Cada vez mais, a tendência é fazer compras pela internet. Desde pedir comida, até comprar roupas, passando por artigos eletrônicos e esportivos. A facilidade de satisfazer todas as suas necessidades sem sair de casa é muito atrativa, principalmente se levarmos em consideração a falta de tempo que enfrentamos diariamente. Nem sempre temos disponibilidade de ir a lojas em horário comercial, e acabamos optando pelas compras via internet. Às vezes até mesmo por comodidade, por não querer sair de casa, opta-se pelas compras online.

Se sua loja não está convergindo para esse meio, é interessante considerar essa possibilidade!

Tomada essa decisão, será preciso comprar um domínio para hospedar seu site, planejá-lo desde sua arquitetura e design até gestão de conteúdo, logística de entregas e vários outros fatores que estão envolvidos na criação de uma loja virtual.

O fato de já possuir uma loja física é de grande ajuda, pois já possibilita um conhecimento prévio de mercado, local para armazenamento de mercadorias, uma rede de contatos já consolidada, além do know-how inerente aos procedimentos relativos à área. A gestão de uma loja física e virtual é bem diferente, mas, por já estar inserido no mercado e possuir conhecimentos acerca deste, esse processo de transição se torna menos penoso.

Sabendo de tudo isso, e com o site já pronto, o próximo passo é a divulgação. O marketing e planejamento utilizados em sua loja física não necessariamente serão adequados para uma loja virtual, mas servirão como base para sua criação. Abordaremos alguns pontos que o ajudarão a alavancar sua loja virtual neste primeiro momento, contando com a “ajuda” do marketing de sua loja física.

Aproveite o material de divulgação utilizado pela loja física

Coloque o endereço de sua loja virtual nos materiais de divulgação já existentes. Ao receber um flyer ou newsletter, por exemplo, o potencial cliente poderá conferir a loja virtual logo de cara e ter uma ideia real do que encontrará nela. Portanto, se sua loja estiver bem estruturada, as chances de conquistar um cliente crescerão exponencialmente.

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

Conte com a sua equipe atual

Oriente seus colaboradores a informarem os clientes sobre a loja virtual e incentivá-los a conhecê-la. Desta forma eles passarão a ter mais um canal de compras, o que pode aumentar a frequência com que essas compras ocorrem.

Faça promoções “casadas”

Uma boa ideia para incentivar as compras nos dois meios é fazer promoções que envolvem as duas lojas. Por exemplo, ao comprar na loja virtual, o cliente ganha um voucher com um desconto para comprar na loja física, e vice-versa. Desta forma, seu consumidor cria interesse e aproveita as vantagens de ambos os canais de venda.

Ofereça o melhor dos dois mundos

Para suprir as diferentes necessidades de seus clientes, ofereça vantagens como comprar pela internet e retirar na loja física (para aqueles que moram perto e não querem pagar o frete), ou até mesmo que um produto comprado na loja física seja entregue pelo sistema de frete das compras online (para beneficiar aqueles que moram em outras cidades, ou que querem presentar alguém, por exemplo).

Faça uso das mídias sociais

Se ainda não é adepto delas, é uma boa ideia aderir. Com uma loja virtual, é muito interessante ter uma fanpage no Facebook, e até mesmo um Twitter ou Instagram. Isso facilitará as interações com os consumidores, conseguindo um feedback mais rápido e sincero, o que possibilitará melhorias constantes em suas estratégias.

Seguindo estas dicas, seu e-commerce será um sucesso tão grande quanto a sua loja física. Mais ainda: os dois, juntos, têm muito mais força para crescer e expandir os seus negócios.

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

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