Quando se fala em e-commerce a principal etapa a se planejar é a parte da logística. Muitos pensam que ela só é direcionada à área do transporte, mas não é bem assim. O termo vai muito além e abrange desde fornecedor, estoque, armazenagem, movimentação e até mesmo a entrega, que é o contato direto com o cliente.

 

Existem alguns cuidados com a logística de e-commerce que devem ser observados. É preciso avaliar cada aspecto do processo, não só para eliminar os atrasos e os custos de movimentação, mas também para garantir a preservação da mercadoria e o bom atendimento do cliente.

 

Por isso, vamos apresentar no post de hoje alguns cuidados com a logística de e-commerce com que você deve se preocupar, para tirar o máximo proveito desse setor. Confira!

Contar com um bom operador logístico

Esse profissional pode contribuir e muito para uma análise mais profunda dos processos logísticos de seu e-commerce. Ele irá avaliar de acordo com as especificações de seu produto a melhor forma de envio, seja por correio ou por transportadoras.

 

Por meio de sistemas de informações e recursos, ele planeja, controla e programa toda a movimentação de mercadorias, identificando possíveis focos de retrabalho ou perdas. Ele também intermedeia as negociações com outros setores para identificar formas de envio  mais rápidas e baratas, sem perder a qualidade no atendimento aos clientes.

Escolher um bom canal de distribuição

A escolha do melhor canal de distribuição é de suma importância, para garantir que o produto esteja no lugar certo, no momento certo, e nas melhores condições possíveis. Essas escolhas ajudam na redução dos custos de transporte, armazenagem e perdas com produtos manuseados de forma incorreta, aumentando seu lucro e fidelizando clientes, que ganham com qualidade e agilidade no recebimento do produto e a economia repassada pelo e-commerce.

Trabalhar com fornecedores confiáveis

É importante não se prender a um único fornecedor, pois quando não temos opções aceitamos todas as condições estabelecidas sem poder da barganha. Por isso, é necessário sempre ter um “plano B”.

 

Lidar com uma empresa confiável também te ajudará a evitar imprevistos e a não deixar seu cliente na mão — outra medida para isso é contar com um estoque de segurança. Um erro comum de empresas do setor de e-commerce é não imaginar o alcance que suas marcas terão e, com isso, não poder cumprir com todos os pedidos por falta de estoque, o que compromete o negócio.

Planejar o estoque, a armazenagem e a movimentação

Outro importante cuidado da logística de e-commerce é a forma como os produtos serão armazenados e movimentados. Um manuseio inadequado pode danificá-los, causando perdas e atrasos no envio. Se bem planejado, o estoque permite evitar perdas por prazo de validade vencido e torna a movimentação mais fluida, o que permite maior agilidade e mais facilidade de localização de cada pedido.

Fazer parcerias com Centros de Distribuição

Ao pensar em Centros de Distribuição, o que vem à mente são grandes investimentos. Porém, a verdade é que fechar parcerias com CDs permite reduzir custos com transportes. Além disso, essas alianças estratégicas tornam as empresas mais competitivas, pois aumentam a agilidade das entregas e a qualidade do serviço prestado.

 

Esses são alguns cuidados com a logística de e-commerce para você se preocupar. É preciso sempre avaliar cada aspecto do processo para eliminar os atrasos e os custos de movimentação. Isso sem nunca perder de vista a preservação da mercadoria e o bom atendimento com o cliente.

 

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