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Não há dúvidas de que o Inbound Marketing é a melhor prática para a aquisição de clientes por meio de buscadores da internet como o Google.

 

A busca orgânica é o objetivo de qualquer e-commerce ou blog para e-commerce.

 

Para arrasar no Inbound Marketing, criar um blog para e-commerce e usá-lo a favor de sua marca para vender mais é essencial para o sucesso. 

 

E aí, começam as questões. Você precisa aprender a vender, sem deixar transparecer isso. Acha impossível? Nós te damos algumas dicas!

 

Não é surpresa nenhuma dizer que grande parte dos e-commerce que existem por aí nem mesmo possuem um blog corporativo.

 

Embora hoje encontremos inúmeros motivos na internet a respeito do porquê as empresas devem investir na criação de um blog para e-commerce, o e-commerce ainda parece ser ignorado por muitos empreendedores e gestores.

 

Mas saiba que esse é um ponto imprescindível para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo!

 

As empresas que estão antenadas no mercado sabem muito bem qual é a importância do blog, principalmente no que diz respeito ao aumento do tráfego e o aumento na geração de leads e, consequentemente, vender mais!

 

O importante é pensar que, uma vez que grande parte dos concorrentes não investe em blogs, essa é uma enorme vantagem competitiva para você, já que será possível destacar sua empresa das restantes.

 

Neste post, vou contar como vender mais usando um blog para e-commerce, continue lendo!

Quais as vantagens de um blog para e-commerce?

Se você ainda não está convencido e não sabe se ter um blog para e-commerce vale a pena, separei as principais razões a respeito do porquê um blog para e-commerce é tão importante para o sucesso da sua loja virtual. Vamos lá!

 

Para você ter uma ideia, as lojas virtuais que mantém blogs atualizados possuem 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes, de acordo com dados do E-commerce Trends de 2017.

 

Mas, se esse motivo indiscutível ainda é pouco para te convencer da importância de um blog para e-commerce, prepare-se para mudar de ideia agora mesmo!

O blog para e-commerce requer pouco investimento

Manter um blog para e-commerce consiste em, basicamente, entender a fundo quem são as personas do seu negócio e, a partir daí, produzir conteúdo exclusivo que as ajudem a resolver problemas e sanar dúvidas.

 

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Ao contrário de realizar publicidade em grandes portais ou, até mesmo, precisar reduzir a sua margem de lucro para atrair clientes com descontos imperdíveis, é possível produzir conteúdo de qualidade para o seu blog e observar as vendas aumentarem com investimentos que cabem no bolso.

O conteúdo atrai potenciais clientes 

O blog para e-commerce é uma importante porta de entrada para que potenciais clientes descubram a sua loja.

 

O resultado é um tráfego maior de pessoas com alto potencial de efetuarem uma compra e se tornarem clientes recorrentes!

É possível se tornar uma marca mais conhecida

Imagine que excelente seria ser reconhecido como autoridade no mercado em que você atua? Com um blog para e-commerce de sucesso e boas estratégias de Inbound Marketing, isso é possível!

 

Quando isso acontece, as pessoas recorrem ao seu blog para se informar sobre assuntos específicos, como os mais novos lançamentos de tecnologia ou as últimas tendências de moda.

 

Essa não é uma posição fácil de ser conquistada, no entanto, ela é possível com o Inbound Marketing e com o blog para e-commerce.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Seu e-commerce irá rankear melhor

Aparecer nos primeiros resultados do Google quando um potencial cliente realiza uma busca aumentam as suas chances de ganhar visitas e, claro, vender mais.

 

Para que isso aconteça, no entanto, é preciso trabalhar a otimização do seu site, também conhecida como SEO, que nada mais é do que um conjunto de técnicas que tem como objetivo aumentar a visibilidade do seu e-commerce e o posicionamento orgânico para certas buscas.

As pessoas leem e preferem conteúdo a anúncios

Mas será que as pessoas realmente vão ler o blog de uma empresa? Sim! De acordo com uma pesquisa da Demand Metric, 60% dos consumidores gostam de ler o conteúdo produzido por uma marca.

