Converter um cliente em uma loja virtual requer algumas técnicas, sendo importante saber como se preparar para vendas. Fazer o atendimento ao cliente online de modo que agrade os visitantes que é invisível e exigente requer ainda mais esforços. 

 

Cada vez mais a internet influencia e transforma o comportamento e os hábitos de compras do consumidor. A concorrência cresceu e com ela a necessidade de encontrar meios de chamar a atenção para conquistar o cliente e vender mais.

 

Atender bem é algo de extrema importância para essencialmente qualquer tipo de negócio. Afinal, saber como comunicar-se com clientes da melhor forma possível é algo que traz impacto direto sem suas vendas e chances de fidelizar.

 

Para que você possa continuar oferecendo o melhor atendimento ao cliente mesmo à distância, reunimos as melhores dicas e boas práticas de atendimento ao cliente que você deve começar a empregar imediatamente em seu negócio. Vamos lá!

Como fazer o atendimento ao cliente funcionar à distância

Ofereça um chat para atendimento online

É importante diversificar seus canais de atendimento e aderir à ferramentas modernas que já apresentam maiores índices de satisfação, como é o caso do chat online.

 

O chat é considerado o melhor canal de atendimento para que possa conversar com clientes diretamente dentro de sua loja virtual em tempo real, enquanto os mesmos ainda navegam por suas categorias de produtos ou avaliam os seus produtos.

 

Para otimizar o atendimento ao cliente online e manter a qualidade, não deixe de oferecer um chat online e integre-o à sua loja virtual e aos demais canais de atendimento para oferecer um ecossistema de atendimento omnichannel.

 

Quer saber como fazer o atendimento ao cliente em tempos de home office? Clique aqui e saiba mais!

 

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Personalize o atendimento

Saber ouvir e identificar as preferências e desafios do consumidor é essencial para oferecer o melhor atendimento ao cliente. A partir destes dados, você será capaz de personalizar o atendimento e trabalhar melhor suas técnicas de vendas.

 

Ao invés de simplesmente tentar vender, ofereça produtos e soluções que se encaixam com os requisitos e especificidades apresentados pelo consumidor.

Esteja preparado para sair do script

Ter um roteiro de atendimento é tão importante quanto estar preparado para deixar de segui-lo em situações mais complexas e críticas, especialmente quando lidando com consumidores frustrados.

 

Porém,  é importante que sua equipe de atendimento tenha autonomia o suficiente para tomar decisões referentes às negociações. 

Ofereça atendimento humanizado

Automatizar o atendimento ao cliente pode melhorar o desempenho de sua equipe, entretanto, dificilmente um chatbot será capaz de encantar consumidores e convencê-los de que seus produtos são as soluções para os problemas deles.

 

Por isso, é importante não exagerar nas automações e permitir que seus clientes sempre consigam conversar com um representante humano.

 

Saiba aqui como encantar clientes por meio do atendimento!

Invista em ações de pós-venda

Além de fazer o atendimento ao cliente da sua loja virtual continuar funcionando mesmo à distância, transformar o atendimento em um diferencial competitivo é importante.

 

Para isso, invista em ações de pós-venda.

 

O atendimento ao cliente é apenas o começo do relacionamento entre o consumidor e seu negócio e, por isso, é importante investir em ações de pós-venda como campanhas de e-mail marketing, pesquisas de satisfação e envio de newsletters para manter o contato.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

Crie um programa de treinamento de atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma oportunidade da empresa se conectar com as pessoas, resolver os problemas e mostrar ao cliente que ele é importante. 

 

Por isso, criar um programa de treinamento de atendimento ao cliente para os seus funcionários.

 

Treinamento de atendimento ao cliente é um plano de ensino que os funcionários passam para melhorar o suporte e a satisfação do cliente.

 

Quer saber mais sobre isso? Leia nosso post sobre: “Como criar um programa de treinamento de atendimento ao cliente!”.

Ofereça diversos canais de contato

Além do chat online, é muito importante ter diversos canais de contato disponíveis para que seus clientes tenham comodidade e segurança para chegar no atendimento com facilidade. 

 

Mas lembre-se de que é essencial ter canais de atendimento centralizados, principalmente quando está se adotando à distância e online. 

 

Com o atendimento centralizado é importante que o tempo de espera dos clientes seja baixo e que as soluções sejam assertivas.

 

Outros exemplos de meios de atendimento ao cliente:

 

  • Telefone;
  • E-mail;
  • Redes sociais.

 

Leia também nosso post sobre: “Está na hora de investir no atendimento online para conquistar mais clientes”!

 

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Esteja disponível quando seus clientes precisam

Por fim, outro aspecto extremamente importante em relação ao atendimento é a disponibilidade de sua equipe. 

 

Para isso, faça uma análise de seus horários de picos e identifique em quais momentos possui o maior número de chamados, chats abertos ou ligações.

 

Espero que nossas dicas possam te ajudar a manter o atendimento ao cliente da sua loja virtual com qualidade e sucesso!

 

Aproveite e leia nosso post especial sobre: “Conheça 5 dicas para aumentar a qualidade do atendimento ao cliente do seu e-commerce“!

 

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

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