Pergunte para qualquer pessoa como ela costuma se comunicar na internet e ela muito provavelmente vai falar que é por meio das redes sociais.

 

Sim, elas são as melhores ferramentas de interação com o seu público, mas o bom e velho e-mail não perdeu sua relevância. A questão é se você sabe como usar e-mail marketing na sua loja virtual.

 

A princípio, não parece muito diferente de entregar cartas e panfletos pelas ruas. Porém, a dinâmica mudou completamente graças à internet. Tudo precisa ser mais energético, prático e interativo, ou você não vai tirar o devido proveito dessa ferramenta.

 

Para lhe ajudar com essa tarefa, trouxemos aqui algumas dicas de como usar e-mail marketing para melhorar o desempenho do seu e-commerce.

1. Segmente seus destinatários

Um dos fundamentos do marketing digital atual é que, em vez de tentar falar com todas as pessoas do mundo, você deve enviar uma mensagem mais personalizada para cada pequeno grupo.

 

Dessa forma, você investe menos e consegue a mesma quantidade de clientes. E como fazer isso? Simples: por meio da segmentação.

 

Na prática, segmentar é colocar seus leads em categorias. Faixa etária, tipos de interesses, poder aquisitivo, nível de fidelidade etc. Dessa forma, você pode personalizar as mensagens para que tenham maior chance de atrair aquele grupo de leads em específico.

2. Dê um título chamativo à mensagem

Muitas pessoas acabam não tendo sucesso com o e-mail marketing por um motivo: não preenchem o assunto do e-mail. A menos que o destinatário saiba quem enviou a mensagem e o motivo, não deve nem abrir. Se você acha que sabe como usar e-mail marketing e não considerou isso, melhor pensar de novo.

 

O título da mensagem deve ser bem curto e direto, caber no espaço limitado de exibição do seu lead e ainda ser chamativo.

 

Dizer “fique atento, neste fim de semana promoveremos uma queima de estoque com descontos de 30% a 80%” não é muito bom. Por outro lado, “QUEIMA DE ESTOQUE: 30% a 80% de desconto!” é bem mais efetivo.

3. Foque em um único assunto

Poluição de informação é o principal motivo para qualquer pessoa fechar uma mensagem. É muito difícil encontrar alguém com tempo para ler e analisar um e-mail que não seja realmente importante.

 

Não é necessário enviar um catálogo ou nada do tipo para seu lead. Ele pode ver tudo isso no seu e-commerce. Basta fazer uma boa estratégia de marketing para destacar os conteúdos mais importantes e redirecioná-lo para sua página.

4. Entre em contato apenas com e-mails cadastrados

Um erro muito grave de e-mail marketing, mas que ainda persiste, é enviar vários e-mails para pessoas que não pediram. Pode ser tentador ter todo esse alcance, mas não adianta de nada se a grande maioria nem se interessa pelo que você vende.

 

Deixe que sua lista de contatos cresça organicamente e construa o conteúdo das suas mensagens com base nesses leads. Eles terão muito mais potencial que destinatários desconhecidos.

 

Agora você já sabe mais sobre como usar e-mail marketing no seu e-commerce. Quer se aprofundar um pouco mais no tema? Então veja nossas dicas para aproveitar sua mala direta.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também:  TwitterFacebookInstagramLinkedIn YouTube.