A taxa de conversão é muito importante para todo e-commerce, o que faz com que seja necessário conhecer os fatores que influenciam esse índice. E não basta distingui-los; em muitos casos, é preciso avaliar as mudanças que podem melhorar os resultados. Se você está pensando em maneiras de otimizar a sua taxa de conversão, leia este post e conheça 4 fatores importantes para a sua missão:

Escolha certa sobre os botões de chamada

Além de levar o usuário a outra página, o botão de ação tem um papel fundamental para fisgar mais pessoas e aumentar a sua taxa de conversão.

 

Pensando de um jeito simples, podemos considerar o botão de ação como uma forma de chamar a atenção e despertar o interesse do usuário. E, para que isso aconteça de forma eficiente, o botão precisa ter um design arrojado.

 

Vale ressaltar que os botões de ação não precisam ser necessariamente voltados para a compra final, mas podem servir de ótimos caminhos para atingir esses objetivos.

Escolha uma paleta de cores adequada

É cientificamente comprovado que as cores afetam o psicológico de quem as olha, o que torna a escolha dos tons um aspecto fundamental para aumentar a sua taxa de conversão.

 

Quando o site é composto por cores erradas — inquietantes, por exemplo —, isso atrapalha o design e certamente abaixa a taxa de conversão. Afinal, é preciso atiçar o psicológico do usuário com cores atrativas.

 

Um exemplo clássico é usar cores vibrantes no fundo de uma página, algo que vai dificultar a leitura de textos. Isso afeta na permanência da pessoa, que navegará por menos tempo na página.

Tenha uma landing page atrativa

A landing page tem função de conhecer o usuário um pouco melhor e recolher informações dos leads. No geral, com o design certo, pensado no produto e no cliente, a landing page também vai despertar o desejo no usuário de obter mais informações daquilo que você oferece.

 

O resultado é a ação: a pessoa deixa o seu nome e contato, entre outros dados, em troca de algo do seu interesse. Uma boa landing page precisa oferecer muito mais do que um produto ou um serviço para o usuário adquirir, ela deve fornecer informações relevantes, que seduzam o visitante de forma que ele não pense duas vezes antes de deixar os seus dados.

Aposte em design responsivo

O design responsivo — aquele que se adapta aos diferentes tamanhos de tela, de computadores a smartphones e smart TVs — é outro fator que influencia a taxa de conversão.

 

Quando um e-commerce é criado, ela é pensando primeiramente no site. Porém, com o avanço tecnológico e o acesso mobile em crescimento, é preciso que a loja virtual também esteja disponível em formatos amigáveis com outros gadgets. Isso garante o acesso apropriado, independentemente do lugar e do dispositivo em que está acontecendo o acesso.

 

Agora que você já conhece os principais fatores que influenciam a sua taxa de conversão, que tal ler o nosso post sobre o último tópico? Acesse “O que é design responsivo e por que você precisa saber”!

 

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