 

Além disso, 70% deles preferem descobrir mais informações sobre uma empresa por meio de conteúdo do que por anúncios. E esse é um forte reflexo da mudança de comportamento do consumidor, que não quer mais ser interrompido por publicidades que têm pouco a acrescentar.

 

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Como vender mais com um blog para e-commerce?

Agora que você já sabe as maiores vantagens do blog para e-commerce, vou falar quais são as ações que você deve tomar para começar a vender mais com o blog para e-commerce!

Defina o conteúdo do seu blog para e-commerce

Antes de mais nada, você deve ter bem definido que tipo de artigos seu blog para e-commerce oferecerá para os usuários. Se você vende roupas, provavelmente fará artigos relacionados a moda e acessórios, entendeu?

 

O conteúdo de um blog que pertence à sua marca, precisa se focar em falar sobre o seu segmento de mercado, os produtos que vende e a forma com que ele irá transmitir experiências incríveis a quem comprá-lo.

Crie uma estratégia com objetivos claros

O seu blog para e-commerce terá como objetivo atrair mais visitas e incrementar as vendas da loja, certo? Por isso, todos os posts precisam ter uma estratégia e um propósito claro para estarem ali.

 

Pergunte-se para quem o conteúdo se destina, em quais plataformas será divulgado o post, etc.

 

Esse planejamento vai ajudá-lo a manter o foco nos objetivos e a produzir apenas nos conteúdos que realmente fazem sentido e tem o potencial de gerar resultados para a sua loja.

 

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Quando você pensar em criar um conteúdo para colocar no blog da sua empresa, tenha em mente que quem os lerá são seus possíveis compradores. Sendo assim, você precisará usar uma linguagem que tem relação com eles.

Escolha o nome ideal para o seu blog para e-commerce

A escolha do nome é muito importante, pois, é a partir dele que o usuário terá o primeiro contato com o blog através do Google. O ideal é que nele esteja contido alguma palavra-chave que tenha tudo a ver com o conteúdo do seu blog.

Crie diferentes formatos de conteúdo

Manter um blog para e-commerce não significa apenas escrever artigos de texto. Existem diversos outros formatos de conteúdo que devem ser explorados para manter o interesse dos leitores e potencializar os resultados.

 

Infográficos, eBooks, vídeos, reviews de produtos e tutoriais são apenas alguns dos exemplos de tipos de conteúdo que você pode explorar no seu blog para e-commerce para vender mais.

Mantenha a consistência

De nada vai adiantar você produzir um conteúdo incrível na semana que vem e, depois, sumir por meses. O blog para e-commerce precisa de frequência para se tornar relevante e fazer com que as pessoas voltem.

 

Criar um calendário editorial com a data de publicação dos posts e os temas vai te ajudar a visualizar melhor a sua estratégia de Inbound Marketing.

Utilize links internos e externos em seus artigo

Procure sempre linkar os artigos do seu blog que se complementam para criar links internos. Isso gera um fluxo saudável em seu blog que é muito bem visto pelo Google.

 

Para links externos, sugira produtos da sua loja virtual e às vezes coloque links de palavras-chave do seu negócio para possibilitar que o leitor encontre minha loja.

Escreva as Meta-Descriptions de cada artigo de seu blog para e-commerce

A meta-description é a descrição curta que aparece em cinza na busca orgânica do Google. Por possuir poucos caracteres, as palavras contidas nela devem ser convidativa.

 

Utilize a meta-description em todos os artigos. E também veja se a palavra-chave se encontra no título, no corpo, e na meta-description.

Peça a participação do leitor

Convide o leitor a comentar e seguir seu blog nas redes sociais. Comentários e discussões referentes ao assunto abordado agregam no conteúdo do artigo uma vez que o Google indexa os comentários dos usuários.

Analise os resultados e reveja as estratégias

Como estamos falando de um blog para e-commerce que tem objetivos claros e definidos, os posts precisam ser analisados para que você entenda se está no caminho certo ou não.

 

Monitore dados como a quantidade de compartilhamento nos posts, teor dos comentários, visitas geradas ao site da sua loja e, até mesmo, novos assinantes de newsletter.

 

Bom, esses são os passos essenciais que você deve tomar para vender mais com um blog para e-commerce! Espero que tenha ajudado.

 

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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