, você também pode colocar uma série de stories em destaque em seu perfil, que fica visível logo abaixo de sua bio.
  • No feed do seu perfil, ou seja, na sua home, coloque uma foto original do sorteio, de preferência com uma arte que seja facilmente localizada ao bater o olho contendo todas as regras do sorteio, assim como qual será o prêmio. O motivo de ter esta foto em seu feed é que o formato de sorteio já é algo padronizado, geralmente a pessoa tem que marcar de 2 a 3 pessoas nos comentários, curtir a foto e também seguir o perfil que está fazendo o sorteio.

 

9- Hashtags

Muita gente ainda não sabe a finalidade das hashtags e por este motivo acabam não dando a atenção que elas merecem.

A hashtag serve para marcar o conteúdo na base de dados do Instagram, facilitando a pesquisa pelo mesmo. O ideal é que tenha de 3 a 5 hashtags por post.

 

 

Aqui estão algumas dicas de como utilizar as hashtags: 

  • Pesquise as hashtags mais utilizadas pelas contas que são referência para o seu negócio.
  • Analise hashtags de palavras que são sinônimos.
  • Não use palavras genéricas demais.
  • Use o buscador do próprio Instagram para saber quais hashtags as pessoas mais utilizam.
  • Crie uma hashtag própria, relacionada ao seu negócio.
  • Crie uma lista com as hashtags que você mais utiliza, anote elas em algum lugar ou aplicativo do seu celular e utilize sempre as hashtags desta seleção.

Não edite o post depois de publicado para acrescentar hashtags, isso pode diminuir o alcance.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

10- Ofertas, cupons e descontos exclusivos para seus seguidores

Um estudo da Iconosquare revelou que 41% dos usuários que seguem um negócio no Instagram o fazem por conta de brindes e descontos. 

Outro número apresentado pelo estudo é de que 70% dos usuários da rede social já participaram de algum concurso dentro da plataforma.

Tendo estas métricas fica claro que isto deve ser explorado, então, você poderá criar posts com descontos promocionais para seguidores do Instagram, ou utilizar o link do Instagram Shopping para encaminhar a uma categoria oculta especial de sua loja virtual, que apenas pessoas que clicarem neste link terão acesso.

 

11- Faça parceria com influenciadores

Se você quer bombar na rede social, a dica para sua loja virtual no Instagram é começar a fazer parcerias com influenciadores do seu segmento de mercado.

Hoje em dia é muito comum procurarmos saber sobre aquele produto que estamos querendo comprar na internet – ainda mais no Youtube, visto que lá geralmente as pessoas fazem unboxing e reviews dos mais variados produtos, testando ao máximo a fim de tirar todas as dúvidas que você tem.

Os influenciadores funcionam mais ou menos da mesma forma, só que com um apelativo: caso este influenciador seja alguém que o seu público admire, ou simplesmente goste (como uma celebridade), tem uma grande chance do seu público comprar aquele produto oferecido pelo mesmo.

Assim, busque influenciadores que conversem com sua marca, que sejam autoridades com credibilidade naquele assunto, que tenham a ver com você e com o produto que você esteja vendendo e considere formar uma parceria para estimular as vendas no seu e-commerce.

 

Já possui uma loja virtual e gostaria de aumentar suas vendas? Saiba como clicando aqui!

 

12- Instagram ADS

Da mesma forma que você provavelmente impulsiona palavras no Google Adwords, e realiza campanhas no Facebook Ads, o Instagram também conta com sua parte de anúncios patrocinados, o Instagram Ads e assim como esses outros, os anúncios impulsionados irão ganhar visibilidade mais facilmente.

 

 

Com esta ferramenta é possível anunciar posts patrocinados no formato de fotos, carrossel de imagens e vídeos.

Fazer uso dessa ferramenta é um poderoso componente em qualquer estratégia de como vender pelo Instagram.

 

[rock-convert-cta id=”47232″]

 

13- Ferramenta de gestão

Caso você tenha uma loja virtual, o seu dia provavelmente já é bem movimentado e não sobra tempo pra muita coisa, certo? Então, como você vai arrumar tempo para gerenciar o seu Instagram? Isto, é claro, se esta for a única rede social que você utiliza…

Bom, para facilitar sua interação com essas redes sociais, existem diversas ferramentas no mercado, por exemplo: a mLabs

Ufa! Este post foi bem grande mas acredito que deva ter lhe ajudado de alguma forma, né? 

Anote tudo e siga nossas dicas para loja virtual no Instagram e verá os frutos disso!

Me conta aqui nos comentários se este post lhe foi útil e se gostaria que acrescentássemos mais alguma informação ou mais dicas para loja virtual no Instagram!

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.