Se para muitas situações na vida, há margem para erro, o mesmo não pode ser dito do mercado, pois este não perdoa. Assim, sai na frente quem observa primeiro as tendências que surgem a cada ano, sabendo distinguir as mudanças graduais e profundas que ocorrem nos hábitos dos consumidores e, principalmente, quem sabe arriscar e tomar atitudes que façam um negócio superar a concorrência.

 

E é nesse contexto que o investimento em uma loja de suplementos on-line surge como oportunidade de inserção em um mercado que só tende a crescer. Quer saber por que esse investimento vale a pena e entender melhor como montar a sua loja de suplementos alimentares? Continue conosco neste post!

O mercado dos suplementos alimentares

Depois de um século alarmante para a saúde pública, que terminou com o reconhecimento da obesidade como epidemia global pela Organização Mundial da Saúde, os anos 2000 começaram com um crescente interesse da população por cuidar melhor do próprio corpo. Essa vontade também sofreu influência da popularização do discurso de proteção ambiental e dos produtos naturais — cujo mercado cresceu 82% entre 2004 e 2009.

 

Aliado a isso, a difusão de atividades como ioga e pilates abriu as portas para um aumento do interesse por exercícios mais pesados e a popularização das academias. E a busca por aumentar a eficiência dos treinos por meio da alimentação faz com que esse público crescente se transforme em clientes de lojas de suplementos, dando sempre preferência aos estabelecimentos especializados e que possuam mais variedade.

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A legislação para vendas on-line

Montar uma loja de suplementos on-line pode ser um negócio altamente rentável, pois à medida que mais pessoas se tornam conscientes sobre os cuidados necessários para a manutenção da saúde em dia e do corpo em forma, o mercado se expande como consequência. No entanto, se você deseja comercializar esses produtos pela internet, saiba que é preciso estar atento à legislação. Confira mais detalhes a seguir!

Código de Defesa do Consumidor

O primeiro passo é buscar pelas principais características desse tipo de comércio, tendo em mente que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) também ampara o comprador virtual. Por isso, vale acrescentar que no comércio eletrônico, ele também tem o direito de se arrepender, desistindo da compra por meio da devolução do dinheiro ou da troca. Além disso, dados como nome da loja, CNPJ/CPF, endereço devem ser expostos no rodapé do site.

Resolução da Anvisa para a venda de suplementos

E como no Brasil, não há uma legislação única para suplementos, dependendo da sua característica e indicações de uso, podem ser enquadrados como alimentos ou medicamentos.

 

Assim, um dos principais cuidados nesse sentido, envolve a restrição publicitária, pois de acordo com a RDC (Resolução de Diretoria Colegiada) nº 96/2008 da Anvisa, a divulgação, bem como a propaganda e publicidade de medicamentos, possui uma série de restrições e exigências a serem cumpridas. Ou seja, somente aqueles que são livres de prescrição é que podem ser divulgados para o público em geral.

 

Uma regra que vale tanto para os itens de primeiros-socorros, quanto para os suplementos. Por outro lado, a venda de medicamentos voltados para o tratamento da obesidade deve ser avaliada com maior rigor, uma vez que dependendo do caso, a comercialização on-line é proibida.

A otimização do site

Trabalhar para que sua plataforma apareça nas primeiras posições dos buscadores, como o Google, por exemplo – é de fundamental importância. Do contrário, ao apenas cadastrar os produtos e esperar que os clientes os encontre, sem investir em estratégias de divulgação do seu negócio, você está abrindo mão do próprio sucesso e possibilidades de crescimento.

 

Em contrapartida, deixar a sua loja de suplementos on-line bem posicionada aumenta a sua chance de conseguir mais cliques e, consequentemente, mais conversões, quando os clientes adquirem os seus produtos. Dito isso, as práticas de SEO são imprescindíveis para melhorar o tráfego orgânico e qualificado, ganhar autoridade e também conquistar a confiança do consumidor.

 

Não tenha dúvidas: esse é o caminho mais eficiente para conseguir competir, ampliar a presença na internet, solucionar e atrair o interesse das pessoas. Afinal, por meio dele você conquista espaço, e o melhor de tudo: com um impacto financeiro mínimo no seu orçamento.

A necessidade de um sistema de logística

Lidar com a venda de suplementos, por si só, já é uma tarefa que exige precauções bastante específicas, mesmo quando se trata de loja física. E quando isso atinge a esfera virtual, todo o cuidado é pouco, para não desrespeitar a legislação que regulariza esse tipo de comércio.

 

Dito isso, o armazenamento e a entrega devem ser muito bem fundamentados. Como consequência, um sistema logístico eficiente livra o empreendedor de futuras dores de cabeça e ainda ajuda na otimização dos processos. Além disso, quanto mais parceiros nessa empreitada, melhor, pois esse tipo de auxílio conta muito na hora de escolher o melhor meio de transporte, custo operacional, prazos e suporte ao consumidor.

A importância de contratar empresa especializada

Contar com mão de obra especializada, por sua vez, faz muita diferença e coloca a sua loja de suplementos on-line em uma posição mais competitiva. Tendo isso em mente, não abra mão de pesquisar e contratar empresas que ofereçam um serviço adequado para as necessidades do seu negócio, pois o comércio de suplementos requer alguns cuidados importantes.

 

Sendo assim, o transporte, por exemplo, deve ser feito por alguém que possua experiência nesse ramo de atuação, para evitar prejuízos com produtos com embalagens violadas ou danificadas. Por isso, esse tipo de cuidado sempre deve ser considerado em seu planejamento, prevendo os investimentos necessários para contar com a contratação desses serviços.

Os clientes e a imagem da marca

E na hora de montar uma loja de suplementos alimentares on-line, é preciso observar os hábitos e preferências daqueles que serão os seus clientes, a fim de criar uma marca compatível com o que eles procuram.

 

Muitas vezes, comprar suplementos também significa, além da busca da boa forma, a inserção em uma comunidade que tem seus próprios valores. Entender o que faz com que os seus clientes se sintam diferenciados e usar isso na construção da sua marca — do visual do seu e-commerce à linguagem adotada na sua campanha de marketing — definirá a preferência das pessoas pelo seu negócio.

As vantagens do e-commerce

O mercado de suplementos alimentares oferece grandes oportunidades para quem deseja abrir um e-commerce. Afinal, o investimento é minimizado e o público alcançado — que não se importa em fazer compras pela internet — é maior. Lembre-se de que a qualidade dos produtos ofertados é muito importante! Aprenda a importá-los: isso pode gerar uma diferença de até 200% no preço de compra e potencializar seu lucro.

 

Para abrir uma loja de suplementos on-line, o primeiro passo é ter um site que exiba os produtos oferecidos e, para isso, é importante contar com os serviços de uma empresa especializada. Depois, é necessário ainda regulamentar a loja, realizando os cadastros necessários e se atentando aos suplementos que são proibidos no Brasil.

 

Escolher abrir uma loja de suplementos on-line é garantia de clientela — basta estar preparado para seguir seus rígidos padrões. Comece agora a planejar seu investimento e garanta seu lugar nesse mercado que só cresce!

 

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