Como fazer um bom planejamento de marketing digital do seu e-commerce

No e-commerce, com muitos competidores, pode ser difícil fazer sua empresa crescer. Porém, isso pode ser facilmente solucionado com o marketing digital!

 

Isso mesmo! Para garantir que sua empresa cresça, aumente as vendas e dê lucro, é preciso investir em estratégias de marketing para o seu negócio.

 

Como fazer isso? Registrando estratégias para sua loja virtual em um bom planejamento de marketing!

 

Isso quer dizer que você precisa de fazer um bom planejamento de marketing digital do seu seu e-commerce. E é sobre isso que vamos falar neste post!

 

Mais do que apontar a melhor forma de trabalhar com o marketing da sua loja virtual, o planejamento de marketing digital vai ajudá-lo no desempenho do seu negócio online, no controle de gastos, no relacionamento com clientes e na aplicação de todas as ações que envolvem sua empresa.

 

Tudo isso é possível com o planejamento de marketing digital, pois ele te mostrará quais estratégias investir para aumentar as vendas, diminuir gastos, implementar novos ou melhorar processos e relacionar-se com seus clientes.

 

Ficou interessado? Leia o post até o fim!

 

O que é planejamento de marketing digital?

O planejamento de marketing digital é um documento que possui informações muito importantes sobre e para a sua empresa. Nele são registrados os objetivos, concorrentes, ações, investimentos, público, ferramentas e muitos outros detalhes sobre o seu negócio online essenciais para suas estratégias.

 

O planejamento de marketing digital pode envolver a divulgação de uma marca, um produto, um serviço, entre outros. Em resumo, é aquilo que servirá de norte para as ações estratégicas da empresa, é a etapa da construção da estratégia em que se busca determinar os objetivos a serem alcançados pela campanha.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Importância de um planejamento de marketing digital

Em um setor tão vasto e dinâmico como o de marketing digital, planejamento é fundamental para o sucesso de um negócio virtual.

 

Erros nesse setor podem sair caro para as empresas. Com a popularização das redes sociais e digital influencers, uma campanha mal feita pode ser um erro fatal na imagem da sua empresa.

 

O planejamento de marketing digital também possibilita melhores argumentos para a negociação de investimentos e apresentação de projetos, por exemplo.

 

Quando você tem um plano de marketing digital completo em mãos, é capaz de projetar resultados e apresentar argumentos a favor das ações.

 

Por isso, fazer o planejamento de marketing digital da sua empresa é tão importante. Separei algumas vantagens de criar o seu, confira!

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Vantagens de fazer um planejamento de marketing digital 

Fazer um planejamento de marketing digital corretamente vai trazer muitos benefícios para o seu negócio, veja abaixo:

 

1- Determinar metas realistas 

Com ele, você pode determinar metas e objetivos realistas para determinados períodos de tempo, aumentando suas chances de alcançá-las!

 

2- Traçar estratégias consistentes

Com o planejamento de marketing digital é possível detalhar melhor as estratégias para alcançar as metas da sua empresa, deixando-as mais consistentes e completas.

 

3- Estar na frente dos concorrentes

Entender os concorrentes e criar um panorama claro que permita enxergar onde a empresa está no mercado em relação a competição é mais uma vantagem de realizar o planejamento de marketing digital. Assim, fica mais fácil identificar vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

 

4- Conhecer o público

Conhecer melhor o seu público-alvo e entender como alcançá-lo também será possível com o planejamento de marketing digital. Você consegue visualizar com mais clareza os números que precisa atingir no funil de vendas, como visitantes e leads.

 

5- Melhor qualidade dos conteúdos

Consequentemente, conhecendo o seu público, será possível melhorar a comunicação e produção de conteúdos da sua marca.

 

6- Facilidade de análise

Com o planejamento de marketing digital, fica mais fácil obter um mapeamento completo das ações, facilitando relatórios e avaliações de desempenho das estratégias usadas.

 

7- Organização

A possibilidade de concentração de informações em apenas um lugar no planejamento de marketing digital ajuda na organização e comunicação da equipe e da empresa toda.

 

E-book 6 Estratégias pouco exploradas por quem vende em e-commerce

 

Como fazer um planejamento de marketing digital

1- Comece pesquisando

Tudo começa com uma boa pesquisa. 

 

Nesta etapa, procure saber mais sobre o cenário atual da sua empresa, descobrindo informações a respeito da concorrência, do mercado online do seu segmento e da maneira como os concorrentes vêm ocupando espaço na internet.

 

Durante a pesquisa, também busque saber mais sobre o seu público-alvo para poder aperfeiçoar suas mensagens e formas de comunicação com ele. Portanto, é importante saber informações e detalhes importantes sobre a sua persona, como é a linguagem dela, hábitos e desejos.

 

Juntar os dados importantes da sua empresa também é algo preciso a ser feito nessa etapa do planejamento de marketing digital. Procure por históricos e dados anteriores registrados.

 

2- Defina objetivos e metas

Toda estratégia deve ter um objetivo a ser alcançado, certo? Isso não seria diferente no marketing digital.

 

Agora, faça uma lista com os seus objetivos mais gerais e depois especifique.

 

3- Mão na massa

Após a pesquisa e definição de metas, é hora de partir para a ação. Defina quais são os canais que irá utilizar nas suas estratégias e comunicação. Leve em conta a análise da concorrência, seus objetivos e o público-alvo, dados que você já possui nessa etapa.

 

Depois disso, é hora de começar a criação dos conteúdos. Dar muita atenção nessa etapa é essencial para o sucesso de uma campanha de Marketing Digital, pois é nessa etapa que a empresa decide o que será divulgado e de que maneira esse material chegará ao público.

 

Uma dica muito boa é usar um cronograma. Com ele é possível fazer o devido controle da frequência das atualizações e a distribuição do conteúdo na internet, seguindo critérios de acordo com o perfil do público-alvo.

 

4- Analise seus resultados

É preciso também monitorar os resultados durante e depois de suas estratégias para saber se elas estão funcionando como você gostaria. Verifique informações e números como:

 

  • visualizações;
  • alcance;
  • acessos;
  • vendas;
  • cadastros;
  • entre outras informações.

 

Você pode usar os insights dos próprios canais em que faz os conteúdos ou usar ferramentas como o Google Analytics.

 

Bom, chegamos ao final do post e esperamos que você tenha aprendido muito com esse conteúdo!

 

Se quiser aprender ainda mais sobre o planejamento de marketing digital do seu e-commerce, recomendamos que leia este post:

 Faça seu plano de marketing digital para o próximo ano!

 

Além disso, se você é iniciante no marketing, é interessante procurar por uma escola de marketing digital para aprender mais afundo. Investir em aprendizado é sempre a melhor escolha!

 

Gostou muito do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que respondemos! 🙂

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais