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Em campanhas para e-commerce é preciso um cuidado e uma atenção muito grande na fase de aquecimento do pixel. O ideal é que chegue a pelo menos 10.000 a 15.000 eventos, mas principalmente que sejam eventos de boca de funil, como AddToCart, InitiateCheckout e Purchase.

 

Não adianta muito se for 10.000 eventos e poucos eventos desse tipo que são mais afunilados e mais próximo ao objetivo final que é a compra.

Funil de objetivos de tráfego pago

Tanto o funil do Pixel como a estrutura de Objetivos de Campanha do Facebook já dão um norte muito bom de como estruturar a campanha. Aliás, esse é um detalhe que muitos não se atentam, geralmente a Central de Ajuda dos canais de anúncio já explicam detalhes como dinâmica dos algoritmo dos formatos, boas práticas e uma série de detalhes. Vale a pena dar uma lida uma vez ou outra e acompanhar as novidades.

 

Aprenda a definir objetivos claros para alcançar suas metas de maneira eficiente.

 

No funil do Pixel, avaliando os eventos principais mais de topo; temos PageView e ViewContent, em direção a boca do funil, localizados no meio, temos AddToCart e InitiateCheckout e finalmente Purchase que é a compra na boca do funil.

 

Já nas etapas de Objetivo a Nível de Campanhas, temos em primeiro lugar o Reconhecimento com objetivo de Alcance principalmente onde a marca do negócio chega a um grande número de pessoas. Essencial começar uma campanha de Tráfego para e-commerce com esse objetivo.

 

Caminhando para a etapa 2, temos a consideração de marca onde entram os principais objetivos como Visualização de Vídeo, Engajamento com a Publicação e Tráfego. Ou seja, nesse momento estou com 4 Campanhas em paralelo:

 

  1. Alcance;
  2. Tráfego;
  3. Engajamento com a Publicação;
  4. Visualização de Vídeo.

 

Dos objetivos de campanha da Etapa 2, consigo criar alguns públicos personalizados mais quentes que são pessoas que engajaram com o conteúdo, visualizaram de 50% a 95% dos vídeos ou que visitaram a loja ou alguns produtos.

Hierarquia de Públicos para Campanhas de Tráfego Pago

É muito importante organizar em ordem de importância as segmentações principais e fazer as exclusões, nessa campanha que consegui ROAS absurdos tive a seguinte estrutura:



00 – Lista de Compradores
01 – PageView 30 Dias
02 – Engajados Instagram 30 Dias
03 – Video View 50%, 75% e 95% 30 dias

 

Importante ir excluindo na medida que entra o público novo. Exemplo:

 

01 – PageView, 30 Dias –  00 – Lista de Compradores
02 – Engajados Instagram, 30 Dias – 01 – PageView, 30 Dias –  00 – Lista de Compradores

 

E por ai vai!

 

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O ponto forte da campanha têm sido o catálogo de produtos onde consigo segmentar quem adicionou ao carrinho e não comprou.

 

Mas fiquem atentos, Tráfego Pago não faz milagre; esse foi um resultado conquistado por uma equipe de 6 a 10 pessoas. Cada uma fazendo seu melhor tanto no Inbound Marrketing gerando consistência e atualização diária nos canais da Loja. Isso ajuda muito na Etapa 01 que é o reconhecimento da Marca e o aquecimento do Target para chegar nas fases próximas a compra mais preparado para as ofertas.

 

Na Gestão de Tráfego é essencial o alinhamento com a equipe da loja: designer, redator e CEO. Com esse quarteto alinhado a coisa anda. 

Jornada do cliente no Tráfego Pago

O importante é a equipe estar consciente de seguir cada etapa independente dos resultados. Uma loja online nova por exemplo pode demorar um tempo até engrenar e começarem as vendas. Ela precisa ir comprando dados do Facebook para ir aquecendo seu pixel e gerando dados de inteligência comportamental dos visitantes da Loja.

 

Por isso é essencial esse alinhamento de curadoria de conteúdo e pautas na etapa 01 com foco em vídeos de 1 minutos dos produtos, um formato de vídeo que funciona muito é o(a) CEO da empresa contando um pouco da história da marca em um vídeo de 2 a 3 minutos. Em paralelo o ideal é ir engajando o público com Stories, caixa de perguntas e algumas interações ao longo do dia.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Vale lembrar que na jornada do cliente; caso ele passe pelas 3 etapas; público frio, público quente e público super quente. Ele precisa ser impactado por 3 criativos diferentes; cada um com um copy e imagem. Funciona muito o cupom para quem adicionou no carrinho e não comprou.

 

Gosto muito dos formatos de validação de público onde subo uma campanha com 4 públicos e o mesmo criativo, tradicional 1-4-1, dessa forma identifico qual o melhor público. Logo após a validação do público, entro com formato 1-1-4, onde testo o melhor criativo. Aqui seria o público campeão com 4 criativos. 

 

Precisa um cuidado enorme para escalar verticalmente, sugiro aumentar a verba 15% por exemplo semanalmente. Isso pode acabar com seu ROAS, o sistema do Facebook é super sensível. Precisa aumentar aos poucos e na escala horizontal costumo entrar com novos públicos ou novos criativos sempre. Atenção especial aos famosos gatilhos mentais conforme a etapa da Jornada do Cliente.

 

Essa Campanha está com média de 11 no ROAS ( Retorno de Investimento em Publicidade), mas atingimos picos de ROAS de 168 em alguns dias e nesse artigo dei algumas dicas de como cheguei lá! Vale lembrar que essa loja têm um volume considerável de eventos no Pixel e têm de 4 a 5 anos publicada!

 

Bons Negócios online!

 

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Eduardo Ponce
Profissional com 20 anos de Experiência no Marketing Digital, passando pelas principais agências de Publicidade de Belo Horizonte atendendo clientes de porte nacional e hoje focado na Gestão de Tráfego para Ecommerce e Lançamentos de Infoproduto. Hoje é responsável pela Gestão de Tráfego na Linha & Pedra Comunicação.
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